O que é: Unsecapp.exe ‘Asynchronous Callbacks for WMI Client Application’

Unsecapp.exe é um programa certificado pela Microsoft, parte do WMI (Instrumentação de gerenciamento do Windows) subsistema. O programa é fundamental para facilitar a comunicação entre um programa em execução no seu computador e um servidor remoto. Unsecapp atuará como um conduíte e alternará as informações entre eles.

o Unsecapp.exe é iniciado automaticamente sempre que um programa precisa usar o WMI. Embora os usuários do Windows Vista possam descobrir que ele é aberto automaticamente na inicialização, as versões posteriores do Windows só iniciarão este serviço quando necessário.

O que é Unsecapp.exe?

Unsecapp faz parte da estrutura da interface do provedor WMI do sistema. É referido pelos técnicos como um Pia - um validador de retorno de chamada que recebe retornos de chamada assíncronos direcionados ao cliente WMI.

WMI foi projetado para permitir que os desenvolvedores de software escrevam scripts e programas destinados a gerenciar e consultar dispositivos, contas de usuários, programas em execução, serviços do Windows e outros aspectos internos do sistema operacional. WMI é um dos aspectos de infraestrutura mais importantes para dados de gerenciamento e operações em sistemas com Windows.

Sempre que um programa precisar usar a programação WMI, o Windows solicitará unsecapp.exe para atuar como um conduíte ( Pia ) - Unsecapp.exe vai receba os resultados das consultas e comandos WMI e os transmita ao programa que precisa deles.

Por que o Unsecapp.exe está iniciando aleatoriamente?

Eu sei que pode parecer aleatório, mas o Windows só chamará Unsecapp.exe quando seus serviços são necessários. Na maioria das vezes, isso acontece depois que o usuário instala um novo software que precisa interagir com um servidor externo.

Isso geralmente acontece com aplicativos VoIP (Skype, Discord), software de jogos (Steam, Origin), programas de mensagens instantâneas, software antivírus e qualquer outro tipo de aplicativo que precise se comunicar com um servidor externo para funcionar.

Alguns usuários presumiram erroneamente que Unsecapp.exe é um processo iniciado pelo Avast e supostamente removido Unsecapp.exe desinstalando o pacote de antivírus. É uma confusão compreensível, mas na verdade, Unsecapp.exe não faz parte do Avast, é usado pelo Avast (e pela maioria dos outros pacotes de antivírus).

Posso desativar o Unsecapp.exe?

Bem, você pode, mas realmente não deveria. A verdade Unsecapp executável é considerado seguro e obrigatório. Ao desativar o serviço, você impedirá que seu computador use o WMI quando necessário, o que terá consequências catastróficas no desempenho do seu sistema operacional. Além de privar o Windows de usar a infraestrutura WMI, você também impedirá a funcionalidade de qualquer aplicativo de terceiros configurado para usar a programação WMI. Por causa disso, você deve considerar o Unsecapp executável como uma parte importante do seu sistema.

O Unsecapp.exe pode ser um malware disfarçado?

A resposta curta é sim. No entanto, as chances de isso realmente acontecer em um sistema atualizado são mínimas. Hackers são conhecidos por disfarçar suas criações maliciosas com nomes idênticos (ou extremamente semelhantes) com processos de sistema legítimos. As versões anteriores do Windows eram mais tolerantes com programas que se apresentavam como processos do sistema, mas as coisas foram corrigidas desde então.

Atualmente, um Windows atualizado com qualquer tipo de suíte de segurança (incluindo o Windows Defender) é suficiente para evitar que a grande maioria dos malwares se disfarce como Unsecapp.exe.

Mas se você quiser ter certeza de que está realmente lidando com o verdadeiro Unsecapp.exe, precisamos descobrir onde ele reside. Para fazer isso, abra Gerenciador de tarefas ( Ctrl + Shift + Esc ), clique com o botão direito em unsecapp.exe e escolha Abrir local do Ficheiro .

Se o executável estiver localizado em C: Windows System32 wbem, as chances de ser um malware diminuíram consideravelmente. Mas se você ainda não está convencido, clique com o botão direito em Unsecapp.exe e escolher Varredura com o Windows Defender. Você pode ir ainda mais longe e verificar o arquivo com um scanner de spyware mais poderoso, como MalwareBytes

Se você vir o arquivo em qualquer outro local, é realmente malware ou spyware se passando por um processo legítimo do sistema. Uma verificação antivírus geralmente colocará em quarentena / removerá o item e o Windows recriará automaticamente um Unsecapp.exe saudável, se ainda não houver um.