Como trazer de volta o Internet Explorer no Windows 10

O Internet Explorer tem sido o navegador padrão do Windows por mais de uma década, até que o Edge assumiu. Mesmo que já existam melhores navegadores no mercado, como Chrome, Firefox etc, muitos usuários ainda preferem o Internet Explorer para navegar na internet.

Ultimamente, tem havido muitas discrepâncias com os atalhos do Internet Explorer e a visibilidade na barra de tarefas. Além disso, também pode haver casos em que o IE esteja completamente ausente do seu computador. Isso é muito raro e ocorre apenas se você acidentalmente removeu ou excluiu o Internet Explorer. As soluções alternativas para esse problema são bastante simples. Dê uma olhada.

O Internet Explorer está ausente no Windows 10

Há muitos relatórios de usuários em que o Internet Explorer está ausente do Windows 10, seja no menu Iniciar ou em todo o computador. Também há casos em que o explorer está faltando no Windows Server 2016. Iremos seguir as etapas para fazer o Internet Explorer voltar a funcionar.

Antes de prosseguir com as soluções, clique no menu iniciar e navegue até Acessórios Windows . O Internet Explorer deve estar presente aqui. Se não estiver, você pode prosseguir com as correções.

Solução 1: realocando iexplorer.exe

iexplore é o principal executável do Windows Explorer e também está presente em seus arquivos de programa. Se o Windows Explorer estiver faltando nos Acessórios do Windows e nem mesmo estiver acessível usando a pesquisa, podemos criar um atalho do executável e colá-lo no diretório correto após renomeá-lo. Isso irá preencher novamente o Internet Explorer de volta ao seu lugar.

1. Navegue até o seguinte caminho usando o Windows Explorer (Windows + E):
C:  Arquivos de programas (x86)  Internet Explorer (para Windows 10 de 64 bits / x64) C:  Arquivos de programas  Internet Explorer (para Windows 10 de 32 bits / x86)
  1. Depois de localizar o executável ' iexplore.exe ’, Clique com o botão direito sobre ele e selecione Enviar para> Área de Trabalho (Criar atalho) .

1. Você pode usar facilmente o Internet Explorer usando o atalho que criamos em sua área de trabalho. Se você quiser adicioná-lo novamente aos Acessórios do Windows, siga as etapas abaixo.
  2. Copie o atalho que criamos em sua área de trabalho, pressione Windows + R e cole o seguinte caminho:
% ProgramData%  Microsoft  Windows  Menu Iniciar  Programas  Acessórios
  1. Cole o atalho no diretório. Se você for solicitado com um UAC como mostrado abaixo, pressione Continuar .

1. O Explorer agora estará presente em seus Acessórios.

Solução 2: Habilitando o Explorer a partir de recursos do Windows

O Windows tem um utilitário chamado ‘recursos’ de onde você pode permitir que diferentes aplicativos e módulos sejam executados em seu computador. Isso geralmente é usado para controlar quais aplicativos mais antigos estarão em execução a qualquer momento. Podemos usar os recursos do Windows para desabilitar e habilitar o IE para forçá-lo a se atualizar.

1. pressione Windows + S , tipo ' recursos do windows ”Na caixa de diálogo e abrir os aplicativos.
  2. Uma vez nos Recursos do Windows, localize a entrada Internet Explorer 11 . Desmarque Pressione OK.

1. Agora abra os Recursos do Windows novamente e Verifica a entrada. Pressione OK e reinicie o computador.

1. Agora pesquise o menu iniciar do Internet Explorer. Você também pode usar Windows + S para pesquisar o programa.

Solução 3: usando o prompt de comando

Outra solução que funcionou para alguns usuários foi desabilitar o Internet Explorer manualmente usando o comando DISM, limpar alguns caches e habilitá-lo novamente. Existem muitos casos em que o Internet Explorer fica corrompido e, por isso, você pode encontrá-lo ausente do seu computador.

1. Pressione Windows + S. digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione“ Executar como administrador ”.
  2. Uma vez no prompt de comando elevado, execute o comando listado abaixo:
dism / online / disable-feature: 'Internet-Explorer-Optional-amd64'

1. Agora reinicie o computador e, após reiniciar, execute os seguintes comandos na ordem correta em um prompt de comando elevado:
DEL / S / Q '% TMP%  *. *' DEL / S / Q '% TEMP%  *. *' DEL / S / Q '% WINDIR%  Temp  *. *' DEL / S / Q ' % USERPROFILE%  Local Settings  Temp  *. * 'DEL / S / Q'% USERPROFILE%  Local Settings  Temp  *. * 'DEL / S / Q'% LOCALAPPDATA%  Temp  *. * '
  1. Depois de executar os comandos acima, reativaremos o Internet Explorer usando o seguinte comando:
dism / online / enable-feature: 'Internet-Explorer-Optional-amd64'

1. Reinicie seu computador completamente e verifique se o Internet Explorer aparece.

Nota: Se ainda estiver experimentando o mesmo depois de executar as soluções acima, você pode executar uma varredura SFC e, em seguida, um DISM para verificar se há módulos ausentes na instalação do Windows e instalá-los de acordo. Você também pode considerar fazer uma instalação limpa se essas etapas não trouxerem de volta o IE.