Uma recente onda de travamentos da estação de trabalho Fedora e outros problemas com o GNOME Shell foram rastreados até as extensões do GNOME Shell escritas em JavaScript, descobertas pelo desenvolvedor GNOME e gerente de engenharia da Red Hat Jiri Eischmann.

Ser capaz de escrever extensões GNOME Shell em JavaScript tem sido considerado um conceito interessante com uma baixa barreira de entrada, mas parece que está de fato causando problemas para os usuários no ambiente de desktop GNOME. Pior ainda é que o ambiente GNOME Shell atual é padronizado para Wayland com o compositor Mutter, por isso leva alguns travamentos muito fortes, em comparação com as sessões GNOME X.Org que têm a tela em branco ocasional ou problema semelhante.

Felizmente, Jiri Eischmann tem algumas ideias para melhorar essa situação, que podem ser resumidas como:

1. As extensões costumavam ser desativadas quando o Shell travava fortemente (não era possível reiniciar). Já que no Wayland é o resultado de cada falha, devemos fazer isso após cada falha do GS. E quando o usuário voltar para a GNOME Tweak Tool para habilitar as extensões novamente, ele deve ser informado de que provavelmente foi uma das extensões de terceiros que fez o desktop travar, e ele deve ter cuidado ao habilitá-las.
  2. Desacoplando GNOME Shell e Mutter ou / e outras etapas que trariam de volta o mesmo comportamento do Xorg: a falha do GS não derrubaria tudo. Isso exigiria grandes mudanças na arquitetura e muito trabalho, e a comunidade de desenvolvedores GNOME Shell e Mutter já tem muito a fazer.
  3. Descontinuando as extensões ilimitadas, introduzindo uma API limitada que eles podem usar em vez de aplicar hot patch no próprio código GS. Esta seria uma etapa muito impopular porque significaria que muitas das extensões existentes seriam impossíveis de implementar novamente. Mas pode se tornar inevitável no futuro.
1 minuto lido