Organizações FOSS iniciam migração de código GitLab

Linux-Unix / Organizações FOSS iniciam migração de código GitLab 2 minutos lidos

GitLab, Inc.



A julgar por postagens recentes de mídia social no Reddit e no YouTube, uma grande migração do GitHub para o GitLab está chegando, já que os especialistas em segurança e privacidade do Linux estão preocupados com uma possível compra do maior host de código-fonte do mundo. Rumores não confirmados até agora pintaram o quadro de uma empresa como a Microsoft potencialmente assumindo o controle do GitHub, com algumas pessoas insinuando que teriam que pagar mais de US $ 2 bilhões em fundos americanos para fazer isso.

Mesmo que esses rumores possam ser falsos, o GitLab parece ser uma opção atraente para aqueles na comunidade de software livre e de código aberto (FOSS). Alguns especialistas acham que o GitLab está mais em contato com as necessidades dos desenvolvedores e, ao mesmo tempo, oferece mais suporte a projetos de código aberto.



Os proponentes do FOSS sentem que esses projetos são mais seguros à medida que mais pessoas estão trabalhando neles para eliminar vulnerabilidades e, ao mesmo tempo, protegem mais a privacidade do usuário, já que explicam claramente tudo o que fazem.



Vários projetos importantes relacionados ao ecossistema Linux já foram movidos para o GitLab. Já em 31 de maio, o GitLab fez um anúncio formal de que o GNOME os usaria para gerenciar mais de 400 projetos de software individuais que compõem todo o ambiente de desktop GNOME.



As equipes de desenvolvimento do Debian abordaram o GitLab em 2017 para encorajá-los a abandonar o Contrato de Licença de Contribuidor padrão da indústria (CLA) em favor de uma licença de Certificado de Origem (DCO) do Desenvolvedor, que é mais amigável ao código aberto. Desde que o GitLab concordou em mudar para um acordo mais libertino baseado em DCO, eles foram capazes de atrair outros projetos que sentem que operar sob o CLA clássico é muito restritivo.

Isso deve continuar a atrair desenvolvedores preocupados com questões de segurança e privacidade do Linux nas próximas semanas, caso alguma organização externa realmente faça uma oferta para anexar o GitHub.

A migração não deve ser muito difícil para aqueles que desejam alternar entre o GitHub e o GitLab. O GitLab foi originalmente escrito em Ruby, como o GitHub, embora algumas partes tenham sido reescritas em Go. No entanto, muitos desenvolvedores se acostumaram a trabalhar com ferramentas git a ponto de poderem trabalhar confortavelmente com qualquer plataforma.



Apesar das preocupações que os desenvolvedores individuais possam ter expressado, o GitHub ainda é o maior repositório de código-fonte do mundo e continuará a hospedar projetos, bem como as atualizações de segurança e desempenho necessárias.

Tag Segurança Linux