Samsung licencia a arquitetura de GPU RDNA da AMD, pode ser usado nos próximos Exynos SoCs

Hardware / Samsung licencia a arquitetura de GPU RDNA da AMD, pode ser usado nos próximos Exynos SoCs 1 minuto lido

Fonte de demonstração AMD RDNA - Techpowerup



Fale sobre parcerias tecnológicas interessantes, a colaboração da Microsoft e da Sony em novas soluções baseadas em nuvem para jogos e IA surpreendeu muitas pessoas. Aqui temos outra colaboração inesperada entre a AMD e a Samsung com relação ao IP gráfico RDNA da AMD.

A Samsung está licenciando a arquitetura RDNA da AMD para usá-la em seus próprios chips GPU. Isso faz sentido, dada a ampla experiência da Samsung na fabricação de suas próprias fábricas. Também foi observado no anúncio que esta parceria terá um foco em dispositivos móveis com a atual CEO da Dra. Lisa Su AMD declarando “ esta parceria estratégica estenderá o alcance de nossos gráficos Radeon de alto desempenho para o mercado móvel, expandindo significativamente a base de usuários Radeon e o ecossistema de desenvolvimento '



Quais produtos para celular?

Obviamente, não temos detalhes sobre esses produtos móveis que usam chips GPU com arquitetura RDNA da AMD, mas podemos especular com alguma segurança.



A Samsung vem projetando seus próprios Exynos SoCs há algum tempo, para os núcleos de GPU que contam com o Mali da ARM. A Qualcomm também construiu os SoCs Snapdragon baseados na arquitetura ARM, mas seus núcleos de GPU Adreno trazem melhor desempenho gráfico, o que lhes dá uma grande vantagem sobre os concorrentes. A Samsung obviamente quer mudar a hierarquia de desempenho aqui e eles podem integrar Exynos SoCs com núcleos de GPU baseados na arquitetura RDNA. Os jogos móveis também estão ganhando ritmo e já é uma indústria de US $ 50 bilhões, muitos fabricantes estão lançando telefones para jogos e esta parceria pode ajudar a Samsung a entregar um produto forte.



RDNA da AMD

RDNA é a nova arquitetura de GPU da AMD e sucede a arquitetura GCN que estava em uso por mais de 10 anos. A AMD afirma que o RDNA é uma arquitetura fundamentalmente nova, mas compartilha sangue com o GCN. De acordo com a AMD, as GPUs Navi usando arquitetura RDNA alcançaram um aumento de 25% no desempenho por clock e um aumento de 50% no desempenho por watt em relação às GPUs Vega existentes. Há também uma unidade de computação reprojetada para melhorar a eficiência e aumentar o IPC com uma nova hierarquia de cache, resultando em menor latência e maior largura de banda.

O uso da arquitetura RDNA em telefones celulares é definitivamente uma perspectiva empolgante para ambas as empresas, teremos que esperar para ver o que a Samsung vai apresentar.

Tag amd RDNA samsung