Como acelerar o Google Chrome



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Todos nós sabemos que o Google Chrome é um dos principais navegadores de Internet do mercado e a maioria de nós o prefere a outros navegadores. Mas nada é perfeito e o Google Chrome também tem seu quinhão de problemas. Um dos principais problemas que assombra seus usuários é o consumo de memória do Google Chrome.



É um problema bem conhecido do Google Chrome que usa muita memória. Em casos extremos, você também pode ver erros de memória insuficiente no Google. E mesmo que você não veja nenhum desses problemas, certamente sentirá o consumo de memória do Google Chrome. Isso ocorre principalmente porque o Google Chrome implementa o isolamento do processo. Isso basicamente significa que cada guia do navegador é um processo separado. Portanto, no caso de uma guia travar ou travar, isso não afetará todo o navegador. Isso também torna o Google Chrome muito mais seguro e estável, mas ao custo do consumo de memória. Na maioria das vezes, o Google Chrome será muito lento, mesmo se você tiver um bom pc, ou o Google Chrome pode funcionar bem, mas deixará o computador lento. Isso ocorre principalmente porque a maior parte da RAM será consumida pelo Google Chrome, deixando apenas uma parte da RAM disponível para outros aplicativos. O consumo geral de memória do Google Chrome pode causar muitos problemas relacionados à navegação lenta e multitarefa.



Mas há muitas maneiras de melhorar o desempenho do Google Chrome. Você pode ajustar facilmente a quantidade de memória que o Google Chrome usa ou pode desabilitar algumas funcionalidades para reduzir a quantidade de consumo de memória ou pode habilitar alguns recursos que aumentarão a velocidade do Google Chromes. Muitas coisas podem ser feitas para aumentar o desempenho do Google Chrome.



Então, aqui está uma lista de coisas que você pode fazer para melhorar o desempenho e a velocidade do Google Chrome.

Método 1: aumentar o tamanho do cache do Chrome

Aumentar o tamanho do cache do Google Chrome é uma ótima maneira de aumentar a velocidade do Google Chrome. Cache é basicamente um armazenamento temporário onde o Google Chrome (ou qualquer outro programa) armazena informações que precisam ser obtidas várias vezes. No caso do Google Chrome, ele armazenará os dados relacionados ao site em seu cache, portanto, se você visitar um site novamente, o Google Chrome usará as informações armazenadas no cache para acelerar o processo. Este é o propósito do cache, em vez de buscar as mesmas informações várias vezes, armazene-as no cache e busque-as de lá quando necessário.

Portanto, como você pode imaginar, aumentar o tamanho do cache definitivamente aumentará a velocidade do Google Chrome. Mas, você deve ter cuidado e não deve alocar grandes quantidades de memória para o cache do Google Chrome.



Antes de aumentar o tamanho do cache do Google Chrome, você precisa primeiro verificar o tamanho atual e o limite máximo do tamanho do cache. Siga as etapas fornecidas abaixo para verificar o tamanho do cache e várias outras informações do Google Chrome

  1. Abrir Google Chrome
  2. Tipo chrome: // net-internals / # httpCache na barra de endereço e pressione Entrar
  3. Clique Cache (do lado esquerdo)

Agora você deve ser capaz de ver o tamanho atual e o tamanho máximo do cache no Google Chrome. Há muito mais informações nesta página, mas você está preocupado apenas com o tamanho atual e o tamanho máximo do cache do Google Chrome. Lembre-se de que o tamanho está em bytes.

Agora, siga as etapas fornecidas abaixo para aumentar o tamanho do cache

  1. Fechar Google Chrome
  2. Localize o ícone de atalho do Google Chrome. Se você não tiver um ícone de atalho, siga estas etapas para criar um
    1. Aguarde Chave do Windows e pressione R
    2. Tipo C: Arquivos de programas (x86) Google Chrome Application e pressione Entrar.
    3. Clique com o botão direito no ícone do aplicativo do Google Chrome e selecione Criar atalho.

    4. Clique sim se disser que não é possível criar um atalho aqui. Isso criará um atalho na sua área de trabalho.
    5. Agora vá para o seu Área de Trabalho e prossiga.
  3. Clique com o botão direito no ícone de atalho e selecione Propriedades
  4. Selecione Atalho aba
  5. Você deve ser capaz de ver o caminho deste atalho na seção Alvo
  6. Tipo –Disk-cache-size = 10000000 no final do caminho na seção Substitua 10000000 pelo valor que deseja alocar. Você pode alocar a quantidade que quiser, mas para sua referência 1073741824 bytes é 1 GB.
  7. Clique Aplique então ESTÁ BEM.

Quando terminar, abra o Google Chrome e comece a navegar. Não haverá problema e ele usará o cache de acordo com o tamanho alocado por você.

Método 2: remover extensões indesejadas

As extensões são uma ótima maneira de adicionar uma funcionalidade adicional ao Google Chrome. Existem muitas extensões úteis disponíveis na Chrome Store. Mas lembre-se de que as extensões são executadas em segundo plano e usam recursos. Mesmo que você não veja sua extensão funcionando, eles estão usando recursos. Isso certamente afetará o desempenho do seu navegador. Portanto, desabilitar ou desinstalar completamente as extensões é uma ótima maneira de melhorar o desempenho geral.

  1. Abrir Google Chrome
  2. Tipo chrome: // extensions na barra de endereço e pressione Entrar.

Desative todas as extensões que você não usa desmarcando a opção chamada Ativada. Dessa forma, você manterá a extensão, mas apenas a desativará temporariamente. Se você deseja reativar a extensão, basta voltar a esta página e marcar a caixa que diz Ativado.

Se você acha que não precisa da extensão, pode desinstalá-la completamente. Siga as etapas fornecidas acima e clique no ícone Lixeira na frente da extensão. Isso irá desinstalar a extensão do seu navegador.

Método 3: remover aplicativos indesejados

Assim como as extensões, desinstalar webapps é uma ótima maneira de aumentar os recursos disponíveis e, portanto, a velocidade do Google Chrome. Portanto, remova os aplicativos que você não precisa ou usa mais para aumentar o desempenho geral do Google Chrome.

Estas são as etapas para remover aplicativos da web do Google Chrome.

  1. Abrir Google Chrome
  2. Tipo chrome: // apps na barra de endereço e pressione Enter
  3. Você verá todos os aplicativos da web instalados em seu navegador.
  4. Clique com o botão direito o aplicativo da web que você não deseja ou usa e selecione Remover do Chrome ...
  5. Clique Retirar novamente para confirmar.

Assim que terminar, repita as etapas acima para outros aplicativos da web indesejados também.

Método 4: usar o serviço de previsão

O uso do serviço de previsão permitirá que o Google Chrome pré-busque os dados de sites, o que tornará o desempenho muito melhor. Ativar esta opção é muito útil e não deve ser desativada.

O uso do serviço de previsão é ativado por padrão no Google Chrome, então, se você não o alterou, não precisa se preocupar. Mas se você a alterou ou apenas deseja verificar se a opção está ativada ou não, siga as etapas abaixo

  1. Abrir Google Chrome
  2. Clique no menu do Google Chrome ( 3 pontos ) no canto superior direito
  3. Selecione Configurações.

  4. Role para baixo e selecione Mostrar configurações avançadas…

  5. Marque a opção que diz Use um serviço de previsão para carregar as páginas mais rapidamente (na seção Privacidade).

Assim que terminar, o Google Chrome começará a usar este serviço para aumentar o desempenho do seu navegador.

Método 5: recursos experimentais

Os recursos experimentais do Google Chrome são aqueles que não foram testados corretamente e são realmente novos ou em desenvolvimento. Esses recursos são, como o nome sugere, experimentais e, portanto, podem causar travamentos. Porém, alguns desses recursos são muito úteis e, mesmo que tenham erros, podem ser usados ​​para aumentar o desempenho do Google Chrome.

Siga as etapas fornecidas abaixo para acessar esses recursos

  1. Abrir Google Chrome
  2. Tipo chrome: // flags na barra de endereço e pressione Entrar

Agora você deve ver uma página com muitas opções e um aviso no topo. Como você pode ver, esses são recursos experimentais que podem causar muitas coisas, incluindo travamentos. Mas, não vamos brincar com todos os recursos. Existem alguns recursos específicos que você pode ativar que tornam o Google Chrome muito melhor e não são conhecidos por causar grandes problemas.

Você pode encontrar os recursos listados abaixo pressionando CTRL e F simultaneamente ( CTRL + F ) no navegador e, em seguida, digitando o nome do recurso em vez de rolar. Isso vai economizar muito tempo.

Recurso Experimental de Tela : Localize o recurso chamado Recurso Experimental de Tela e clique no Habilitar botão embaixo dele. Isso basicamente amplifica o desempenho de carregamento e aumenta o desempenho do Google Chrome. Você deve conseguir ver um botão Reiniciar agora na parte inferior do Google Chrome. Clique nesse botão para reiniciar o navegador para que este recurso tenha efeito.

Recurso de fechamento rápido de guia / janela : Este recurso aumentará o tempo de resposta do Google Chrome ao fechar ou abrir a guia / Windows. Localize o recurso chamado Guia / janela rápida Fechar e clicar Habilitar sob ele. Você deve conseguir ver um botão Reiniciar agora na parte inferior do Google Chrome. Clique nesse botão para reiniciar o navegador para que este recurso tenha efeito.

Recurso Número de Threads Raster : Localize o recurso chamado Número de threads raster e selecione 4 no botão suspenso abaixo dele (deve estar em Padrão). Isso irá acelerar o desempenho de renderização da imagem. Quando terminar, você verá um botão reiniciar agora na parte inferior. Você pode clicar nele para reiniciar o Chrome para que este recurso tenha efeito.

Recurso de descarte automático de guias : Este recurso é muito útil porque, se ativado, descarta automaticamente as guias que não estão em uso. O descarte de uma guia liberará a memória para que o desempenho do Google Chrome seja melhor com esta opção ativada. A guia descartada ainda será exibida no navegador e será carregada ao abrir a guia.

Localize o recurso chamado Descarte automático de guias e selecione ativado no menu suspenso abaixo dele. Assim que terminar, você precisará reiniciar o Google Chrome para que esse recurso funcione. Você também verá um botão para reiniciar na parte inferior do Google Chrome.

Cache simples para recurso HTTP : Este recurso usa a forma mais recente de armazenamento em cache no Google Chrome, que é muito melhor em comparação com a antiga. Portanto, ativar esse recurso será muito útil em termos de desempenho do Google Chromes. Localize o recurso chamado Cache Simples para HTTP e selecione ativado na lista suspensa abaixo dele (deve estar em Padrão).

Não se esqueça de reiniciar o Google Chrome depois disso. O recurso só terá efeito quando você reiniciar o Google Chrome.

Características de largura e altura do bloco : Estes são dois recursos que podem ser usados ​​para tornar o seu Google Chrome muito mais rápido. Basicamente, alterar esses valores permitirá que o Google Chrome acesse mais RAM do que antes, o que aumentará seu desempenho. Isso deve ser usado no caso em que você sabe que tem RAM mais do que suficiente para o Google Chrome. Se você já tem menos RAM disponível, deixar o Google Chrome consumir mais RAM só criará problemas.

Então, localize Largura padrão do bloco e Altura padrão do bloco (ambos devem estar juntos) e selecione 512 no menu suspenso abaixo deles (deve estar em Padrão). 512 deve ser suficiente para o aumento de desempenho. Assim que terminar, reinicie seu navegador e ele deve estar muito melhor em termos de desempenho.

Depois de habilitar esses recursos, o Google Chrome ficará muito melhor em termos de desempenho e consumo de memória.

Lembre-se de que esses são recursos experimentais e podem ser removidos em qualquer atualização. Portanto, se você não vir uma opção mencionada aqui, não se preocupe. Significa simplesmente que foi removido pelos desenvolvedores.

Existem muitos outros recursos também que podem ser usados ​​para adicionar funcionalidade ao Google Chrome, mas você não deve brincar com eles a menos que tenha certeza do que está fazendo. Usar esses recursos é mais do que suficiente para dar ao Google Chrome um orgulho de desempenho.

8 minutos lidos