Hardware / Amostras iniciais de CPUs Intel Tiger Lake com gráficos Xe vistas em bancos de dados de referência do usuário 2 minutos lidos

Intel

Depois de muitos atrasos, a Intel finalmente lançou a arquitetura de CPU Ice Lake que é baseada em seu novo nó de processo de 10 nm. É importante notar que a Intel é a última empresa a aderir ao melhor processo de fabricação. Outros produtores de silício já mudaram para o processo de 7 nm e, de acordo com os rumores, a TSMC está terminando o trabalho no Processo 5nm nó.

De acordo com o roadmap que a Intel apresentou durante sua reunião de investidores, as CPUs Ice Lake serão seguidas pelas CPUs Lake Field na segunda metade de 2019 e por último. As CPUs Tiger Lake estarão disponíveis para o público em 2020. As primeiras amostras das CPUs Tiger Lake foram localizadas por um usuário no banco de dados de benchmarks de usuários. De acordo com os resultados, esses processadores são as primeiras construções da arquitetura de Willow Cove.

Durante a reunião com investidores, a Intel mostrou que as CPUs Tiger Lake teriam uma nova estrutura de núcleo sob a arquitetura Willow Cove. Ele será projetado no nó de processo refinado de 10 nm e oferecerá melhorias arquitetônicas, incluindo, mas não se limitando a, reprojetos de cache, otimizações de transistores e melhores soluções de segurança. A arquitetura Willow Cove sucederá a arquitetura Sunny Cove que a Intel está usando atualmente.

Intel Investors Meeting

Agora, os processadores que foram localizados no banco de dados de benchmark do usuário são partes da série Tiger Lake, embora sejam amostras iniciais de pré-produção. Ambas as CPUs fazem parte da família U, o que significa que são CPUs móveis com TDPs na faixa de 15-28 Watts. Esses processadores são configurados como quatro núcleos multithread, resultando em um design de oito threads.

O estranho nas configurações desses processadores são as velocidades de clock; o benchmark exibe a velocidade de clock base de 1,2 GHz e aumenta a velocidade de clock de 3,6 GHz. De acordo com os padrões atuais, a velocidade do clock base da CPU alegada é muito baixa, independentemente do nó de fabricação. De acordo com Wccftech essas são velocidades de clock instáveis ​​das unidades de teste e têm o potencial de ser muito maiores quando o produto for lançado.

De acordo com o benchmark, a unidade inicial do processador da série U foi capaz de superar o processador Core i7-8700k de 8ª geração para desktop. Se o suposto benchmark for confiável, então essas são melhorias drásticas para as CPUs móveis.

Benchmarks

Chegando ao lado da GPU dos processadores. Esses processadores terão arquitetura Gen 12 ou Xe que a Intel usará em suas placas de vídeo. Uma GPU Intel UHD Gen 12 LP foi testada durante o benchmark, e parece que a Intel está finalmente recuperando seu departamento de GPU integrado. Uma entrada do teste mostrou resultados semelhantes aos das soluções gráficas Intel UHD 630. Por outro lado, a 2ª entrada mostrou resultados melhores do que as soluções integradas AMD VEGA encontradas nos processadores Ryzen G. Se os resultados são confiáveis, podemos esperar desempenhos de jogos de nível inferior muito melhores das soluções gráficas baseadas no Xe.

A Intel também está preparando um novo design de chipset para as CPUs Tiger Lake. Eles já confirmaram que essas CPUs terão interface PCIe gen 4.0.

Tag Processo de 10 nm intel Tiger Lake