OEM vs varejo: com qual licença do Windows você deve entrar em acordo

Há alguns dias, meu amigo me enviou um link para um site que estava vendendo a chave do Windows 10 por um preço muito baixo. Quão barato? Digamos que a disparidade de preços entre os dois estivesse em três dígitos e, embora possa não parecer muito, quando você está falando sobre uma chave de software, pode fazer muitas pessoas optarem por piratear o software.



Se você acabou de construir um novo PC e está procurando uma nova chave do Windows para comprar, frequentemente encontrará duas opções. Você pode escolher chaves OEM ou chaves de varejo muito mais caras. Às vezes, a disparidade de preço entre as duas chaves é tão grande que leva as pessoas a se perguntarem se comprar ofertas OEM é uma boa ideia ou se a compra é legal.



Além disso, tenha uma coisa em mente: sempre que comprar um laptop de um atacadista, certifique-se de verificar se ele vem com uma licença do sistema operacional. Enfrentamos esse problema quando estávamos analisando o Asus Q325UA, tivemos que comprar uma licença para ele para instalar o windows nele. Normalmente devido à natureza do atacado, às vezes eles têm novos laptops sem licença do Windows, certifique-se de verificar isso com antecedência!



Portanto, mantendo sua fundação e nosso conhecimento em mente, decidimos falar sobre a diferença entre as versões OEM de chaves e as versões de varejo, e qual você deve comprar. Esta é uma discussão importante, uma vez que muitas pessoas ficam confusas quanto ao que deveriam fazer.



Estamos dividindo para que você possa ter uma experiência mais fácil ao tomar a decisão certa.

O que é uma licença OEM do Windows?

Para quem não sabe, OEM significa Original Equipment Manufacturer, termo usado para se referir às empresas que fabricam computadores, pelo menos neste caso. Sempre que você está comprando um sistema pré-construído, é provável que o fabricante tenha pré-carregado uma cópia do Windows nesse computador também. Assim, você pode chegar em casa, ligar o computador e usá-lo imediatamente. As chaves são fornecidas a eles e a outros OEMs em massa pela Microsoft, é claro.



No entanto, há chances de que algumas dessas chaves, e estamos falando muito delas, acabem em sites de terceiros como Amazon, eBay e Kinguin. Assim que o fizerem, as mesmas chaves podem ser compradas por um preço muito baixo e ativadas em seus PCs.

Esta é uma das práticas mais comuns entre os jogadores que preferem construir seus próprios PCs, ou aqueles que compram um computador usado apenas para perceber que não há Windows instalado nele.

Se você está se perguntando sobre a legitimidade dessas janelas ou chaves, elas são legais e originais quase todas as vezes.

O OEM é diferente da versão de varejo do Windows?

Lembra do amigo de quem eu estava falando? Ela tinha essa pergunta em mente, junto com outra que discutiremos. Há alguma diferença entre a chave OEM e a versão de varejo? Bem, sim e não.

Veja, a questão é que, quando se trata do Windows, você não verá a maioria das pessoas comprando o Windows em primeiro lugar. Eles vão comprar um computador que virá pré-instalado com o Windows e o resto será história.

No entanto, se você é como eu e prefere construir seus próprios computadores, vai precisar dessas chaves. Agora as chaves de varejo estão disponíveis em duas opções; você pode ir à loja mais próxima e comprar uma cópia embalada ou pode ir ao site da Microsoft e comprar a chave para você. Agora, o problema aqui é que essas versões de varejo não são baratas. Na verdade, a versão de varejo do Windows 10 custa mais de US $ 100. O que é muito para apenas um sistema operacional. Considerando que você opta por um OEM

chave, você não terá que pagar mais de $ 30.

Em teoria e praticidade, as versões OEM e de varejo são as mesmas. Eles terão os mesmos recursos, as mesmas atualizações e tudo o mais que vem com o Windows. No entanto, haverá algumas diferenças que podem ser maiores ou menores, dependendo de como você as encara.

A primeira diferença vai ser o suporte e a segunda vai ser a flexibilidade.

Veja, se você comprar uma chave de varejo do Windows e tiver um problema com ela, será conectado diretamente ao suporte da Microsoft e eles resolverão qualquer problema que você tenha. No entanto, ao se deparar com um problema semelhante com uma cópia OEM, o suporte da Microsoft pedirá que você entre em contato com o fabricante do PC, o que não será viável, já que foi você quem montou o PC.

No que diz respeito à flexibilidade, com a chave de varejo, você pode usá-la repetidamente em mais de uma máquina, embora não ao mesmo tempo. No entanto, com a chave OEM, você não poderá fazer isso, pois assim que ativar a chave OEM, ela será vinculada aos seus componentes. O que significa que se você trocar a placa-mãe, provavelmente precisará comprar uma nova chave.

Devo ir para uma chave OEM?

Se você está se perguntando se deve escolher uma chave OEM ou não, porque tem medo de que seja ilegal. A resposta curta é que você definitivamente deve escolher essas teclas. Não há nada de ilegal em comprar as chaves.

Claro, você terá que ter seu próprio suporte técnico e provavelmente precisará comprar uma nova chave se alterar algum componente principal, mas, fora isso, não há nenhum problema que possa ocorrer sempre que estiver usando uma chave OEM .

A única coisa que recomendamos é que você sempre deve olhar as classificações do vendedor e ler a descrição da postagem antes de comprar. Existem alguns vendedores que vendem menos do que chaves autênticas que podem realmente sabotar a sua experiência.