O Intel Compute Element for Next-Gen NUC permite a construção de mini PCs poderosos com componentes modulares

Hardware / O Intel Compute Element for Next-Gen NUC permite a construção de mini PCs poderosos com componentes modulares 3 minutos lidos

Intel



A Intel revelou o próximo passo evolutivo em computadores pessoais miniaturizados. O Intel Compute Element é essencialmente a próxima geração da tecnologia de Mini PC que reúne todos os componentes essenciais de um computador poderoso, incluindo as portas e opções de conectividade relevantes. A unidade única inteira do Compute Element pode então ser montada em um minicomputador poderoso de acordo com o requisito. A Intel parece estar se baseando em seu sucesso de Next Unit of Computing, ou NUC, uma plataforma de barebones, kits de PC de fator de forma pequeno.

O Intel NUC Compute Element é a abordagem mais recente do fabricante de chips para oferecer Mini PCs modulares e escaláveis. Esses Mini PCs baseados em slots PCIe abrigam uma gama completa de opções de conectividade e rede modernas em um formato de hardware fino com um conector externo para facilitar a remoção de um dispositivo para troca, atualização ou reparo.



O Intel NUC Compute Element oferece novas possibilidades nos PCs de formato pequeno com recursos modulares

O Intel NUC Compute Element é essencialmente uma CPU / DRAM / armazenamento em uma placa PCIe de dois slots, com Thunderbolt, Ethernet, Wi-Fi e USB, projetado para encaixar em um backplane com vários slots PCIe e emparelhado com GPUs ou outros aceleradores. O protótipo exibido pela Intel consistia em uma pequena placa PCIe de dois slots alimentada por um processador BGA Xeon. O Mini PC baseado em slot também continha dois slots M.2, dois slots para memória SO-DIMM LPDDR4, um cooler e controladores adicionais para Wi-Fi, duas portas Ethernet, quatro portas USB e uma saída de vídeo HDMI dos gráficos integrados Xeon e duas portas Thunderbolt 3, relatou AnandTech.



Os slots M.2 e os slots SO-DIMM podem ser acessados ​​e atendidos por usuários finais. Todo o conjunto possui um slot PCIe. Com base no design, é bastante provável que a Intel esteja procurando oferecer uma solução simples que permite que várias dessas unidades, em capacidades e tecnologias variadas, sejam encaixadas em um PCB com vários slots PCIe.



O Intel NUC Compute Element poderia eventualmente encontrar sua casa em um backplane padrão - um PCB com vários slots PCIe. O slot PCIe primário seria o slot do host mestre. Isso invariavelmente alojaria o NUC com a combinação CPU / DRAM / Armazenamento. O slot principal também serviria como entrada de energia para outras placas. Parece haver conversas sobre uma PSU direta no painel traseiro que serviria 75W para cada um dos slots PCIe. O protótipo tinha um conector de alimentação PCIe de 8 pinos adicional, que poderia tecnicamente disponibilizar cerca de 225W para CPU, DRAM e armazenamento.



Os consumidores podem inserir outros periféricos e componentes internos, como GPUs discretas, gráficos profissionais, FPGAs ou controladores RAID nos slots restantes do painel traseiro. Desnecessário acrescentar que os componentes seriam enviados com slots PCIe padronizados para uma inserção rápida e fácil.

O Intel NUC Compute Element destina-se a empresas, usuários domésticos e jogadores também?

De acordo com a versão atual, o Intel NUC Compute Element parece ser direcionado para empresas. A própria configuração e a capacidade de aumentar ou diminuir de acordo com os requisitos são bastante apreciadas por empresas que desejam personalizar suas máquinas. No entanto, Mini PCs ou NUC fizeram a transição ou evoluíram com sucesso para uma casa e até mesmo máquinas de jogos dedicadas. A configurabilidade do Mini PC também pode significar que os compradores podem eventualmente solicitar um Intel NUC Compute Element com base no uso final pretendido, que pode ser streaming, jogos ou home office.

O protótipo do Intel NUC Compute Element pode ter uma CPU de baixa potência, mas a entrega de potência e as outras especificações indicam claramente que a empresa está pensando em processadores maiores e mais potentes. A Intel mencionou que os OEMs poderiam colocar as mãos no Compute Element no primeiro trimestre de 2020. No entanto, ela não divulgou nenhuma informação sobre preços ou disponibilidade para os usuários finais.

Tag intel