Apple descontinua suporte para bibliotecas OpenGL e OpenCL no anúncio do Mojave

maçã / Apple descontinua suporte para bibliotecas OpenGL e OpenCL no anúncio do Mojave 2 minutos lidos

OS X Diário



macOS 10.14 Mojave foi anunciado hoje, mas Cupertino também ganhou as manchetes quando disse que iria descontinuar o OpenCL e OpenGL. Os engenheiros da Apple vêm promovendo a Metal API como uma plataforma gráfica há algum tempo, com a esperança de que os programadores possam usá-la igualmente em dispositivos iOS e macOS.

Isso pode ajudar a explicar o anúncio repentino. A pilha OpenGL no macOS não foi muito atualizada nos últimos anos. Na verdade, ele começou a ficar seriamente para trás em relação aos avanços upstream publicados nos pacotes oficiais de código aberto OpenGL 4.x.



Alguns usuários esperavam poder oferecer suporte ao Vulkan no futuro, mas a Apple parece ter optado por oferecer suporte apenas à tecnologia Metal específica do fornecedor. Os pacotes de aplicativos baseados em OpenGL e OpenCL que atualmente funcionam no macOS devem continuar a funcionar bem no Mojave em um futuro próximo.



Os engenheiros ainda não definiram uma data para remover completamente o suporte ao driver, e não parece que eles tenham um cronograma oficial para que os usuários finais eliminem o que agora parecem considerar tecnologias legadas.



Ironicamente, os próprios tecnólogos da Apple desenvolveram o OpenCL em primeiro lugar e ele deve continuar a receber suporte para a maioria das outras implementações de software de sistema. Alguns críticos expressaram preocupação com o fato de a Apple se referir a ela como tecnologia legada quando a última versão estável foi lançada há menos de 60 dias.

Cupertino parecia estar adotando uma série de padrões abertos, mas isso marca uma mudança em direção a tecnologias que não funcionariam com equipamentos desenvolvidos por outros fornecedores de hardware. Talvez a influência mais imediata seja sentida pelos desenvolvedores do Safari.

O WebGL depende de padrões abertos semelhantes e, portanto, o Safari precisa de alguns dos pacotes obsoletos para atuar como dependências. Sem esses pacotes, o Safari não seria capaz de renderizar alguns tipos de conteúdo da web, o que colocaria a Apple em uma posição extremamente incomum.



O que os desenvolvedores podem fazer é criar uma pilha inteiramente nova que permita a implantação de WebGL sobre algo como a API Metal, mas os críticos desse tipo de política também expressaram desafios a esse tipo de estratégia, uma vez que parece ser contrário ao - compromissos de fontes.

No momento em que este artigo foi escrito, o OpenGL estava sendo mantido enquanto o OpenCL estava em desenvolvimento ativo.

Tag Notícias da Apple opencl OpenGL