Ouvir gravações do Skype e da Cortana pela Microsoft, assim como a Apple e o Google, revela grave lapso de privacidade e confidencialidade

Segurança / Ouvir gravações do Skype e da Cortana pela Microsoft, assim como a Apple e o Google, revela grave lapso de privacidade e confidencialidade 3 minutos lidos

Cortana. Em MSFT



A Microsoft tem enviado clipes de áudio a seres humanos reais para “análise e melhoria” de seus serviços. Depois que Google e Apple, ambos admitiram usar a mesma metodologia polêmica, descobriu-se que a Microsoft também tem feito o mesmo. As conversas pessoais entre usuários do Skype, bem como instruções de áudio que foram dadas a Cortana sendo deliberadamente exposta a humanos é um questão séria para pessoas que usaram os serviços casualmente, supondo privacidade e confidencialidade.

Os empreiteiros que trabalham para a Microsoft têm ouvido conversas pessoais e privadas de usuários do Skype. Os clipes de áudio foram obtidos por meio do serviço de tradução do software, relatou Placa-mãe , um site que afirma ter o cache relevante de documentos internos, capturas de tela e gravações de áudio. A propósito, a Microsoft menciona abertamente no site oficial do Skype que a empresa pode analisar o áudio das chamadas telefônicas que um usuário deseja traduzir para melhorar os serviços da plataforma de chat. No entanto, a declaração omite quem ou o que está realmente conduzindo a análise. Essa ambigüidade, combinada com a metodologia ligeiramente prolongada de exclusão e os vários benefícios percebidos, garantiu que milhares de usuários continuassem a usar ativamente a plataforma.



Clipes de áudio do Microsoft Skype e Cortana acessados ​​e analisados ​​por empreiteiros humanos em vez de IA?

De acordo com o Motherboard, que cita um contratante anônimo, a Microsoft tem ouvido o áudio do Skype e da Cortana. Muito semelhante à metodologia do Google e da Apple de contratar empreiteiros humanos para analisar trechos de áudio, a Microsoft também está enviando pequenos clipes de áudio para seu grande número de empreiteiros humanos ao redor do globo para análise. Os clipes de áudio variaram de 5 a 10 segundos de duração. É bem provável que a Microsoft deva ter tomado as devidas precauções para garantir que as gravações não estejam vinculadas às credenciais do usuário.



No entanto, a principal preocupação aqui é que a Microsoft nunca revelou claramente que eram humanos reais que estavam ouvindo. A Microsoft informou claramente aos usuários que parte de seu áudio será analisada. No entanto, a maioria dos usuários assumiria imediatamente que Microsoft confiaria na Inteligência Artificial (AI) para passar pelo áudio para melhorar a precisão. Um servidor de escuta baseado em IA certamente pode oferecer vários benefícios para a maioria dos usuários, incluindo aqueles que sofrem de problemas de fala .



Os sistemas de reconhecimento de voz que entram em serviços como Skype, Cortana, Siri da Apple, Alexa da Amazon e assistente virtual do Google dependem fortemente de tecnologias que tentam melhorar a clareza do áudio e, como extensão, a precisão. Além de implantar vários microfones, até mesmo os alto-falantes inteligentes que ouvem instruções de áudio e transmitem informações ou respostas relevantes se beneficiam imensamente das tecnologias baseadas em IA.



A Microsoft afirma uma política clara de privacidade e consentimento do usuário

A falta de clareza sobre quem ou o que está ouvindo as gravações de áudio é certamente uma preocupação. No entanto, a Microsoft ressalta que a empresa tem políticas claras sobre como garantir a privacidade do usuário. Além disso, a empresa garante que os usuários dêem de boa vontade seu consentimento para que seu áudio seja gravado e até mesmo aceite que o mesmo seja analisado para “melhorar a qualidade do serviço”. Um FAQ para Skype Translator deixa isso bem claro. “O Skype coleta e usa sua conversa para ajudar a melhorar os produtos e serviços da Microsoft. Para ajudar a tecnologia de tradução e reconhecimento de voz a aprender e crescer, frases e transcrições automáticas são analisadas e quaisquer correções são inseridas em nosso sistema, para construir serviços de melhor desempenho. ” Mas em nenhum lugar é dito claramente que humanos podem estar ouvindo áudio capturado pelo serviço de tradução.

Embora a maioria das gravações seja de curta duração, alguns relatórios indicam que também poderiam ser mais longas. A duração da gravação de áudio fornecida para análise pode depender da complexidade da fala ou de outros fatores como coerência, que a IA ainda considera difícil.

No entanto, o fato de que humanos reais possam estar ouvindo gravações de áudio, algumas das quais supostamente bastante íntimas e privadas, é certamente preocupante. Tomando conhecimento do mesmo, Apple e Google suspenderam recentemente o uso de transcritores humanos para seus respectivos Siri e Google Assistant. No entanto, essas empresas tomaram medidas apenas após uma reação severa e persistente que se seguiu a reportagens similares da mídia sobre as práticas das empresas.

O Microsoft Skype ganhou a capacidade de oferecer serviços de tradução em 2015. Isso concedeu aos usuários a capacidade de obter traduções de áudio quase em tempo real durante chamadas de telefone e vídeo. Curiosamente, antes do lançamento do recurso, um artigo muito divulgado elogiou os esforços da Microsoft em usar habilmente IA para construir seu tradutor de linguagem. Inegavelmente, isso criou a forte impressão de que a Microsoft usa predominantemente IA para melhorar o serviço. Embora Microsoft depende amplamente de IA e tem feito grandes incursões na compreensão da fala humana, o aprendizado de máquina é frequentemente ampliado com inteligência e compreensão de humanos reais. Os empreiteiros são responsáveis ​​por preencher as lacunas e ajudar a IA a melhorar seus algoritmos.

Tag Cortana skype janelas