A Microsoft tem um processador baseado em ARM para servidores e desktops?

Microsoft / A Microsoft tem um processador baseado em ARM para servidores e desktops? 2 minutos lidos

Chip ARM



Depois das CPUs SQ1 e SQ2 personalizadas da Microsoft que alimentam o laptop ultrafino Surface Pro X, a empresa está voltada para o mercado de desktops e servidores. Parece que a Microsoft está fazendo processadores personalizados e poderosos para servidores e desktops que serão baseados na arquitetura ARM.

A Microsoft está supostamente desenvolvendo CPUs de nível de desktop e servidor que terão núcleos ARM. A empresa iniciou a corrida não só contra a Intel, mas também contra a AMD. Coletivamente, essas duas empresas controlam todo o mercado de CPU. No entanto, as CPUs de grau Xeon da Intel atualmente dominam o mercado de servidores.



Microsoft projetando suas próprias CPUs baseadas em ARM para servidores e PCs de superfície:

A Apple demonstrou recentemente o poder e a eficiência de seu chip Apple M1. A CPU baseada em ARM alimenta a linha mais recente de computadores Apple MacBook Pro, MacBook Air e Mac Mini. Esses são computadores completos que executam o macOS. Esses computadores Apple têm recebido boas críticas e o chipset Apple M1, em particular, está sendo elogiado por críticos.



A Microsoft foi pioneira no uso de CPUs baseadas em ARM. Mesmo antes do Apple M1, A Microsoft tinha as CPUs SQ1 e até mesmo as CPUs SQ2 para seus laptops Surface Pro X . No entanto, as ofertas da Microsoft não eram tão poderosas.



Há rumores de que a Apple está profundamente no desenvolvimento do Apple M1X, o suposto sucessor do M1. Mas, desta vez, a Microsoft parece determinada a permanecer relevante na corrida para criar processadores capazes para laptops, desktops e até servidores com núcleos ARM com Windows 10.

De acordo com um Bloomberg relatório, os esforços da Microsoft são mais propensos a resultar em um chip de servidor devido ao fato de que a equipe de design do chip está sendo liderada pelo chefe do negócio de nuvem Azure, Jason Zander. Falando sobre o esforço, o porta-voz da Microsoft, Frank Shaw, disse:

' Como o silício é um alicerce fundamental para a tecnologia, continuamos a investir em nossos próprios recursos em áreas como design, fabricação e ferramentas, ao mesmo tempo que promovemos e fortalecemos parcerias com uma ampla gama de fornecedores de chips . '



Microsoft Contratando Ativamente Engenheiros e Técnicos na Área de Engenharia de CPU:

A Microsoft acelerou seu processo de contratação na área de arquitetura e design de CPU. A empresa tem recrutado ativamente ex-funcionários da Intel, Advanced Micro Devices Inc. e NVIDIA Corp. Além disso, alguns funcionários também são da Qualcomm, muito possivelmente porque a empresa abandonou seus esforços de fazer CPUs para servidores.

A arquitetura ARM tem funcionado de forma confiável em computadores Apple. No entanto, o segredo da sua eficiência é a tecnologia Rosetta que a Apple tem desenvolvido meticulosamente. Os esforços da Microsoft na forma do SQ1 e SQ2 parecem sem brilho em comparação com o Apple M1. Curiosamente, o M1 é a primeira geração de CPUs da Apple com arquitetura ARM, enquanto o SQ2 é a CPU de segunda geração da Microsoft.

Tag Microsoft