Como desativar a placa gráfica integrada

Acho que todo mundo sabe o que é placa gráfica? As placas gráficas fornecem uma conexão entre o computador e o monitor. Quando você quiser jogar alguns jogos em sua máquina, uma das primeiras perguntas é: “A placa gráfica é compatível com o jogo?”. Do contrário, você não poderá jogar o jogo, a menos que substitua a placa gráfica por uma nova. Existe um tipo diferente de placa gráfica, incluindo placas discretas e placa gráfica integrada (IGP). Exemplo de placa de vídeo discreta é a GeForce GTX 980, um exemplo de placa de vídeo integrada é Intel HD 3000. Mas, qual é a diferença entre elas? A placa gráfica discreta é uma placa gráfica dedicada instalada no slot PCIe e pode ser instalada ou substituída pelo usuário final ou Administrador de TI. A placa gráfica integrada é integrada na placa-mãe e não pode ser substituída. Se você está decidindo comprar um computador ou notebook para jogos, edição de vídeo ou design gráfico, recomendamos que você faça um planejamento adequado. A melhor prática incluirá a compra de uma placa gráfica discreta. Você pode escolher entre AMD e NVIDIA.

Às vezes, você precisará desativar a placa gráfica integrada devido a diferentes razões, incluindo problemas de sistema, problemas de aplicativo e outros. Existem duas maneiras de desabilitar a placa gráfica, usando o Gerenciador de Dispositivos e BIOS ou UEFI. Então vamos começar.

Método 1: Desative a placa gráfica integrada por meio do Gerenciador de Dispositivos

Neste método, desabilitaremos a placa gráfica integrada por meio do Gerenciador de Dispositivos. Este método é compatível com o sistema operacional do Windows XP ao Windows 10. Se você deseja desativar sua placa gráfica integrada, siga o procedimento aqui SYSTEM_SERVICE_EXCEPTION (igdkmd64.sys) , método 3.

Método 2: desative a placa gráfica integrada por meio de BIOS ou UEFI

Falamos sobre BIOS ou UEFI tantas vezes em artigos anteriores. Desta vez, você aprenderá como desativar a placa gráfica integrada no BIOS ou UEFI. Se você deseja desativar sua placa gráfica integrada, siga o procedimento aqui Alterar adaptador de vídeo padrão , método 3.

1 minuto lido