A acessibilidade do Google Android ganha um grande impulso com o aplicativo AI ‘Amplificador de som’ agora disponível na App Store

Android / A acessibilidade do Google Android ganha um grande impulso com o aplicativo AI ‘Amplificador de som’ agora disponível na App Store 5 minutos lidos Android Q

Android Q



O próprio aplicativo Amplificador de som do Google agora está disponível na Android Play Store. Embora o aplicativo tenha sido introduzido principalmente na última atualização estável para o sistema operacional Android, agora foi redesenvolvido para compatibilidade estendida. Simplificando, antes compatível apenas com Android 9.0 Pie ou posterior, o aplicativo Amplificador de som agora funcionará igualmente bem em smartphones Android executando o Android 6.0 Marshmallow e versões superiores. O Google projetou o aplicativo para ir muito além da simples amplificação de som. Com a intenção de ajudar com surdez leve ou severa, o aplicativo Amplificador de som conta com Inteligência Artificial ou IA para aumentar de forma dinâmica e inteligente apenas determinados componentes do áudio para melhorar a clareza.

O aplicativo Amplificador de som é uma tentativa do Google de melhorar a experiência auditiva dos usuários de smartphones Android. O aplicativo pode ajudar potencialmente centenas de milhões de pessoas em todo o mundo com surdez leve ou grave. Embora milhões de pessoas não sejam surdas para tons, elas acham extremamente difícil decifrar os vários sons e entradas de áudio. Simplesmente amplificar ou aumentar o volume não ajuda esclareceu o líder técnico do Android Ricardo Garcia em uma postagem de blog.



“Sem um som claro, é um desafio se conectar com as pessoas ao seu redor e ter uma experiência completa do mundo. E simplesmente pedir aos outros para falar mais alto (ou aumentar o volume da TV) não é uma solução útil, porque as pessoas ouvem mais claramente em diferentes frequências de áudio. Amplificador de som é o passo mais recente em nosso compromisso de tornar o áudio claro e acessível para todos. E continuaremos aprimorando o aplicativo por meio de novos recursos que aprimoram o som para todos os tipos de audição. ”



O que é o aplicativo de amplificador de som e como ele ajuda as pessoas com graus variáveis ​​de surdez?

Há mais de 466 milhões de pessoas no mundo que sofrem de surdez ou perda auditiva. Eles não conseguem ouvir as conversas adequadamente. A gravidade da perda auditiva costuma variar. Como o áudio é uma grande parte do mundo ao redor dos seres humanos, a incapacidade de decifrar sons diferentes e entender claramente as palavras pode levar à confusão, ansiedade e outras condições que podem ser facilmente evitadas. Em essência, sem um som claro, é um desafio se conectar com as pessoas e experimentar o mundo por completo.



Além disso, a condição é bastante complexa. Em outras palavras, simplesmente aumentar o volume faz mais mal do que bem. Se isso não for ruim o suficiente, simplesmente aumentar os sinais de áudio realmente não ajuda. Isso ocorre porque cada ser humano fala e escuta de maneira diferente. Isso significa que as palavras, sons e outras entradas de áudio são gerados e entregues em frequências variadas. Simplesmente aumentar a entrada é mais perturbador e muitas vezes confuso. Simplificando, os humanos podem entender claramente os sinais de áudio somente se eles forem entregues na frequência e intensidade certas. É aqui que o aplicativo Amplificador de áudio baseado em Ai do Google entra em ação.

O Amplificador de som foi anunciado no ano passado na conferência de desenvolvedores de E / S do Google em 2018. É um aplicativo de acessibilidade do Android que ajuda as pessoas ouvir mais claramente . Quando instalado e ativado, o aplicativo ouve o áudio e, em seguida, aumenta o mesmo em fones de ouvido com fio, aumentando os sons baixos e 'não aumentando demais os sons altos'. Isso pode parecer complexo e, para um aplicativo, é realmente um feito incrível. O Amplificador de som depende do mecanismo de efeito de processamento dinâmico do Android para selecionar seletivamente os componentes individuais do som.

Como funciona o app amplificador de som AI do Google?

Quando os usuários conectam seus fones de ouvido e usam o aplicativo Amplificador de som, eles podem personalizar as frequências para aumentar o som importante, como as vozes das pessoas com quem estão, e filtrar o ruído de fundo. Existem alguns controles deslizantes e botões que permitem aos usuários personalizar o aprimoramento de som integrado e os modelos de redução de ruído. O objetivo final da personalização é aumentar a clareza do som. O aplicativo pode melhorar efetivamente os componentes críticos e muitas vezes difíceis de ouvir das conversas. O aplicativo tenta amplificar essas partes da conversa e ajuda os usuários a ter uma melhor experiência de ouvir áudio ou falar com alguém.

Curiosamente, o aplicativo Amplificador de som pode ajudar os usuários a ouvir conversas em ambientes barulhentos. Os usuários podem aumentar ou amplificar seletivamente a frequência específica. Em outras palavras, os usuários não precisam aumentar o volume da televisão, pois isso costuma perturbar os outros. Sem ter que ouvir níveis de volume altos, o aplicativo permite aos usuários amplificar o som proveniente da TV em níveis de frequência personalizados. O Google garante que mesmo os alunos que têm dificuldade em ouvir a voz de professores ou profissionais tentando decifrar as palavras de um apresentador podem se beneficiar do aplicativo Amplificador de som.

O Google até adicionou um recurso de visualização de áudio que mostra quando o som é detectado. O gigante das buscas menciona que o indicador visual de desempenho do aplicativo serve principalmente para informar às pessoas que o aplicativo está funcionando. O recurso de visualização de áudio ajuda os usuários a “ver” o aplicativo de áudio em ação. Como o aplicativo é parte da iniciativa de aplicativos de acessibilidade do Google, os usuários podem iniciá-lo diretamente da tela inicial do telefone, em vez de acessar as configurações de acessibilidade. Além disso, com as configurações de controle reorganizadas, os usuários podem escolher facilmente aumentar o som ou filtrar o ruído de fundo.

O Google afirma ter projetado o aplicativo Amplificador de som baseado em IA usando algoritmos sofisticados que foram derivados após considerar “milhares de estudos e dados sobre como as pessoas ouvem em diferentes ambientes”. A empresa afirma que foram esses estudos que inspiraram o recurso de visualização de áudio. O Google garante que continuará aprimorando o aplicativo por meio de novos recursos que aprimoram o som para todos os tipos de audição. Enquanto o O aplicativo Amplificador de som do Google está disponível para download e instalação como qualquer outro aplicativo ou jogo padrão na Google Play Store, os usuários podem facilmente deixar comentários e solicitar recursos adicionais.

O Google pressiona por aplicativos de melhor acessibilidade na Play Store:

O aplicativo Amplificador de som baseado em IA é parte do impulso forte e contínuo para um melhor e maior número de aplicativos de acessibilidade na Android Play Store. Aliás, existem alguns aplicativos oficiais do Google que se concentram nos sentidos de áudio dos usuários de smartphones. No ano passado, a empresa lançou dois aplicativos nessa mesma categoria. O primeiro foi o ‘Lookout’, que fornece pistas auditivas para pessoas com deficiência visual para ajudá-los a entender seu ambiente, e ‘Voice Access’, um aplicativo que substitui as interações de toque da tela de toque por instruções de áudio.

No início deste ano, o Google lançou o ‘Live Transcribe’, que usa o microfone de um smartphone (ou microfone externo) e a API Google Cloud Speech para legendar palavras e frases faladas em tempo real em mais de 70 idiomas e dialetos. A empresa também está desenvolvendo o ‘Parrotron’. A iniciativa de pesquisa em andamento tenta ajudar pessoas com fala anormal. Pessoas que têm dificuldade para falar ou cujas palavras muitas vezes são mal interpretadas devem ganhar com a plataforma. Simplificando, o Google está tentando ajudar as pessoas com problemas de fala. A propósito, o Parrotron também dependerá fortemente da IA ​​para entender e, posteriormente, transmitir as palavras certas aos ouvintes.

Durante a conferência de desenvolvedores I / O 2019, o Google anunciou três esforços separados de acessibilidade. O primeiro foi o ‘Projeto Euphonia’, que visa ajudar pessoas com dificuldades de fala. O segundo foi ‘Live Relay’, projetado para ajudar usuários surdos, e o terceiro foi ‘Project Diva’, que dá às pessoas alguma independência e autonomia por meio do Google Assistant.

Além desses projetos, o Google também está tentando desenvolver aparelhos auditivos que funcionem com smartphones Android. Esses fones de ouvido têm funcionado tradicionalmente como unidades autônomas. Mas o Google está prevendo aparelhos auditivos que se conectem a dispositivos Android via Bluetooth Low Energy (LE). As prioridades da empresa durante o projeto são garantir a menor latência possível e aumentar a vida útil da bateria. Curiosamente, o fabricante do Android também possui um ‘Scanner de Acessibilidade’ dedicado. É essencialmente um avaliador que verifica os aplicativos e sugere maneiras de aprimorá-los para usuários com deficiência visual e auditiva. Algumas das sugestões mais comuns incluem aumentar as fontes, melhorar o contraste ou tornar as áreas de destino de entrada de toque maiores para facilitar a execução dos comandos.

Tag andróide Google