TV vs monitor: o que domina nos jogos

Sempre que você está decidindo uma tela para si mesmo, frequentemente terá que decidir entre comprar uma TV ou um monitor. Esse debate entre TVs e monitores existe há muito tempo e ainda consegue encontrar seu caminho em suas experiências de compra nos dias modernos. É por isso que decidimos deixar as coisas de lado e ajudar as pessoas a obterem conhecimento e melhor compreensão do que devem fazer e o que devem evitar.



O que acontece com as TVs e os monitores é que eles são tão semelhantes em tantas frentes que as pessoas pensam que podem ser trocados entre si sem quaisquer problemas que possam surgir no caminho. No entanto, esse não é o caso, pois eles são inerentemente diferentes um do outro.



Para tornar as coisas mais simples para você, vamos olhar para diferentes aspectos e ver se um monitor seria bom nesse aspecto ou um monitor. Então, vamos dar uma olhada. Para quem deseja comprar o melhor monitor possível, este guia pode ser de grande ajuda.





Tamanho da tela

A primeira coisa é o tamanho da tela que a maioria das pessoas deve observar. O fato é que sempre que as pessoas estão comprando uma TV, a única coisa que elas consideram mais é o tamanho da tela. No entanto, você deve saber que o tamanho da tela não desempenha um papel tão importante. A resolução e o tipo de painel são mais importantes.

Seja qual for o caso, é importante saber que, quando se trata de TVs, você terá algumas opções de tamanho de tela decentes disponíveis. No entanto, a resolução deve ser sempre sua prioridade.

Decidir um vencedor não faria sentido aqui, pois os tamanhos de tela são abundantes aqui. Quer esteja comprando uma TV ou um monitor, você encontrará facilmente um tamanho de tela decente.



Vencedora: Nenhum.

Resolução

A maioria das TVs modernas estão disponíveis em full HD ou 4K. Na verdade, isso acaba limitando as opções. Porque full HD em uma tela enorme não vai ficar bem, o mesmo vale para 4K.

No que diz respeito aos monitores, você também tem a opção de usar monitores de resolução 2K ou QHD. Em seguida, você tem a opção de optar por resoluções UWQHD ou UWFHD que estão disponíveis em monitores ultra-largos 21: 9. A questão aqui é que, desde que você esteja procurando boas opções de resolução, os monitores são o caminho a percorrer.

Além disso, você também pode escolher proporções de aspecto, o que é uma situação ganha-ganha em todas as frentes.

Vencedora: Monitores.

HDR

HDR ou High Dynamic Range é um recurso que passa a ser um dos recursos mais exigidos nos dias modernos. Muitas pessoas estão chamando-o de revolucionário no que diz respeito à fidelidade visual e à qualidade.

A maioria das TVs modernas de ponta vem com esse recurso, e plataformas como a Netflix também oferecem suporte total para ele. Você pode até jogar jogos de console usando HDR se tiver o console adequado e o jogo também for compatível.

Por outro lado, a maioria dos monitores agora vem com suporte para HDR, o que significa apenas que você pode desfrutar de jogos e outros conteúdos em HDR com facilidade.

Vencedora: Nenhum.

Atraso de entrada

O atraso de entrada é um dos maiores problemas que atormentam as TVs há algum tempo. Se você está jogando em um console, comprar uma TV seria uma boa coisa, já que você estaria jogando em um sofá, mas mesmo assim, certifique-se de ter uma TV que vem com algum tipo de modo de jogo que reduzirá o atraso de entrada para um ponto que você conseguiria tocar com facilidade.

Infelizmente, essa tecnologia não funciona bem com jogos de PC, então você precisa conectar um monitor, que vem com um atraso de entrada muito baixo, tornando-o facilmente jogável.

A coisa boa, aqui é que se você tiver um monitor 4K, você pode usá-lo tanto para console quanto para jogos de PC sem ter que se preocupar com qualquer atraso de entrada, uma vez que é quase inexistente.

Vencedora: Monitores.

Tempo de resposta

O tempo de resposta é uma coisa importante que você precisa procurar. Infelizmente, sempre que você for comprar uma TV, você terá que fazer algumas pesquisas para encontrar o tempo de resposta do painel, já que não é algo que está explicitamente mencionado na folha de especificações.

Quanto maior o tempo de resposta, mais perceptível será o fantasma e o atraso de entrada. Por exemplo, se você estiver olhando para um monitor com um painel IPS, ele terá um tempo de resposta realmente baixo de 5 ms ou mais. Porém, em TVs, o painel pode ter um tempo de resposta de 15ms ou mais, o que pode realmente fazer a diferença em várias circunstâncias.

Vencedora: Monitores.

Taxa de atualização

Outra coisa é a taxa de atualização. Um bom monitor de jogos pode chegar a 240 Hz com resolução de 1440p, enquanto uma TV pode fazer 60 Hz na maioria das condições, e se você realmente quiser gastar muito dinheiro, existem algumas TVs que oferecem 120 Hz reais, mas a resolução é limitada a apenas 1080p. Essas TVs podem ser boas para a substituição do monitor, mas apenas se forem mais baratas do que os monitores.

Outra coisa a observar é ter certeza de que a TV de alta taxa de atualização está realmente fornecendo uma taxa de atualização mais alta e não falsa usando interpolação de movimento, que também é conhecido como efeito novela.

No geral, o vencedor aqui é o monitor simplesmente porque você tem tantas opções sempre que pensa em comprar um monitor ou um

Adaptive Sync

A última coisa que veremos é a sincronização adaptativa. Esta é uma tecnologia encontrada principalmente em monitores de jogos disponíveis no mercado.

Atualmente, você tem Free Sync 2.0 da AMD e G-Sync da NVidia como duas das únicas tecnologias dominantes disponíveis no mercado.

Essas tecnologias estão atualmente limitadas apenas a monitores. Se você está se perguntando como eles funcionam, é bastante simples.

Se você estiver obtendo 55 quadros por segundo em um monitor que tem uma taxa de atualização nativa de 100 Hz, o G-Sync ou Free Sync irá diminuir a taxa de atualização do monitor para corresponder à taxa de atualização do jogo que você está jogando. No final das contas, remove qualquer instabilidade ou lag do jogo e permite que você tenha uma experiência mais tranquila.

Vencedora: Monitores

Conclusão

Nem é preciso dizer que tirar uma conclusão aqui não é tão difícil. Claro, as TVs estão ficando cada vez melhores com o passar do tempo, mas se você for comparar uma TV com um monitor, um monitor sempre virá no topo, contanto que a comparação seja para fins de jogo. Além disso, se você estiver interessado em um monitor rápido e esteticamente agradável, recomendamos verificar o Monitor HP Omen 25 144hz.