CPU de desktop Intel Rocket Lake-S 8C / 16T de 11ª geração vai enfrentar os processadores ZEN 3 AMD Ryzen Vermeer 4000?

Hardware / CPU de desktop Intel Rocket Lake-S 8C / 16T de 11ª geração vai enfrentar os processadores ZEN 3 AMD Ryzen Vermeer 4000? 3 minutos lidos

Intel



A Intel parece estar testando agressivamente as iterações e gerações mais recentes de suas CPUs para desktop. O último a aparecer online é uma amostra de engenharia em estágio inicial do que parece ser Intel 11º-Processador Gen Rocket Lake-S para desktops. o CPU Intel de próxima geração , com lançamento previsto para o final deste ano, pode ser baseado no Nó do Processador de 14 nm, mas apresenta uma arquitetura de núcleo avançada.

O primeiro vislumbre do 11 da IntelºOs CPUs Gen Rocket Lake-S Core mencionam um CPU topo de linha com um clock base bastante humilde. A família Intel Rocket Lake-S será marcada como a linha de núcleos de 11ª geração. Ele irá substituir o Intel 10ºCPUs Gen Comet Lake-S que a empresa ainda não lançou oficialmente. Embora ambas as gerações sejam fabricadas no nó de fabricação de 14 nm arcaico ou altamente maduro, elas possuem arquiteturas de chip substancialmente diferentes. A propósito, as CPUs Intel Rocket Lake-S terão a nova arquitetura Willow Cove, enquanto o Comet Lake-S contará com a antiga arquitetura Skylake.



Intel 11º-Gen Rocket Lake-S 8 Core 16Thread CPU Engineering Sample Benchmark Leaks:

O suposto CPU Rocket Lake-S ES foi localizado em um banco de dados 3DMark. A CPU foi marcada com o codinome Intel (R) CPU 0000. Isso indica claramente que ainda é uma amostra de engenharia inicial. Parece ter sido testado em uma placa-mãe Intel Corporation RocketLake S UDIMM 4L ERB. Este é de longe um dos indicadores mais fortes sobre o teste de protótipos Rocket Lake-S da Intel.



Os resultados do benchmark indicam o Intel 11º-Gen CPU contém 8 núcleos e 16 threads. Relatórios anteriores sobre o suposto processador Intel de próxima geração afirmavam que eles atingiriam no máximo 8 núcleos e 16 threads. Isso significa que a Intel já está testando a configuração mais avançada para sua plataforma de desktop mainstream da próxima geração, mesmo quando seus 10ºO Gen Comet Lake-S ainda não foi produzido em massa ou chegou às lojas em grande número.



O clock base da amostra de engenharia da Intel está em 1,8 GHz. Embora a frequência seja ridiculamente baixa, esses números são bastante comuns, já que a Intel está apenas testando alguns outros parâmetros básicos e não as velocidades de clock reais. Houve muitos casos no passado em que as CPUs Comet Lake-S exibiram velocidades de clock substancialmente menores no estado ES em comparação com as frequências de 5 GHz + que os chips finais e prontos para o varejo estariam apresentando na embalagem.

Intel 11ºCPUs da Gen Rocket Lake-S apresentam nova arquitetura Willow Cove, mas ainda são fabricadas no nó de 14 nm:

Os 11º-As CPUs Gen Intel Rocket Lake irão incluir a nova arquitetura de núcleo Willow Cove. Isso é muito diferente de todas as gerações anteriores de CPUs Intel, incluindo os processadores Comet Lake que contam com a arquitetura Skylake. Desnecessário acrescentar que esta é uma etapa evolutiva altamente significativa no design, arquitetura e benefícios da CPU.

Willow Cove envolve o aumento de desempenho extra de thread único da arquitetura Sunny Cove, mas inclui um redesenho de cache, novas otimizações de transistor. Além disso, existem alguns recursos de segurança que devem ajudar a proteger os chips Intel de exploits e ataques. Desnecessário mencionar que quase todas as mitigações de risco lançadas pela Intel tiveram um impacto negativo no desempenho.

Juntamente com a nova arquitetura Willow Cove, a Intel também deve incorporar as soluções Xe Graphics . Mas o Rocket Lake-S é uma CPU de desktop. Portanto, a tela integrada provavelmente seria ignorada e, em vez disso, os compradores invariavelmente dependeriam de uma placa de vídeo dedicada. Quando as CPUs Rocket Lake-S da Intel chegassem, a placa de vídeo AMD RDNA 2 ou NVIDIA Hopper teria se tornado a tendência.

As CPUs Intel de próxima geração devem suportar PCIe 4.0 e funcionar com a plataforma de placa-mãe Intel série 500. A propósito, o suporte PCIe 4.0 vem diretamente do próprio CPU. Isso significa uma interface x16 para a GPU e outras vias x4 para um SSD NVMe.

Tag intel