CPU Exynos personalizada M6 e M7 de 5nm da Samsung com especificações poderosas discutidas por ex-engenheiros

Android / CPU Exynos personalizada M6 e M7 de 5nm da Samsung com especificações poderosas discutidas por ex-engenheiros 2 minutos lidos

Samsung



O braço de pesquisa e desenvolvimento da Samsung vinha desenvolvendo duas unidades de processamento central (CPUs) personalizadas para o Exynos SoC (sistema em um chip). A empresa, por enquanto, paralisou o desenvolvimento de ambos os processadores misteriosos. No entanto, é provável que a Samsung possa reiniciar a P&D nas CPUs M6 e M7 não anunciadas.

A Samsung estaria desenvolvendo mais dois Exynos custom cores antes de a empresa encerrar seu braço de desenvolvimento de CPU customizada. Os misteriosos núcleos M6 e M7 estavam sendo desenvolvidos no Austin Research & Development Center (SARC) da Samsung. Supunha-se que eram CPUs potentes 'versáteis' com recursos IPC excepcionais. A Samsung engavetou o processo de desenvolvimento e não há indicação de retomar o mesmo. No entanto, dadas as capacidades da Samsung, é bem possível que a gigante coreana da tecnologia envie o M6 Custom Core para produção comercial no próximo ano.



Engenheiros de ex-Austin revelam núcleo Samsung Exynos M6 sem aviso prévio:

PARA papel chamado ' Evolução da microarquitetura de CPU Exynos da Samsung escrito por vários ex-engenheiros da Samsung Austin, revela algumas especificações importantes do núcleo personalizado M6. A equipe apresentou o artigo no International Symposium for Computer Architecture (ISCA), que é uma conferência do IEEE. Ele revela muitos detalhes sobre CPUs da série Exynos M anteriores, bem como a arquitetura do Exynos M6 cancelado.



[Crédito da imagem: SAMMobile]



O M6 parece ser uma CPU poderosa, mas não há garantia de que o processador entrará em produção comercial tão cedo. O silício personalizado M6 da Samsung deveria ser construído no nó de processo avançado de 5 nm. O núcleo da CPU tinha uma frequência de 2,8 GHz. Este é o mesmo que o núcleo M5 existente que é apresentado dentro da Samsung Exynos 990 . No entanto, a CPU M6 tinha 128KB de cache L1, 2 MB de cache L2 compartilhado entre 2 núcleos e 4 MB de cache L3.

[Crédito da imagem: SAMMobile]

O documento também menciona que o objetivo da Samsung era melhorar o desempenho em todos os tipos de cargas de trabalho. Esta filosofia de design é evidente na evolução de todos os núcleos personalizados Exynos. Enquanto o IPC médio (instruções por ciclo) do núcleo personalizado M1 (codinome Mongoose), dentro do Exynos 8890 é 1,06, o M6 tem um IPC médio de 2,71. Desnecessário acrescentar que o Exynos M6 Core teria sido o sucessor do Exynos 990 2021 SoC.



Samsung descarta núcleos de CPU Exynos personalizados para núcleos ARM Cortex:

O Austin Research & Development Center (SARC) da Samsung foi encerrado em outubro de 2019. A empresa pretendia desenvolver núcleos de CPU para seu Exynos SoC (System on a Chip). No entanto, ao longo dos anos, tornou-se bastante claro que os núcleos personalizados da Samsung simplesmente não eram competitivos o suficiente. Os relatórios indicam que o núcleo Exynos M5 tem um déficit de eficiência de energia de 100% em relação ao Cortex-A77 da ARM. Não é de se admirar que a Samsung tenha desistido da ideia de incorporar seus próprios núcleos de CPU personalizados no Exynos e, em vez disso, irá inserir núcleos de CPU ARM.

Os núcleos personalizados da Samsung permaneceram parte dos Exynos SoCs até o Exynos 990. Este SoC veio com os núcleos Exynos M5, que apresentavam as variantes do Samsung Galaxy S20 com o Exynos. Curiosamente, o próximo Exynos 992, mais propenso a funcionar dentro do Galaxy Note 20, está previsto para incluir o Cortex-A78 da ARM e não o Exynos M5.

A Samsung oficializou a dissolução do SARC. Portanto, não há indicação sobre o M6 Core personalizado desenvolvimento adicional . No entanto, os relatórios indicam que a Samsung investiu forte e profundamente no desenvolvimento do processador personalizado. Portanto, é muito provável que a empresa possa lançar o núcleo M6 no próximo ano para salvar seu investimento.

Tag samsung