Como imprimir PDF frente e verso no Ubuntu



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Em muitos casos, os próprios arquivos PDF substituíram a impressão. No entanto, ainda é extremamente útil imprimi-los em uma ampla variedade de situações. Você também não terá que usar a linha de comando, o que pode decepcionar alguns, mas entusiasmar outros. Embora existam ferramentas de linha de comando para imprimir documentos PDF, muito provavelmente você não precisará delas se não estiver tentando montar scripts para imprimir um grande número de arquivos ou algo parecido.



Muitos ambientes de desktop apresentam sua própria caixa de diálogo de impressão padrão, enquanto algumas distribuições como o Ubuntu apresentam uma que pode ser usada em vários aplicativos diferentes. Essas dicas devem, portanto, funcionar independentemente da configuração em que você está.



Método 1: Imprimir com o leitor de PDF integrado do Google Chrome

Os usuários que instalaram o Google Chrome em sua instalação do Linux podem iniciá-lo no Ubuntu Dash, procurando por Google Chrome, no menu Internet clicando no menu LXDE ou talvez no menu Internet dentro do Whisker Menu no Xfce4. Sua página inicial aparecerá quando o navegador Chrome for iniciado, independentemente de como ele foi iniciado.



Arraste um PDF do navegador de arquivos diretamente para a janela do Google Chrome. Você pode pegar um arquivo PDF do Nautilus, Konqueror, Thunar, PCManFM ou qualquer outro navegador de arquivos moderno e arrastá-lo diretamente. Na verdade, isso também deve funcionar com arquivos de texto. Depois de carregar o arquivo no Chrome, você pode percorrê-lo como em qualquer outro leitor de PDF:

Para imprimir uma página, clique no menu do lado direito com três pontos e selecione imprimir.



Você também pode manter pressionadas as teclas Ctrl e P para abrir a caixa de diálogo de impressão. O Chrome tem sua própria caixa de diálogo de impressão, embora você possa manter pressionadas as teclas Ctrl, Shift e P ao mesmo tempo se preferir usar a caixa de diálogo padrão de sua distribuição Linux. Clique no botão “Alterar…” se preferir não usar a impressora padrão. Se for “Salvar como PDF”, então sua impressora padrão irá realmente imprimir em um arquivo. Este é o caso se o seu sistema não reconhecer o hardware conectado.

Clique no botão de opção abaixo de Tudo e digite as páginas que você prefere imprimir. Você pode clicar em Imprimir ou Salvar. Se você não tiver a opção de imprimir nos dois lados de uma página, tente clicar em “Imprimir usando a caixa de diálogo do sistema… (Ctrl + Shift + P) e veja se você tem um lá. Existe a possibilidade de seu hardware ou driver não suportar isso. Você ainda pode imprimir uma única página, removê-la da impressora, inserir o lado oposto e tentar imprimir a segunda no verso se você souber a orientação correta da página. Isso pode exigir alguma prática, no entanto, para evitar imprimir na direção errada.

Método 2: imprimir arquivos PDF usando o Mozilla Firefox

O Firefox, e seus vários derivados, é o navegador padrão em muitas distribuições diferentes do Linux agora. Até as formas modernas do Debian agora o possuem, e é o mais popular entre os usuários do Fedora. Você pode arrastar arquivos PDF diretamente para ele usando o mesmo método do Chrome. Basta abrir o navegador de arquivos, talvez mantendo pressionada a tecla Super e pressionando E ou F ou, alternativamente, abrindo-o no menu Dash ou Aplicativos e, em seguida, arraste um PDF diretamente para uma janela aberta do Firefox.

Depois de abrir um arquivo, você pode rolar por ele ou clicar na caixa ao lado da seta para baixo e inserir um número de página. Você também pode clicar no botão no lado esquerdo do visualizador de PDF. para abrir uma lista de miniaturas se você estiver procurando uma página específica para imprimir.

Assim que terminar de navegar, você pode clicar no ícone da impressora no lado direito do visualizador interno de PDF do Firefox para abrir uma caixa de diálogo de impressão. Você também pode clicar em Arquivo e selecionar Imprimir, pressionar F10 e usar as teclas do cursor para selecionar Imprimir ou pressionar Ctrl e P ao mesmo tempo enquanto a janela do Firefox está ativa. Ao contrário do Chrome, o Firefox usa apenas a caixa de diálogo Imprimir que está presente em sua distribuição do Linux e não tem a sua própria.

Se quiser configurar a impressão nos dois lados de uma página, você verá uma opção para isso depois de selecionar uma impressora, desde que seu hardware e driver sejam compatíveis. Caso contrário, você terá que fazer apenas cópias de um lado ou imprimir manualmente folhas soltas e removê-las. Em muitos casos, é aconselhável evitar a impressão, se possível, se você estiver interessado em economizar papel. Sempre especifique as páginas exatas que deseja imprimir, se não quiser imprimir o documento inteiro. Observe que em nosso exemplo com um PDF baixado do SourceForge, teríamos imprimido 540 páginas absurdas se não tivéssemos cuidado com isso.

Método 3: Imprimindo arquivos PDF com Evince

Muitas distribuições modernas do Linux usam o visualizador de PDF Evince. Embora você possa iniciá-lo a partir do Dash, Menu de Aplicativos, Menu de Whisker e, como um aplicativo do Office, Evince ou um análogo dele, geralmente inicia quando você clica duas vezes em um arquivo PDF em um gerenciador de arquivos moderno padrão. Você pode rolar seu PDF para frente e para trás assim que ele for carregado e, claro, selecionar miniaturas individuais na lateral, se desejar, para navegação.

No Evince, as regras de impressão se aplicam como no Chrome ou Firefox. Você pode manter pressionadas as teclas Ctrl e P para abrir a caixa de diálogo de impressão, clicar em Arquivo e Imprimir ou abrir o menu Arquivo com a tecla F10 e rolar para imprimir. Depois de fazer isso, você estará dentro da caixa de impressão padrão de suas distribuições novamente e, mais uma vez, precisará clicar no botão de opção que diz Página Atual ou aquele abaixo dela para especificar certas páginas. Você só verá as opções de impressão frente e verso se o hardware da impressora e o driver suportarem.

4 minutos lidos