X299 Vs Z370: Qual é o melhor?

Componentes / X299 Vs Z370: Qual é o melhor?

A batalha final entre os chipsets mais poderosos da Intel

9 minutos lidos

Se você está procurando construir o melhor sistema baseado em Intel, top de linha, para entusiastas, é provável que você tenha reduzido sua decisão de comprar uma placa-mãe com qualquer um destes chipsets - X299 e Z370. No entanto, é possível neste ponto que alguma confusão tenha ocorrido a você e você não pode decidir sobre um ou outro. Ou talvez você apenas veio aqui para aprender sobre o chipset e aumentar sua compreensão.
Para tornar as coisas mais fáceis de consumir e entender, dividi todos os recursos mais importantes na forma de uma lista abaixo.



Nomenclatura, geração / litografia / arquitetura e contrapartes AMD
(para referência)

A parte mais simples, porém mais confusa, é distinguir entre os esquemas de nomenclatura desses produtos. Mas não tema, com a minha ajuda, você será capaz de compreender melhor a nomenclatura da Intel para suas CPUs, chipsets e arquiteturas. X299 é a plataforma de ponta feita para atender às necessidades dos criadores de conteúdo e entusiastas mais exigentes. O X299 está classificado no HEDT (High-End Desktop) enquanto o Z370 é o melhor chipset para desktop doméstico oferecido pela Intel e seus parceiros. A hierarquia de chipsets com base em seus recursos dentro da linha de CPUs Coffee Lake é mais ou menos assim:

H310< B360 < H370 < Z370/Z390 < X299 < Server grade Xeons on LGA 3647.



Coffee Lake não é, na verdade, um lago feito inteiramente de café; em vez disso, é o nome da série Core de 8ª e 9ª gerações de CPUs na arquitetura de 14 nm. O Core i7 8700K é o CPU líder de 8ª geração e o Intel Core i9 9900K é o CPU de 9ª geração líder.



As atuais arquiteturas de CPU para X299 são Skylake-X, Kaby Lake-X, Skylake-W e Cascade Lake-X e a lista de CPUs é muito longa. A gama de núcleos pode ser dimensionada de 4 (Core i5 7640X) a 18 núcleos e 36 threads (Core i9 9980XE). Escolher o sistema X299 certo é em si um longo processo por causa de sua enorme escalabilidade.



Para usuários da AMD, um ponto de referência seria que o chipset X370 / X470 é equivalente ao chipset Z370 / Z390 da Intel e as CPUs AMD Threadripper usam o chipset X399
Você pode precisar ler esta parte novamente para entender isso corretamente. Infelizmente, os esquemas de nomenclatura da Intel tornaram-se um tanto confusos e é preciso um pouco de paciência para entender o que é o quê.

Principais aspectos a saber antes de tomar uma decisão

Soquete

Os processadores Z370 são equipados com um soquete LGA 1151 e os processadores X299 com um soquete LGA 2066. O soquete LGA 1151 também é usado pelas CPUs de 6ª e 7ª gerações. Um soquete de CPU é projetado especificamente para atender aos requisitos estáveis ​​de energia e entrega de dados da CPU. Um soquete de CPU pode determinar de certa forma o quanto uma CPU é capaz e quanta energia pode consumir para operar. Como o LGA 2066 tem quase o dobro do número de pinos, o soquete pode fornecer até 200W massivos ao CPU com a ajuda de VRMs de alta qualidade e bem resfriados.
O soquete LGA 1151 é capaz de fornecer energia em torno de 100W a 140W.



Entrega de energia, VRMs e overclockability

Z370 é o único chipset da família de CPUs Coffee lake LGA 1151 que suporta overclock. Você precisará de uma variante “K” (desbloqueada) de uma CPU para que ela faça overclock, pois todos os outros SKUs têm multiplicadores bloqueados. O Core i7 8700 e 8700K são idênticos em todos os sentidos, exceto o fato de que você pode fazer overclock no 8700K e tem velocidades de clock mais altas e melhor gerenciamento de energia.
Todas as CPUs X299 podem ser overclockadas. Faz sentido para os entusiastas obter todos os recursos sem se preocupar.
A potência da CPU é fornecida por um conector de CPU de 4 pinos, mas isso é apenas o mínimo. Dependendo do requisito, a placa-mãe pode abrigar mais conectores de CPU para a fonte de alimentação fornecer no barramento de 12V. Alguns podem embalar 8 ou até 12 conexões para fornecer mais potência. Os VRMs devem ser adequadamente resfriados passiva ou ativamente com um ventilador para manter uma tensão constante.

Compatibilidade RAM

CPUs 1151 mais antigas eram compatíveis com RAM DDR3L também, mas devido à mudança na arquitetura das CPUs de 8ª e 9ª geração, você só pode usar DDR4 e suas placas-mãe compatíveis não oferecem gerações anteriores de RAM. Ambas as plataformas X299 e Z370 suportam DDR4 RAM em velocidades acima de 3000 MHz. A vantagem que o produto de última geração oferece é memória RAM mais rápida e com maior capacidade. As CPUs e placas-mãe Z370 suportam até 64 GB de RAM, enquanto as placas-mãe e CPUs X299 podem usar até 128 GB. Além disso, as placas-mãe X299 são equipadas com memória quad channel em comparação com a memória dual channel que você encontra no Z370. Isso significa que a largura de banda total de dados é duplicada no canal duplo em comparação com a memória de canal único e ainda mais dobrada indo de canal duplo para canal quádruplo (quádruplo de canal único). Isso não significa muito para os jogadores, pois seus dados geralmente são carregados uma vez na RAM quando eles iniciam um jogo, mas se você é um criador de conteúdo, deve prosperar em uma RAM mais rápida.

Pistas PCIe

As faixas PCIe são o principal fator de diferenciação entre o usuário HEDT e o jogador. O topo de linha do Intel Core i9 9980XE é um monstro de 18 núcleos com 44 pistas PCIe. O Core i7 8700K atinge o máximo de 24. As pistas PCIe ajudam na comunicação do processador com a maioria dos dispositivos dependentes de velocidade. Uma placa gráfica em um slot PCIe x16 funcionará em sua largura de banda máxima e usará cerca de 8 a 10 pistas PCIe. Dispositivos menores, como placas WiFi, módulos Bluetooth, SSDs NVMe ou hubs USB em PCIe podem usar no máximo 2 pistas PCIe.

Entrada / Saída

Não há diferença entre o que um chipset oferecerá em relação ao outro em termos de E / S, exceto que não há placas-mãe X299 com saídas de vídeo porque seus processadores não têm gráficos integrados. o número de portas USB, módulos de internet / WiFi e sistemas de áudio dependem do fornecedor.

Diversos

Em geral, o X299 terá o melhor absoluto de tudo o que a Intel tem a oferecer. Se houver um recurso faltando em qualquer um dos outros chipsets, incluindo o Z370, você irá obtê-lo na série X de CPUs. Talvez na forma de mais núcleos, cache e pistas PCIe, bem como conjuntos de instruções incapazes de rodar em CPUs de baixo custo. No entanto, ao contrário de um prosumer, você ainda está obtendo gráficos integrados capazes de codificar e decodificar vídeos 4K e jogar jogos leves no caso de você não ter uma placa gráfica dedicada.

Recomendações

Portanto, se você está no mercado para construir um PC com qualquer uma dessas plataformas, aqui estão algumas das minhas sugestões para uma combinação sólida de placa-mãe e CPU.

Intel Core i7 9700K e Asus ROG Strix Z370-E

Depois de algumas especulações e pesquisas, cheguei à conclusão de emparelhar a CPU Coffee Lake de melhor valor e a placa-mãe de melhor valor para emparelhar. Eu decidi ir com a placa-mãe i7 9700K e Asus ROG Strix Z370-E Gaming.

A escolha óbvia

#AntevisãoPacoteDetalhes
1 Intel Core i7 9700K
5.875 avaliações
Verifique o preço
2 Asus ROG Strix Z370-E

Verifique o preço
#1
Antevisão
PacoteIntel Core i7 9700K
Detalhes
5.875 avaliações
Verifique o preço
#2
Antevisão
PacoteAsus ROG Strix Z370-E
Detalhes

Verifique o preço

Última atualização em 2020-12-31 às 03:22 / Links afiliados / Imagens da API de publicidade de produtos da Amazon

1. Intel Core i7 9700K


Compre na Amazon

O Intel Core i7 9700K é um monstro de 8 núcleos e 8 threads. Jogos? Edição de vídeo? Transmissão ao vivo? Tem você coberto de todos os motivos e sem suor. Tudo isso enquanto mantém no ar 5,0 GHz escaldantes.
Historicamente, os Core i7s sempre tiveram Hyper-threading seja em desktops, laptops ou HEDT, mas o 9700K é o primeiro a abandonar esse recurso. Até o i7 8700K de 8ª geração (6 núcleos e 12 threads) tem Hyper-threading. Embora isso possa ser uma chatice para alguns usuários, pois eles têm cargas de trabalho que se beneficiam de ter mais threads, ter núcleos físicos será melhor em quase todas as outras situações, incluindo jogos. Claro, 8 núcleos e 16 fios seriam a cobertura do bolo i7, ele vem com um aumento significativo de custo e energia. Além disso, existem problemas de disponibilidade com o i9 9900K. Se você não sabe o que é Hyper-threading, é um recurso que permite a cada núcleo lidar com várias instruções melhor do que um único núcleo e aumenta o desempenho geral de multi-threading de uma CPU (a AMD chama de SMT - Simultaneous Multi-Threading que é exatamente o mesmo recurso).

No entanto, é um processo heurístico e ter mais núcleos físicos sempre será melhor do que ter menos com Hyper-threading. O 9700K também é a entrada de 8 núcleos no soquete LGA 1151.

Também gostaria de mencionar rapidamente o Intel QuickSync e a GPU UHD Graphics 630 integrada. Isso faz maravilhas com o conjunto de softwares da Adobe, incluindo o Premiere Pro. Você pode renderizar e transcodificar vídeos em 4K sem a necessidade de uma GPU externa. Além disso, você também pode usar o iGPU se não tiver uma placa gráfica poderosa com você. Só não espere muito disso e o iGPU também depende de RAM rápida.

2. Asus ROG Strix Z370-E


Compre na Amazon

A placa-mãe escolhida é a Asus ROG Strix Z370-E Gaming. Esta placa-mãe foi cuidadosamente escolhida e teve que satisfazer alguns requisitos antes de ser recomendada.
A primeira razão pela qual escolhemos esta placa-mãe em vez de qualquer outra placa Z370 ou mesmo Z390 é que esta placa tem o melhor recurso de overclock automático de todos. O AutoOC da Asus pode levar sua CPU a uma estabilidade de 4,9 GHz sem a necessidade de se intrometer no BIOS, desde que você tenha um resfriamento adequado. Os VRMs também são resfriados semi-ativamente com dissipadores de calor.

Se você está se perguntando por que não comprar um Z390, é porque o Z390 só tem 2 novos recursos: a Intel garante seu próprio módulo WiFi e um conector USB 3.1 Gen 2 Type-C. O problema é que esta placa-mãe tem esses dois recursos e é mais barata.

O Asus ROG Strix Z370-E também possui um dissipador de calor M.2 SSD muito legal que reduz as temperaturas dos SSDs de 70C a 50C. Além de tudo isso, é extremamente esteticamente agradável e bonito de se olhar.
Todos esses recursos tornam esta compra sólida.
Não é a melhor placa-mãe para overclock manual e não pode ir muito além de 5,2 GHz, mas ainda é um bom negócio.

Intel Core i9 7940X e EVGA Dark X299

Vamos ser honestos, você não está aqui apenas para obter uma substituição para uma placa da série Z, você está procurando mais de tudo. Mais núcleos, mais pistas PCIe, mais capacidade de overclock, mais slots de RAM. Para manter tudo bem equilibrado e dar-lhe um bom valor na plataforma X299 não tão orientada para o valor, aqui estão as minhas sugestões:

Os entusiastas escolhem

#AntevisãoPacoteCompre Agora
1 Intel Core i9 7940X

Verifique o preço
2 EVGA Dark X299
283 avaliações
Verifique o preço
#1
Antevisão
PacoteIntel Core i9 7940X
Compre Agora

Verifique o preço
#2
Antevisão
PacoteEVGA Dark X299
Compre Agora
283 avaliações
Verifique o preço

Última atualização em 2021-01-05 às 22:52 / Links afiliados / Imagens da Amazon Product Advertising API

1. Intel Core i9 7940X


Compre na Amazon

Para o CPU, escolhi o Core i9 7940X. Se você está procurando absolutamente nenhum compromisso, então você pode obter o i9 7980XE ou 9980XE com seus 18 núcleos e 36 threads. Em um nível pessoal, o i9 7940X de 14 núcleos e 28 encadeados faz um pouco mais de sentido. Ambos os processadores possuem 44 pistas PCIe, cache de 19,25 MB, overclocks estáveis ​​em torno de 4,1 GHz, Quad channel DDR4 a 2666 MHz com overclock para mais de 3200 MHz etc.

Manipulação de fotos, modelagem 3D, simulação, cargas de trabalho científicas, CAD e multitarefa insana não terão soluços. Você estará pronto para usar qualquer uma das CPUs.

2. EVGA Dark X299


Compre na Amazon

A linha X299 de placas-mãe da Intel tem sido decepcionante. Eles não têm alguns recursos ou não estão à altura do que deveriam ser com um preço muito alto. Olhando profundamente no oceano da placa-mãe X299, apenas uma se destacou para mim: a EVGA Dark X299. Mesmo que EVGA seja um jogador mais novo no reino da fabricação de placas-mãe, eles acertaram em cheio com a qualidade e a riqueza de recursos da placa-mãe Dark X299. Eles têm sido principalmente fabricantes de excelentes fontes de alimentação e placas de vídeo Nvidia e agora também fazem laptops, periféricos, unidades de resfriamento, chassis e, claro, placas-mãe. A Dark X299 é uma das únicas placas-mãe que possui refrigeração SSD VRM e M.2, essencial para níveis campeões de overclock. Apenas por ter dissipadores de calor mais robustos, os VRMs podem funcionar frios e fornecer tensões estáveis ​​ao CPU.

As ventoinhas na placa-mãe ajudam a manter toda a unidade agradável e fria, incluindo o SSD. Há também 4 slots DIMM para Quad channel RAM, dois slots U.2 e um M.2 para SSDs PCIe, conector USB 3.1 Tipo-C, até mesmo o conector PS / 2 antigo e ainda por cima, ele vem em um preço muito atraente também. É uma placa-mãe grande, portanto, será necessário um gabinete maior.

Conclusão

Espero que meu artigo tenha ajudado a elevar sua compreensão sobre a extremidade superior das plataformas de CPU da Intel. Para resumir, se você é principalmente um jogador e criador de conteúdo casual, as placas-mãe com chipset Z370 oferecem o melhor valor. Você ainda pode obter 8 núcleos e 16 threads com um core i9 9900K e fazer overclock confortavelmente para 4,7+ GHz, criar conteúdo ou jogar jogos com configurações de qualidade máxima com altas taxas de atualização sem a preocupação de afunilar sua GPU. O X299 é para quem exige muito mais dos seus computadores. Eles podem ser jogadores hardcore que transmitem ao vivo ao mesmo tempo. Ou editores de vídeo profissionais ou cineastas lidando com imagens de 8K RED RAW com modelos 3D, efeitos especiais e engenharia de som complexa.