CPUs de desktop Intel Alder Lake-S com 150 W TDP para slot dentro do novo soquete LGA 1700 e funcionar com memória DDR5

Hardware / CPUs de desktop Intel Alder Lake-S com 150 W TDP para slot dentro do novo soquete LGA 1700 e funcionar com memória DDR5 2 minutos lidos Intel

Intel



12 da Intelº-As CPUs de desktop Gen Alder Lake-S funcionarão em placas-mãe com o novo soquete LGA 1700. Esses processadores poderosos e ainda em desenvolvimento sucederão os 11 da Intelº-Gen Rocket Lake, que deve chegar no próximo ano. Estes 12º- Os chips Gen Intel serão provavelmente baseados no nó de fabricação de 10 nm.

A Intel parece ter confirmado que suas CPUs de desktop Alder Lake-S de próxima geração serão acomodadas no novo LGA 1700 Socket. Esses são de longe os processadores mais evoluídos significativamente, pois serão baseados em um novo projeto arquitetônico. Simplificando, a Intel está supostamente dando um salto significativo em ganhos de IPC e desempenho com os 12ºCPU -Gen. No entanto, esses processadores terão um perfil de TDP bastante alto e podem ser destinados a tarefas computacionais intensivas, apesar de serem comercializados para o comprador de PC desktop.



12 da IntelºCPUs Gen Desktop confirmadas para funcionar na nova plataforma de soquete LGA 1700 e serem compatíveis com memória DDR5:

o Intel 11º-Gen Rocket Lake é o primeiro verdadeiro processador de transição da empresa e provavelmente o último a ser fabricado na Nó de Fabricação de 14 nm arcaico . Em outras palavras, Rocket Lake contém um backport de 14 nm de uma arquitetura central de última geração que é dito ser um híbrido entre Sunny Cove e Willow Cove, apresentando Xe Graphics.



Os chips Alder Lake subsequentes farão uso de núcleos Golden Cove de próxima geração. A propósito, não é apenas a nova arquitetura, mas a escolha de design e implantação desses núcleos que é mais importante. Com os chips do Lago Alder, A Intel está adotando a abordagem big.LITTLE . Resumindo, a Intel integrará os núcleos Golden Cove e Gracemont em um único chip e, ao mesmo tempo, o motor gráfico aprimorado Xe de próxima geração.



Os chips Rocket Lake funcionarão no soquete LGA 1200, mas o Alder Lake exigirá uma placa-mãe totalmente nova com soquete LGA 1700. É esta informação que a Intel confirmou postando a folha de dados de suporte para Alder Lake-S no LGA 1700 em sua página de recursos de desenvolvimento.

https://twitter.com/momomo_us/status/1276542063287259138

Soquete LGA 1700 sem compatibilidade com versões anteriores, mas com novos recursos amplos:

O LGA 1700 utiliza um layout muito diferente. É essencialmente uma fenda retangular maior medindo 45 mm x 37,5 mm. Tradicionalmente, os processadores da Intel são encaixados em um slot quadrado. Além da diferença física no formato, as placas-mãe LGA 1700 Socket serão as primeiras a oferecer suporte à memória DDR5.



Embora os relatórios não sejam confirmados, essas novas placas-mãe com soquete LGA 1700 devem ser capazes de acomodar memória DDR5-4800 em 6 camadas e DDR5-4000 em 4 camadas. Desnecessário acrescentar que este é um salto significativo sobre as velocidades nativas atuais de DDR4-2933 MHz.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

O Intel 12º-As CPUs Gen Alder Lake-S podem ser lançadas no final do próximo ano ou no início de 2022. Relatórios persistentes indicam que essas CPUs serão os primeiros componentes comercialmente viáveis ​​e de nível de desktop fabricados no Node 10nm ++ e apresentando o design híbrido big.LITTLE. Além da arquitetura e layout, essas CPUs também apresentarão uma variante aprimorada da GPU Xe.

Rumores indicam que a Intel está tentando escalar o desempenho das CPUs Alder Lake-S com TDPs de até 150W. Um perfil de TDP tão alto CPU Intel pode estar competindo contra o AMD Ryzen 9 3950X Processador de 16 núcleos no segmento de computação desktop de ponta.

Tag intel