Mesa 19.3 chegará com código aberto OpenGL 4.6 e várias novas extensões Vulkan suportadas por drivers Intel e AMD Radeon

Hardware / Mesa 19.3 chegará com código aberto OpenGL 4.6 e várias novas extensões Vulkan suportadas por drivers Intel e AMD Radeon 3 minutos lidos

Placa gráfica Taichi Variant RX 5000



A próxima atualização trimestral para Mesa 3D Graphics Library, que traz a versão para Mesa 19.3, deve trazer muitos benefícios, incluindo suporte para o OpenGL OpenGL v4.6 mais recente e várias novas extensões Vulkan. A atualização do Mesa 19.3 pode chegar já esta semana, e os especialistas afirmam que é de longe a maior ou mais significativa melhoria antes do final do ano corrente. Os usuários de desktop Linux estão aguardando ansiosamente as adições de componentes críticos à Biblioteca de Gráficos 3D Mesa, visto que a atualização foi severamente desafiada e, portanto, atrasada, devido a bugs de 'bloqueador'.

Mesa 19.3 chega antes do Natal para usuários de desktop Linux:

O Mesa 19.3 pode ter demorado um pouco mais do que o atualização anterior do Mesa 19.2 devido a erros de bloqueio, mas sua chegada é considerada muito importante por usuários de PC desktop que preferem o sistema operacional Linux para jogos. O Mesa 19.3 é uma grande melhoria na Biblioteca de Gráficos para implementações de driver OpenGL / Vulkan.



Existem várias adições e melhorias de recursos, mas os usuários de desktops Linux estão esperando ansiosamente pelo mesmo, simplesmente porque esta atualização trimestral do Mesa3D finalmente tem OpenGL 4.6 para Intel. Além disso, a atualização também inclui o suporte inicial Intel Gen12 / Tiger Lake. Nesta atualização, o Zink foi mesclado para OpenGL no topo do Vulkan. A atualização mais recente deve beneficiar significativamente o novo Raspberry Pi 4 devido às melhorias na maneira como o V3D lida com o OpenGL ES.



A atualização do Mesa 19.3 adicionou o back-end Radeon Vulkan ACO, que deve melhorar significativamente o desempenho dos jogos no Linux. Além dessas melhorias, a atualização mais recente para a Biblioteca de gráficos 3D Mesa inclui várias novas extensões Vulkan suportadas nos drivers Intel e Radeon. Abaixo estão alguns dos destaques no Changelog oficial para a atualização do Mesa 19.3:



  • Suporte a OpenGL 4.6 para drivers Intel i965 / Iris agora que o suporte SPIR-V está instalado.
  • Várias outras extensões OpenGL não essenciais adicionadas a vários drivers.
  • Uma série de novas extensões Vulkan suportadas por Intel ANV e Radeon RADV como KHR_shader_clock, KHR_shader_float_controls, suporte SPIR-V 1.4, Vulkan Memory Model, shader_subgroup_ballot / shader_subgroup_vote e muito mais.
  • Suporte inicial para gráficos Intel Tiger Lake (Gen 12), suporte inicial do kernel no Linux 5.4.
  • O back-end do compilador de shader ACO para Radeon RADV está agora presente para GFX8 por meio do hardware GFX10 Navi. RADV ACO pode ser habilitado com a variável de ambiente “RADV_PERFTEST = aco”.
  • Melhor desempenho do driver Intel Gallium3D a ponto de quase poder substituir o driver i965 uma vez que alguns bugs persistentes sejam resolvidos. Mesa 20.0 é o estágio planejado para trocar os drivers padrão para hardware Broadwell e mais recentes.
  • Melhorias na decodificação de vídeo RadeonSI, como decodificação de 8K para HEVC / H.265 e VP9.
  • Suporte para Navi 14 no driver RadeonSI (RADV tinha suporte em 19.2).
  • Suporte de compilação segura RADV como um novo recurso que está sendo trabalhado pela Valve.
  • O sistema de compilação SCons foi descontinuado para plataformas não Windows com um esforço de abraçar melhor o sistema de compilação Meson no Mesa.
  • O código AMD suporta o uso da nova interface de reset do kernel AMDGPU.
  • O Zink foi fundido para fornecer suporte básico a OpenGL sobre Vulkan no Gallium3D.
  • Melhorias no driver TURNIP Vulkan.
  • Melhor desempenho do APU AMD Radeon.
  • Melhorias no driver Lima Gallium3D junto com o trabalho contínuo no Panfrost para gráficos de código aberto do Mali.
  • Raspberry Pi 4 V3D está quase lidando com OpenGL ES 3.1.
  • Suporte a Nouveau SPIR-V no trabalho para um eventual suporte a OpenCL com Clover.
  • Uma grande limpeza Gallium3D NIR em cuidar do driver RadeonSI para eventualmente habilitar o NIR por padrão e, por sua vez, ativar o OpenGL 4.6 (pendente no Mesa 20.0-devel, mas o NIR ainda não está ativado por padrão).
  • Compute shaders para LLVMpipe e outras melhorias para este rasterizador de software.
  • O cache de disco do shader Mesa agora atende a sistemas de 4+ núcleos modernos.

Mesa 20.0 inclui o driver Gallium3D da Intel para construir por padrão

Se o Mesa 19.3 é empolgante, a próxima grande atualização da Biblioteca de gráficos 3D Mesa é ainda mais. A Intel planeja usar seu novo Driver Gallium3D OpenGL Linux por padrão, na próxima atualização trimestral, que pode ser Mesa 20.0. Com o driver Gallium3D OpenGL Linux incluído automaticamente, os usuários não precisam selecioná-lo manualmente.

A próxima etapa para a Intel pode ser ativar o driver Gallium3D como a seleção de tempo de execução padrão para o hardware compatível. Isso permitiria mais testes antes do congelamento de recursos do Mesa 20.0. No entanto, isso deve acontecer apenas no final do próximo mês, que é janeiro de 2020. Além disso, a versão estável pode chegar no final de fevereiro ou março. Muitos especialistas, incluindo a Intel, esperavam mudar o padrão do próprio Mesa 19.3, mas isso claramente não aconteceu. Ainda assim, o tempo adicional deve garantir a eliminação de regressões funcionais ou de desempenho.