Correção: Relógio da barra de tarefas aparecendo em texto preto no Windows 10



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Alguns usuários do Windows 10 relatam que a fonte do relógio dentro da barra de tarefas é preta e quase ilegível. Esse problema ocorre em todas as edições do Windows 10 (incluindo as versões Home, Education, PRO e N).



O relógio da barra de tarefas é exibido em preto



Depois de investigar esse problema específico, percebemos que esse problema específico pode ter várias causas em potencial. Aqui está uma lista de possíveis culpados que você deve investigar:



  • Correção pendente – Acontece que a Microsoft já lançou um hotfix para um bug que causa esse comportamento. Para corrigi-lo, basta instalar todas as atualizações pendentes. O hotfix deve ser entregue em uma atualização cumulativa para cada edição do Windows 10.
  • Cores do tema conflitantes – Se você configurou anteriormente um tema personalizado, pode ter esse problema devido a uma configuração conflitante que força todos os textos a ficarem pretos. Nesse caso, você pode resolver o problema alterando a cor do tema.
  • Tema da barra de tarefas incompatível – Uma configuração subjacente pode produzir esse comportamento se você configurou anteriormente um tema personalizado da barra de tarefas. Para corrigir esse problema, altere o tema da barra de tarefas para uma opção padrão. Vários usuários afetados confirmaram que isso lhes permitiu corrigir o problema.
  • Bug persistente do Windows 10 – Se você não quiser instalar o hotfix para que esse problema específico permaneça em uma versão mais antiga do Windows, uma opção disponível é alternar para o layout de botão da barra de tarefas pequeno. Esse truque foi confirmado para funcionar no Windows 10 Home e no Windows 10 PRO. Além disso, você pode usar uma correção de código aberto para ajustar a cor do texto do relógio manualmente.
  • Tema incompatível – Se você baixou seu tema externamente e o montou no Windows 10, o motivo mais óbvio pelo qual você pode ter esse problema é alguma incompatibilidade. Para corrigir esse problema, desative o tema incompatível e volte para um tema da programação padrão.
  • Esquema de cores modificado – Se você usou algum tipo de software que alterou a estética da instalação do Windows 10, pode encontrar esse problema devido a uma inconsistência com o esquema de cores do sistema. Você precisa redefinir o esquema de cores via CMD para corrigir esse problema.
  • Inconsistência com o Gerenciador de Temas – Outro cenário que você deve considerar é uma inconsistência com o Gerenciador de Temas que estragou a forma como os itens da barra de tarefas são exibidos. Nesse caso, você pode redefinir facilmente o comportamento padrão por meio de um terminal elevado (CMD ou Powershell).
  • Corrupção do arquivo do sistema – Em determinados cenários, você também pode enfrentar esse problema devido à corrupção que afeta a exibição dos itens da barra de tarefas. Nesse caso, você pode começar verificando se pode usar um instantâneo da Restauração do sistema para voltar a um estado de trabalho, implantar verificações SFC e DISM rapidamente ou optar por uma instalação limpa ou procedimento de instalação de reparo.

Agora que cobrimos todos os cenários aplicáveis ​​que podem modificar a fonte do relógio para preto, vamos analisar uma série de correções que outros usuários afetados usaram com sucesso para chegar ao fundo desse problema.

1. Instale as atualizações pendentes do Windows

Acontece que um problema que causa esse comportamento foi corrigido anteriormente pela Microsoft em um hotfix. Basta instalar todas as atualizações pendentes para corrigi-las. Cada edição do Windows 10 deve receber uma atualização cumulativa que contém o hotfix.

Instale todas as atualizações pendentes primeiro e, em seguida, verifique se o problema se resolve antes de tentar outras soluções prováveis ​​abaixo.



Se o problema resultar de um bug conhecido, as etapas abaixo devem resolvê-lo porque a Microsoft forneceu anteriormente um hotfix para todas as versões do Windows 11 (incluindo a versão N).

Para instalar todas as atualizações futuras do Windows, siga as instruções abaixo:

  1. o Corre caixa de diálogo pode ser usada para iniciar Atualização do Windows. Para fazer isso, no seu teclado, pressione Windows + R simultaneamente. o Corre caixa de diálogo aparecerá, portanto.
  2. A seguir, digite “ms-settings:windowsupdate” no campo de texto. Em seguida, você será direcionado para o Definições aplicativos atualização do Windows seção.

    Acesse o menu Windows Update

    Observação: Você pode receber um aviso solicitando seu consentimento para prosseguir se não tiver ajustado o UAC definições. Você pode confirmar que concorda com isso clicando Sim.

  3. Depois de abrir o atualização do Windows painel, escolha Verificar atualizações da opção à direita.

    Verifique se há atualizações

  4. Após baixar a atualização, selecione instale agora para iniciar uma instalação local.
  5. Reinicie o computador para ver se o problema foi resolvido.

Se o mesmo problema ainda estiver presente, prossiga para a técnica abaixo.

2. Altere a cor do tema

Se você configurou anteriormente um tema personalizado, uma configuração conflitante que exige que todo o texto seja preto pode causar esse problema. Nessa situação, alterar a cor do tema resolverá o problema.

Vários usuários afetados que enfrentaram esse problema relataram que o problema foi resolvido depois que eles ajustaram a cor do tema para um esquema de cores branco.

Aqui está o que você precisa fazer para fazer isso no Windows 10:

  1. aperte o janelas Tipo de chave Definições na barra de pesquisa e pressione Digitar.
  2. No menu Configurações do Windows 10, clique no botão Personalização guia no menu lateral à esquerda.
  3. Em seguida, vá para o menu do lado direito à direita e clique em Cores.
  4. No Windows 10, se ainda não estiver selecionado, clique no botão Cores opção em Personalização no lado esquerdo do Definições caixa.

    Acesse o menu Cores

  5. Selecione uma cor da paleta no centro da tela na seção de cores do Windows.
  6. No próximo menu, ajuste a cor para branco e salve as alterações.
  7. Reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido assim que a próxima inicialização for concluída.

Se você ainda estiver lidando com o mesmo problema, vá para o próximo método abaixo.

3. Altere o tema da barra de tarefas

Uma configuração subjacente pode causar esse comportamento se você instalou anteriormente um tema personalizado da barra de tarefas. Altere o tema da barra de tarefas para a configuração padrão para resolver esse problema. Isso permitiu que eles resolvessem o problema e foi validado por vários usuários afetados.

Observação: A capacidade de personalizar a cor da barra de tarefas é uma das opções de personalização de cores disponíveis nas configurações do Windows, que também podem ser acessadas no menu Iniciar.

Veja como alterar o tema atual da barra de tarefas no Windows 10:

  1. aperte o janelas Tipo de chave Definições na barra de pesquisa e pressione Digitar.
  2. No menu Configurações do Windows 10, clique no botão Personalização guia no menu lateral à esquerda.
  3. Em seguida, vá para o menu do lado direito à direita e clique em Cores.
  4. No Windows 10, se ainda não estiver selecionado, clique no botão Cores opção em Personalização no lado esquerdo do Definições caixa.

    Acesse o menu Cores

  5. Em seguida, defina a cor para Personalizado e desça abaixo.
  6. De baixo Escolha o modo padrão do Windows , Clique em Branco.
  7. Reinicie o seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Caso a cor do seu relógio ainda seja preta, vá para o próximo método abaixo.

4. Use pequenos botões da barra de tarefas

Mover para o layout do botão da barra de tarefas pequeno é uma opção se você não quiser instalar o patch para esse bug específico para ficar com uma versão mais antiga do Windows. Verificou-se que este método funciona no Windows 10 Home e no Windows 10 PRO. A cor do texto do relógio também pode ser alterada manualmente usando uma correção de código aberto.

Se este cenário for aplicável, você pode resolver o problema acessando o Barra de tarefas configurações dentro do menu Configurações e alternando para pequenos botões da barra de tarefas para fazer com que o bug de fonte irritante desapareça.

Veja como fazer a transição para pequenos botões da barra de tarefas no Windows 10:

  1. Imprensa Tecla Windows + I para abrir o Definições cardápio.
  2. Assim que estiver dentro do Definições cardápio, acesse o Barra de tarefas configurações no menu lateral à esquerda.
  3. Em seguida, vá para o menu do lado direito e verifique a alternância associada a Use pequenos botões da barra de tarefas.

    Use pequenos botões da barra de tarefas

  4. Salve as alterações, reinicie seu PC e veja se o problema foi corrigido.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

5. Desative o tema incompatível

A causa mais provável desse problema, se você montou seu tema baixado externamente no Windows 10, é algum tipo de incompatibilidade. Desative o tema incompatível e volte para uma das opções padrão para resolver esse problema.

Quando você instala uma atualização usando um tema personalizado, esse tipo de problema pode surgir. Portanto, você deve selecionar um dos temas padrão. Depois disso, você pode tentar recriar seu tema exclusivo.

Basta seguir as ações abaixo para fazer isso:

  1. Primeiramente, clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho.
  2. No menu de contexto que acabou de aparecer, clique em Personalizar.

    Acesse o menu Personalização

  3. De Personalização menu no painel esquerdo e clique em Temas.
  4. Em seguida, vá para o painel direito e escolha o tema padrão do Windows 10 como padrão.
  5. Depois de fazer isso, desça e remova quaisquer outros temas personalizados que você salvou no momento.
  6. Reinicie o seu PC e veja se o relógio fica visível assim que a próxima inicialização for concluída.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

6. Redefina o esquema de cores

Você pode ter esse problema porque o esquema de cores do sistema é inconsistente se você utilizar aplicativos que alteram a aparência da instalação do Windows 10. Acesse o menu clássico Personalização e redefina o padrão do Windows para resolver esse problema.

Esse método foi confirmado para funcionar por muitos usuários do Windows 10 que executam as edições Home, Education e PRO.

Se você ainda não experimentou esse método, siga as instruções abaixo para obter instruções passo a passo sobre como fazer isso:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir uma caixa de diálogo Executar.
  2. Em seguida, digite o seguinte comando e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir o legado Personalização menu no Windows 10:
    shell:::{ED834ED6-4B5A-4bfe-8F11-A626DCB6A921}
  3. Clique em Sim para conceder acesso de administrador no Controle de Conta de Usuário (UAC).
  4. Uma vez dentro do Menu de personalização, clique no tema padrão do Windows 10 e confirme para montá-lo.

    Ajuste o tema no menu legado

  5. Depois de fazer isso, reinicie o seu PC e veja se o problema desaparece assim que a próxima inicialização for concluída.

Se o problema ainda não for corrigido, vá para a próxima correção potencial abaixo.

7. Use uma correção de código aberto

Se você não se importa em usar uma solução de código aberto para corrigir o problema, existe uma ferramenta popular de código aberto chamada Relógio T que oferece muitas opções de personalização, incluindo a capacidade de ajustar a fonte e a cor do seu relógio.

Você pode baixe e instale o utilitário T-Clock aqui .

Usando o utilitário T-clock

Se você quiser evitar o uso de uma ferramenta de terceiros para resolver esse problema, vá para o próximo método abaixo.

8. Redefina o Gerenciador de Temas

Você também deve levar em consideração a possibilidade de haver uma incompatibilidade do Gerenciador de Temas afetando como os itens da barra de tarefas são exibidos. Nessa situação, um terminal elevado permitirá que você retorne rapidamente ao comportamento padrão (CMD ou Powershell).

Observação: Esse método geralmente é relatado como bem-sucedido em cenários em que você migrou recentemente para uma versão mais recente do Windows junto com o tema e os elementos personalizados.

Se você deseja redefinir o Gerenciador de Temas, siga as instruções abaixo:

  1. Imprensa Tecla Windows + R para abrir um Corre caixa de diálogo.
  2. A seguir, digite 'cmd' dentro da caixa de execução e pressione Ctrl + Shift + Enter para abrir um prompt de comando elevado com acesso de administrador.

    Abra um prompt CMD elevado

  3. No Controle de Conta de Usuário (UAC), clique Sim para conceder acesso de administrador.
  4. Dentro do prompt de comando elevado, digite ou cole o seguinte comando e pressione Digitar para redefinir o Gerenciador de Temas:
    reg.exe add "HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ThemeManager" /v "DllName" /t REG_EXPAND_SZ /d ^%SystemRoot^%\Resources\Themes\aero\aero.msstyles /f
  5. Depois que o comando for processado, reinicie seu PC e veja se o relógio fica visível na próxima inicialização.

Se o mesmo problema ainda estiver ocorrendo, vá para o próximo método abaixo.

9. Use a Restauração do Sistema

De acordo com várias reclamações de usuários que lidaram com esse problema, ele geralmente ocorre após uma alteração no sistema que interferiu no componente do Windows Update.

Se você tiver um instantâneo de restauração do sistema em funcionamento, poderá corrigir esse problema facilmente retornando para quando o computador estava funcionando regularmente.

Vários indivíduos afetados afirmam que esse problema persistirá após uma alteração recente do sistema (como a instalação de uma atualização de infraestrutura, uma atualização de driver ou um procedimento de limpeza realizado por um antivírus).

A maioria dos danos nessa instância pode ser reduzida usando a Restauração do sistema para restaurar o sistema a um estado funcional antes de tentar reiniciar o processo de atualização.

Lembre-se de que realizar esta ação desfaz todos os ajustes feitos após a criação do ponto de restauração do sistema. Tudo, incluindo aplicativos instalados e configurações personalizadas do sistema, será excluído.

Siga estas etapas se você optar por restaurar seu sistema:

  1. Inicie o Corre caixa de diálogo e digite para rstru para lançar o Restauração do sistema bruxo.

    Acessando o componente Restauração do sistema

  2. Selecionar Sim quando o Controle de conta de usuário solicita que você conceda acesso de administrador.
  3. Para prosseguir com o Restauração do sistema método, clique Próximo na primeira tela.
  4. Para ativar Mostrar mais pontos de restauração, marque a caixa ao lado dele e escolha um ponto de restauração apropriado antes de clicar Próximo.

    Mostrar mais pontos de restauração

  5. Imprensa Terminar para iniciar a gravação. A reinicialização redefinirá sua máquina para as configurações de fábrica.
  6. Quando este procedimento estiver concluído, tente instalar a atualização que estava falhando anteriormente para verificar se o problema foi resolvido.

Se o problema ainda não for corrigido, tente a próxima estratégia.

10. Implante varreduras SFC e DISM

Uma das causas mais comuns disso no Windows 10 é a corrupção do arquivo do sistema que afeta a operação da barra de tarefas.

Se essa circunstância parecer relevante, você poderá fazer uma verificação usando as ferramentas internas Verificador de arquivos do sistema (SFC) e Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação (DISM).

As chances de restaurar arquivos de sistema corrompidos aumentam com a execução do SFC e do DISM logo após o outro, apesar de certas semelhanças entre eles.

Se for esse o caso, comece com um varredura SFC básica .

Verificação SFC e DISM

Observação: Lembre-se de que, como este aplicativo é totalmente local, você sempre poderá usá-lo sem uma conexão online.

Importante: Mesmo que o utilitário pareça estar congelado, não feche a janela do CMD após iniciar este procedimento. Aguarde a conclusão da operação sem interferir, pois isso pode causar erros lógicos em seu HDD ou SSD.

Reinicie o computador assim que a verificação SFC for concluída com êxito e quando a inicialização subsequente estiver concluída, faça uma varredura DISM .

Escaneamento de Dism

Esteja ciente de que o DISM usa um componente de atualização do Windows, o SFC não baixa substituições íntegras para substituir arquivos de sistema defeituosos. Portanto, certifique-se de que sua conexão com a Internet esteja estável antes de iniciar esta etapa.

Verifique se o procedimento de atualização ainda resulta no mesmo tipo de problema após a verificação do DISM ter sido adequadamente concluída. Passe para a próxima solução possível abaixo se o problema não for corrigido.

11. Execute uma instalação limpa

Você definitivamente tem um problema significativo de corrupção se já tentou todos os conselhos deste artigo até agora e ainda está experimentando o mesmo tipo de comportamento.

Você deve reiniciar cada componente do Windows neste cenário para certificar-se de que todas as instâncias de arquivos de sistema incorretos foram removidas.

A maioria dos usuários escolhe um instalação limpa , que conclui a tarefa enquanto apaga todos os dados pessoais, incluindo programas, jogos, filmes e documentos.

Ao escolher um reparar instalar , você pode atualizar seus componentes do Windows de forma menos radical sem correr o risco de causar danos aos seus bens pessoais (jogos, aplicativos, imagens, papéis, etc.). Este método permite que você mantenha todas as suas informações pessoais.