Como projetar um circuito de alarme de pânico para casa?

Pode haver uma situação incerta em casa e muitas vezes as pessoas que moram na casa entram em pânico. Por exemplo, quando começa um incêndio em casa e só há crianças em casa, não podem informar ninguém sobre o assunto. Durante este tipo de situação, podemos ser incapazes de intimar as pessoas ao nosso redor, então iremos projetar um circuito de alarme de pânico para que possamos informar outras pessoas sobre o cenário sem qualquer demora. Poderíamos colocar o botão a uma distância razoável para realizar uma ação rápida em silêncio, pressionando um único botão. A indicação de uma emergência pode ser na forma de um sinal visível ou audível, que pode ser fixado a alguns metros de distância através do fio. O sinal de emergência pode ser na forma de um sinal visível ou audível, que pode ser fixado a alguns metros de distância através do fio.



Quando o botão RESET é pressionado, o LED e a campainha desligam

Como projetar um circuito usando o temporizador 555?

Agora, como temos a ideia básica da tarefa, vamos avançar para a coleta dos componentes, projetar o circuito no software para teste e, finalmente, montá-lo no hardware.



Etapa 1: estudar os componentes.

Antes da implementação deste projeto, precisamos estudar os componentes.



  1. 555 Timer IC:

Existem três configurações principais do IC do temporizador 555.



  1. Multivibrador astável.
  2. Multivibrador monoestável.
  3. Multivibrador biestável.

Em nosso projeto, precisamos de dois estados estáveis. O primeiro está girando EM o alarme e o segundo está girando FORA o alarme. Em nosso caso, configuramos nosso IC em Biestável modo. Quando pressionamos o modo SET, o sinal é enviado para o local de forma audível. Para desligar o alarme usamos o botão RESET.

2 Transistor BC 547:

O 555 Timer IC só pode lidar com alguns mA de corrente, portanto, usamos o transistor BC 547 que pode lidar com uma grande quantidade de corrente. O BC547 pode ser substituído por alguma outra parte do transistor NPN de acordo com a tensão e a corrente nominal do alarme e da luz utilizada.



Etapa 2: Coletando os componentes (hardware)

  • Transistor BC547 x 1
  • Campainha (6-12V) x 1
  • O LED x 1
  • Interruptor tátil
  • Bateria 9V com Suporte
  • Resistor 10k ohm x 2, 22 ohm x 1, 1KὨ
  • Breadboard x 1

Etapa 3: Instalando o software necessário

Agora, você precisa instalar o software mencionado abaixo em seus sistemas para executar a simulação. O link é fornecido para baixar o software.

  • Proteus 8 Professional - Você pode baixar Proteus em Aqui

Etapa 4: Projetando o circuito em Proteus

Iremos projetar o circuito em Proteus para teste e quando pressionarmos o botão SET, o LED deve acender EM e quando vamos pressionar o botão RESET, o LED deve girar FORA. Se isso acontecer, significa que nosso circuito está funcionando corretamente.

  1. Diagrama de circuito antes do teste:

Diagrama de circuito

2 Diagrama de circuito após o teste:

Simulação

Etapa 5: Configurando o Hardware

Agora, como fizemos a simulação e sabemos que nosso circuito está funcionando corretamente, passaremos para a configuração do hardware. O circuito também pode ser montado na placa Vero ou PCB. Se alguém estiver usando uma placa Vero ou PCB, ele / ela precisará de um ferro de solda para prender os componentes. Junte os componentes de acordo com o diagrama de circuito mostrado acima e, a seguir, coloque o hardware em um local adequado. O local preferencial é próximo ao portão da casa para que caso ocorra alguma situação de pânico seja enviado imediatamente um sinal e vizinhos ou outras pessoas que passem pela rua saibam que os moradores da casa precisam de algum tipo de ajuda. O diagrama do circuito com todos os componentes montados na placa de ensaio é mostrado abaixo, de modo que mesmo que uma pessoa não saiba muito sobre a análise do circuito, ela deve ser capaz de fazer as conexões com precisão:

Diagrama de circuito

Como montamos o hardware, devemos nos sentir seguros e protegidos agora. Além disso, pode ser colocado no quarto de pessoas idosas que vivam na nossa casa para que, se desejarem algo ou se houver estado de emergência, possam informar imediatamente as pessoas que vivem na mesma.