Intel Comet Lake-S de 10ª geração chegará no início do próximo ano com 10 núcleos, mas será baseado na antiga tecnologia de fabricação de 14 nm

Hardware / Intel Comet Lake-S de 10ª geração chegará no início do próximo ano com 10 núcleos, mas será baseado na antiga tecnologia de fabricação de 14 nm 3 minutos lidos Intel

Intel



A Intel pode estar preparando 10ºProcessadores Gen Comet Lake-S. Uma série de slides, que vazaram recentemente, indicam que a Intel vai lançar sua nova série de desktop mainstream no início do próximo ano. O Intel Comet Lake-S também será chamado de 10ºGen Core Series. Eles supostamente embalarão um número maior de núcleos. Além disso, a Intel está segregando ainda mais a série em três níveis de potência principais. As novas CPUs da Intel também exigirão placas-mãe da série 400. Isso ocorre porque a empresa mudou a arquitetura de soquete compatível para LGA 1200. Os especialistas indicam que este poderia ser o último dos CPUs da Intel que seria fabricado no processo de fabricação de 14 nm cada vez mais arcaico e usado em demasia. Em outras palavras, espera-se que a Intel mude rapidamente para o processo de fabricação de 7 nm para CPUs que podem ser lançadas no segundo semestre de 2020.

Dizia-se que a Intel estava perseguindo a AMD na transição bem-sucedida desta última para as novas CPUs que estão sendo feitas no processo de fabricação de 7 nm. Curiosamente, em vez de tentar adotar o novo processo de fabricação para impulsionar as capacidades de seus processadores, a Intel parece ter seguido um caminho ligeiramente diferente, mas mais tradicional. A Intel pode estar preparando um novo chipset com suporte para CPUs de até 10 núcleos baseado no processo de 14 nm testado e comprovado da empresa. A propósito, esses processadores exigirão um novo soquete de processador. Isso ocorre principalmente porque as novas CPUs da Intel têm requisitos de energia diferentes e mais elevados devido ao seu maior número de núcleos. O novo soquete oferecerá maior fornecimento de energia e capacidade de suas placas-mãe de desktop.



Intel 10ºProcessadores Gen Comet Lake-S para caber no soquete LGA 1200:

De acordo com um conjunto de slides que vazou online recentemente, o novo Intel 10ºOs CPUs Gen Comet Lake-S certamente precisarão de um novo soquete para funcionar. Os slides indicam que o soquete será LGA 1200 e as placas-mãe serão 400-Series. As novas CPUs serão divididas em três níveis de potência: 125W, 65W e 35W. Desnecessário mencionar que essas são certamente classificações de energia mais altas, mas as CPUs Intel topo de linha terão 10 núcleos e 20 threads.



As novas CPUs Intel Comet Lake podem ser identificadas procurando por “U” ou “Y” em seus nomes de modelo. Estranhamente, mesmo os processadores Ice Lake da Intel são tecnicamente produtos das séries U e Y, mas a empresa nunca os identifica especificamente como tais. Em vez disso, a Intel escolheu adicionar “número G” ao final. O rótulo também indica que os processadores Ice Lake apresentam os novos gráficos Iris Plus.



As novas CPUs da Intel também devem suportar a rápida memória LPDDR4x em laptops. Este é um estágio evolutivo interessante e necessário no desenvolvimento da CPU Intel porque os fabricantes agora podem instalar a memória SODIMM LPDDR4x mais recente, de alta largura de banda e baixa latência em seus laptops. Essas novas CPUs da Intel possuem o mesmo suporte para Thunderbolt 3 e Wi-Fi 6 (802.11ax integrado) encontrado em outros processadores de 10ª geração. Recentemente, nós relatamos sobre o Intel Project Athena, e essas novas CPUs da Intel poderiam aparecer em máquinas com o adesivo “Project Athena”. Isso ocorre principalmente porque os processadores foram confirmados para oferecer a durabilidade e eficiência de bateria necessárias.



Intel aumenta o TDP da CPU para competir com a AMD?

Os slides vazados indicam que a Intel está finalmente aumentando o TDP permitido para desempenho. A propósito, o consumo de energia da CPU Intel atualmente tem pouca relação com o TDP. Isso é especialmente verdadeiro para a CPU durante o modo Boost. O TDP é tradicionalmente medido no clock base da CPU e não aumenta a velocidade do clock. Portanto, é muito provável que a Intel precise ajustar ou expandir o TDP para lidar com a contagem de núcleos mais alta. No passado, a empresa conseguiu manter a maioria de seus CPUs no mesmo suporte TDP, limitando o clock base.

A classificação TDP mais alta no novo Intel 10ºOs processadores Gen Comet Lake-S podem ser a maneira da empresa manter sua técnica tradicional de garantir a uniformidade. Embora a Intel pudesse mais uma vez restringir o clock base a fim de manter o TDP de 95W altamente confiável, ela não pode mais ignorar a influência crescente da AMD no mercado de CPU para desktop.

A placa-mãe da série 400 necessária para suportar as novas CPUs da Intel pode apresentar 49 pinos adicionais para maior entrega de energia. É importante notar que além das CPUs TDP de 125W mais altas, a Intel ainda suportará e possivelmente lançará as CPUs TDP de 65W e até 35W no processo de fabricação de 14nm. É apenas o suporte TDP de hardcore ou entusiasta que iria até 125W. Como acontece com a maioria das CPUs da Intel, os relógios de impulso temporário também seriam os mais altos possíveis nesses novos processadores.

A propósito, o AMD Ryzen 9 3950X de 16 núcleos já está a caminho. Intel colocando uma CPU de 10 núcleos contra o AMD Threadripper de 16 núcleos pode não parecer uma virada de jogo. No entanto, a Intel parece estar jogando com seus pontos fortes em vez de competir puramente na contagem principal.

Tag intel