Como conectar um subwoofer a um amplificador estéreo integrado



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os subwoofers são frequentemente integrados a sistemas de som de home theater para permitir a reprodução de uma faixa mais ampla de frequências. Isso permite que os sistemas de áudio levem em consideração toda a variedade de notas que o sinal da fonte de áudio está enviando. Sem um subwoofer integrado, você pode perder diferentes frequências de som que fazem parte da trilha sonora original e sua experiência auditiva geral pode perder alguns componentes importantes, como as notas graves. Embora essa tecnologia seja mais comumente incorporada em configurações maiores de som surround ou home theater, ela pode ser integrada a amplificadores estéreo para melhorar a qualidade do som também.



Embora o home theater e os receptores AV sejam conectados ao subwoofer com um único cabo de interconexão, os receptores estéreo e pré-amplificadores não têm as mesmas opções de gerenciamento de graves. Os receptores AV, por exemplo, permitem que você direcione as frequências graves para os alto-falantes por meio de um canal que sintoniza as faixas de frequência antes de chegarem à saída. Em uma configuração de amplificador estéreo, um nível mais alto (ou nível de superfície) de conexões é necessário devido a essa falta de gerenciamento interno de graves. Ao conectar uma configuração estéreo, devido aos dois canais, todas as conexões precisarão ser duplicadas.



Alguns subwoofers vêm com amplificadores internos já integrados, mas se o seu não tiver um ou se o seu amplificador interno não for tão forte, você pode optar por integrar um amplificador estéreo separado em seu sistema de som. Se você tiver um amplificador integrado de dois canais ou um receptor estéreo de dois canais sem uma saída de subwoofer RCA para ir para um subwoofer amplificado, este guia mostrará como integrá-lo a um amplificador integrado de dois canais com apenas a saída do alto-falante B . A saída do alto-falante A será conectada aos alto-falantes frontais.



Requisitos de hardware antes de começar

Antes de começar, você precisa verificar o seguinte em seu receptor estéreo de dois canais ou amplificador integrado estéreo de dois canais (como estes ): você deve ter alto-falantes A e B neste dispositivo. Neste guia, a saída do alto-falante A será alimentada na configuração do alto-falante frontal. A saída do alto-falante B é o que usaremos para integrá-lo ao subwoofer integrado do amplificador ativo. Vá para a parte de trás do seu amplificador receptor de dois canais e observe que não há saída de subwoofer visível aqui. Em vez disso, você encontrará a saída do alto-falante A (direita e esquerda) e a saída do alto-falante B (direita e esquerda).

Yamaha R-N402 Receptor de rede de som frente e verso mostrando os botões do alto-falante A + alto-falante B e as saídas do alto-falante A + alto-falante B.

Em seu subwoofer amplificado, em vez de apenas as entradas RCA de baixo nível, você precisará ter entradas de alto nível para conectar os fios dos alto-falantes esquerdo e direito. Vá para a parte de trás do seu subwoofer amplificado e encontre as portas de entrada esquerda e direita de alto nível.



Além disso, o outro equipamento de que você precisará para esta configuração são dois conjuntos de dois fios de alto-falante a cabo.

Depois de garantir que seu equipamento atenda às duas condições acima e de ter os fios dos alto-falantes prontos para uso, você pode prosseguir com as conexões descritas a seguir.

Configuração

  1. Certifique-se de que o subwoofer e o amplificador estéreo estejam desconectados de qualquer fonte de alimentação e desligados.
  2. Conecte as saídas de alto-falante A do receptor de saída de dois canais à configuração do alto-falante frontal.

    Conexões do terminal de entrada do subwoofer alimentado com fios B do alto-falante. Imagem: TeeJay

  3. Pegue um conjunto de fios de alto-falante e conecte-o dos terminais positivo e negativo da saída do lado direito do alto-falante B na parte traseira do receptor do amplificador estéreo de dois canais aos terminais positivo e negativo da entrada de alto nível do lado direito seu subwoofer amplificado. Esteja atento às marcações positivo / negativo e direito / esquerdo e combine-as exatamente. Você pode consertar em fios retos ou usar aqueles com plugues banana para sua facilidade.
  4. Repita a etapa acima com outro conjunto de fios de alto-falante para a saída esquerda do receptor do amplificador estéreo de dois canais e entrada de alto nível do subwoofer amplificado.
  5. Personalização avançada: se você quiser entrar e ajustar seu subwoofer, comece com as seguintes configurações. Para subwoofers de 4 polegadas ou menores, defina a frequência de crossover (usada no filtro passa-baixo intrínseco) para 100 Hz ou acima. Para subwoofers de 5 polegadas ou maiores, use uma frequência de crossover de 80 Hz ou inferior. Esta etapa é opcional. A maioria dos subwoofers vem com uma configuração de base moderada já configurada.
  6. Antes de ligar o sistema, coloque-o em algum lugar próximo à tela de mídia. Uma vez que o subwoofer funciona principalmente para aumentar seus graves e frequências de tom mais baixas, o posicionamento deste sistema de alto-falantes não é tão fundamental para determinar como o som é transmitido. Com frequências de frequência mais altas, você deve prestar atenção à inclinação do alto-falante e ao eco ou retorno potencial para obter o máximo desses tons. Com um subwoofer, no entanto, isso é muito mais simples e seu alto-falante pode ser colocado arbitrariamente em qualquer lugar. Recomendamos mantê-lo próximo à tela e voltado para a direção em que o áudio é necessário.
  7. Conecte seu amplificador a uma fonte de alimentação com o interruptor ainda desligado.

    Conexões de receptor estéreo de dois canais e subwoofer alimentado nas portas do alto-falante B.

  8. Verifique sua fiação uma última vez, conforme explicado nas etapas acima. Certifique-se de que as conexões estejam firmes e corretamente colocadas.
  9. Quando tudo parecer bom para ir, ligue a energia.
  10. Ligue o alto-falante A e observe o som nos alto-falantes frontais. Desligue-o e, em seguida, ligue o alto-falante B e observe os graves no subwoofer. Ligue os dois simultaneamente para obter a saída amplificada de graves completos.
  11. Ajuste o volume do subwoofer para aumentá-lo a um nível em que você possa ouvir as frequências de graves e notas baixas. Se você quiser mais notas graves, aumente ainda mais. Ajuste o botão de volume principal na fala para o volume real e o botão de volume do subwoofer para a pronúncia das frequências graves.

Veredito

Depois de concluir a configuração inicial, você terá que ouvir uma variedade de músicas com diferentes níveis de graves para voltar e ajustar a frequência de cruzamento e o volume do subwoofer. Isso levará um certo tempo para otimizar a maioria das músicas ou sons que você pretende ouvir. As frequências de crossover especificadas no procedimento de configuração anterior são as frequências padrão comuns para integração de subwoofer e amplificador estéreo. Para o seu gosto particular, no entanto, você pode optar por ajustá-los um pouco.

4 minutos lidos