Velocidade da RAM: isso importa?

Todos estão familiarizados com a importância da RAM ou memória em um sistema. Obviamente, é um componente chave para qualquer computador funcionar corretamente. Você definitivamente não quer economizar neste departamento do seu sistema. Mas você deve estar ciente de que tipo de memória você realmente precisa para não exagerar também. Um computador com uma quantidade adequada de RAM não sofrerá lentidão, travará e terá um desempenho geral melhor.



Mas não se trata apenas de capacidade. Existem também problemas de compatibilidade, relação preço / desempenho e outras coisas menores, como latência e estética. No entanto, uma grande preocupação que as pessoas tendem a ignorar é a velocidade ou a frequência da memória.



Os discos rígidos e SSDs armazenam muitos dados que a CPU passa durante o processamento. O mesmo processo é verdadeiro para RAM (embora existam alguns métodos diferentes aqui). Portanto, muitas pessoas pensam que precisam de memória mais rápida. Mas é realmente esse o caso?



Uma rápida olhada nas velocidades de RAM DDR4:



DDR4 é a mais recente iteração da memória de desktop mainstream. Está quilômetros à frente em termos de desempenho do DDR3. A memória DDR4 pode começar com 2133 MHz e ir até 4266 MHz e além. Lembre-se de que, quando ultrapassamos 2400 MHz, é aí que o DDR4 sai de sua especificação oficial.

Para obter velocidades de clock maiores do que isso, precisamos alterar algumas coisas no BIOS. Para a Intel, é um simples ato de entrar no BIOS e ativar o XMP (Extreme Memory Profile). Esta é uma espécie de overclock para a RAM para que ela possa atingir sua velocidade real anunciada. O equivalente AMD para isso é DOCP (Direct Overclock Profile). Ainda assim, dependendo do processador e da placa-mãe reais, você não pode ir além de uma velocidade específica. Isso varia de pessoa para pessoa.

Devo me preocupar com as velocidades de RAM?

Imagem: Techspot



Em certo ponto, velocidades de clock de RAM mais altas começam a fazer menos sentido. Isso ocorre porque, mesmo se você pudesse alimentar à força mais dados na CPU, ela não poderia processar todos os dados de uma vez. Portanto, há um certo ponto ideal a ser encontrado aqui. Especialmente com o Ryzen, havia muitos problemas com as velocidades do clock da memória no lançamento, pois ele simplesmente não inicializava quando a memória estava com clock acima de 2666 MHz.

Voltando à questão original, a velocidade da RAM importa? Bem, não queremos dar uma resposta vaga e não descritiva, mas definitivamente depende do usuário.

Primeiro, vamos dar uma olhada no efeito das velocidades da RAM nos jogos. Muitos jogos não são muito específicos sobre a frequência de RAM. Na verdade, isso não tem um efeito drástico na taxa de quadros média em muitos jogos. No entanto, alguns jogos são um pouco mais específicos sobre isso. PCs com maior capacidade e maior freqüência de RAM tiveram melhor desempenho em alguns jogos específicos.

Em termos de produtividade, sabe-se que a velocidade da RAM faz a diferença. Especialmente com edição de vídeo, sistemas com memória mais rápida tendem a renderizar vídeo mais rápido também. Mesmo em tarefas minuciosas, como transferência de arquivos, uma RAM mais rápida é um pouco mais apreciada.

No entanto, no final, tudo se resume à relação preço / desempenho. Dos 2133 MHz de base, há um salto perceptível no desempenho para 2666 MHz. Ir acima disso para 3200Mhz ainda é uma ligeira melhoria. Qualquer coisa além disso é onde as coisas começam a ficar turvas.

Se você ainda está um pouco confuso sobre qual RAM escolher, verifique esta revisão .

Veredicto final:

Como mencionamos acima, tudo se resume puramente ao preço e ao desempenho. Se você está indo com tudo com um equipamento de última geração, então com certeza vá com 3.200 MHz para obter aquele ligeiro aumento no desempenho. Mas para a maioria das pessoas com um orçamento mais restrito, recomendamos focar primeiro em outras áreas de desempenho. Como a GPU e o processador. Para a maioria das compilações convencionais, 2400Mhz ou 2666Mhz parecem ser o ponto ideal. A pequena quilometragem que você obtém em desempenho indo além disso mal vale a pena.