Como corrigir erros de tela de instalação de teclado Linux



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Você pode descobrir que seu teclado repentinamente se recusa a funcionar ao instalar Arch, Manjaro, Ubuntu, Fedora, Debian ou qualquer outra distribuição Linux. Todas essas distribuições detectam teclados automaticamente durante o programa de instalação e, se houver um problema, algumas coisas podem estar erradas. O mais óbvio, e de longe embaraçoso, é que o teclado não está conectado corretamente ou com defeito. Verifique os conectores USB ou PS / 2 legado para certificar-se de que conectou o dispositivo corretamente e reinicie. Seu pacote de BIOS ou UEFI provavelmente reclamaria se não pudesse detectar seu teclado, mas verifique se você pode entrar na configuração do sistema mantendo pressionada a tecla necessária para o seu modelo.



Se você pode fazer essas coisas, mas não consegue digitar mais nada, então seu teclado pode realmente estar com defeito. Se você tiver um teclado sobressalente, tente conectá-lo e veja se há alguma diferença. Você também pode tentar pegar o teclado e conectá-lo a uma máquina diferente. Teclados, como todos os dispositivos eletrônicos, se desgastam. O mesmo é verdadeiro para teclados em laptops, netbooks e ultrabooks, então verifique se as teclas respondem e nada está preso embaixo delas. Tendo tirado essas etapas embaraçosas do caminho, provavelmente agora é seguro presumir que algo está errado com o hardware.



Método 1: Seleção manual do layout do teclado

Alguns instaladores do Linux, como aqueles para Arch e Ubuntu, permitem que você selecione manualmente um layout de teclado. Supondo que o mouse, a tela sensível ao toque ou o touch pad funcionem corretamente, selecione o layout adequado, se o souber. Se isso não parecer funcionar, tente selecionar uma opção que diz, “Encontrar meu layout de teclado” ou “Não tenho certeza de qual layout” em um botão. O texto pode ser diferente para sua instalação. O programa de instalação solicitará que você comece a pressionar certas teclas, o que, se for reconhecido, permitirá que o programa configure o teclado corretamente. Isso é necessário para alguns computadores ultraleves com teclados embutidos. Isso também pode ajudar a resolver um problema que ocorre durante a instalação de um sistema operacional de código aberto em hardware proprietário como o Microsoft Surface. Se você tiver um dispositivo como este, ele pode resolver seu problema.



Um problema semelhante pode ocorrer se você estiver tentando instalar Arch, Manjaro, Linux Mint ou vários outros sabores em um Apple Macintosh x86_64 baseado em Intel. Se você estiver usando um hardware proprietário com chaves extras e seu instalador não detectá-lo, ou talvez um teclado estrangeiro para sua localidade, há outra opção que você pode querer tentar. Se você tiver acesso ao terminal e pelo menos a capacidade de inserir texto, poderá passar um arquivo para o aplicativo loadkeys. Por exemplo, se o Arch está tendo dificuldade em identificar o seu teclado preparado para um PC na Alemanha, então você pode tentar loadkeys de-latin1 e ver se isso força a detecção. Você pode substituir de-latin1 pelo código de duas letras para o seu teclado. Por exemplo, você pode tentar loadkeys nl-latin1 se o seu teclado foi projetado para uso na Holanda, mas você selecionou Inglês (EUA) ou Inglês (Reino Unido) quando iniciou a instalação.

Método 2: verifique o número da versão de instalação

Você pode estar tentando instalar uma imagem GNU / Linux arcaica e nem mesmo perceber. Embora isso seja raro, na verdade pode acontecer devido à maneira como muitas distribuições configuram seus repositórios. Isso também pode acontecer se você estiver tentando usar um dos pacotes Linux from Scratch ou, alternativamente, compilando o sistema operacional da fonte.

O kernel Linux não continha suporte para alguns teclados Microsoft Natural antes das versões 2.4.x alt e 2.6. Ele também não era compatível com a maioria dos outros tipos de teclado USB antes dessa data. Distribuições modernas do Linux são executadas nas versões 4.4 e superiores do kernel, e esta, bem como todas as versões superiores, têm suporte para este tipo de hardware.



Se você estiver fazendo uma inicialização ISO ao vivo do armazenamento NAND ou possivelmente uma instalação de rede e tiver acesso a um terminal, tente executar uname -a a partir dele. Isso deve relatar o número do kernel.

Aponte seu navegador em uma máquina que funciona para os repositórios Arch ou aqueles de sua distribuição preferida em particular. Algumas distribuições, como Bodhi e Manjaro, na verdade têm páginas do Source Forge que você pode navegar.

Verifique as datas no arquivo ISO que você está usando para a instalação e, em seguida, certifique-se de que sejam atuais. O Source Forge irá sugerir a imagem mais recente para você, embora nem sempre seja a que suporta todo o seu hardware.

Método 3: emular uma chave meta

Supondo que você tenha conseguido detectar o teclado corretamente no final, a tecla Super ou Windows em um teclado de PC deve funcionar bem. As teclas de opção em teclados Macintosh funcionam da mesma forma que a tecla Alt de um PC. De vez em quando, você verá uma referência à tecla Meta, especialmente em programas CLI, e pode pensar que o layout do teclado está, mais uma vez, com defeito.

Meta é simplesmente o nome de uma tecla que você mais do que provavelmente não tem, já que normalmente só é encontrada em teclados projetados para hardware Unix de grande porte, embora já tenha sido comum em teclados de máquina MIT e Lisp. Se o software no Arch, Ubuntu ou na maioria das outras distribuições apresentam vínculos com esta tecla, então eles não estão realmente detectando o layout do teclado de forma inadequada.

Usuários do GNU nano e emacs podem tentar usar Alt no lugar do Meta e ver se essas ligações funcionam. Isso deve acontecer em muitas instalações. Tente apertar Esc e então a tecla de limite ou Esc e a tecla de limite ao mesmo tempo também. Além disso, você pode pressionar Esc duas vezes dentro do GNU nano seguido por um código de três dígitos 000-255 correspondente a um caractere ASCII que você gostaria de digitar. Uma vez que a tecla Esc pode apresentar seus próprios vínculos dentro do X Windows, pode ser necessário executar o nano e o emacs de um console virtual se você planeja fazer uso extensivo desses recursos.

4 minutos lidos