Windows 10 de maio de 2020 20H1 v2004 Atualização cumulativa do recurso para permitir que os usuários bloqueiem aplicativos potencialmente indesejados. Veja como ativar e usar o recurso

janelas / Windows 10 de maio de 2020 20H1 v2004 Atualização cumulativa do recurso para permitir que os usuários bloqueiem aplicativos potencialmente indesejados. Veja como ativar e usar o recurso 3 minutos lidos Erro da Windows Store

Windows 10



O sistema operacional Microsoft Windows 10 está prestes a obter a tão esperada atualização cumulativa de recursos de maio de 2020. A atualização do Windows 10 v2004 ou 20H1 inclui vários novos recursos, melhorias de funcionalidade e aprimoramento de estabilidade junto com correções de bugs . Um dos recursos, importante do ponto de vista da segurança, garante a capacidade de impedir a instalação de aplicativos potencialmente não autorizados (PUA).

O recurso era anteriormente disponível apenas no navegador Microsoft Edge . Mas a Microsoft agora expandiu a proteção de aplicativos potencialmente indesejados (PUA) no novo navegador Microsoft Edge para o Windows 10, com a atualização de maio de 2020, versão v2004.



A atualização do Windows 10 de maio de 2020 obtém recurso de bloqueio do PUA:

A Microsoft deve lançar a atualização do Windows 10 de maio de 2020 v2004 ou 20H1 a qualquer momento agora. A nova atualização vem com vários recursos, bem como melhorias. Ele também apresenta uma nova adição ao Windows Defender para impedir a instalação de aplicativos não autorizados.



O Antivírus integrado ou padrão do Microsoft Windows 10, o Windows Defender, pode bloquear aplicativos potencialmente indesejados ou programas potencialmente indesejados, conhecidos como PUAs ou PUPs, por meio de políticas de grupo, Powershell ou até mesmo do registro. No entanto, a Central de Segurança do Windows 10 não ofereceu uma configuração nem bloqueou o software indesejado nativamente. Isso está prestes a mudar na nova atualização.



PUA ou PUP são basicamente aplicativos ocultos ou camuflados que vêm com instaladores de aplicativos genuínos. Isso pode incluir plug-ins, extensões e até mesmo software que estão incluídos em outro aplicativo e não são importantes ou úteis. Na pior das hipóteses, podem ser malware ou plataformas de mineração de dados.



Não é preciso acrescentar que esses PUA ou PUP podem prejudicar a segurança da instalação do Windows 10 e também podem usar recursos excessivamente. Ao habilitar a proteção PUA, o PC deve ser protegido contra aplicativos incluídos em instaladores legítimos. Em sua maioria, são aplicativos de baixa reputação, mas muitas vezes não são classificados como malware. Ainda assim, esses aplicativos podem causar lentidão do sistema, mostrar anúncios intrusivos e exibir comportamentos inesperados.

Como ativar o recurso de bloqueio PUA ou PUP no Windows Defender no Windows 10:

Para habilitar a “Proteção baseada na reputação”, os usuários precisarão seguir as etapas abaixo:

  • Visite o menu Iniciar> Configurações
  • Clique em Atualização e segurança> Segurança do Windows> Controle de aplicativo e navegador
  • Abra as configurações de proteção com base na reputação,
  • Habilite “Bloqueio de aplicativos potencialmente indesejados” e selecione “Bloquear aplicativos” e “Bloquear downloads”.

Selecionar 'Bloquear aplicativos' fará com que o Windows Defender detecte e bloqueie PUAs que os usuários estão baixando ou baixaram para o dispositivo, mesmo se estiverem usando antivírus de terceiros, em vez do aplicativo de segurança do Windows.

Selecionar ‘Bloquear downloads’ fará com que o Windows Defender verifique os PUAs que estão sendo baixados no navegador Microsoft Edge. Esta configuração será sincronizada com o Microsoft Edge estável. Em outras palavras, apenas o edição estável do navegador Microsoft Edge terá o recurso. Não estará disponível com outros navegadores, pelo menos durante a fase de download.

Aliás, o capacidade de bloquear PUA ou PUP era preexistente no novo Navegador Microsoft Edge baseado em Chromium . No momento, os usuários podem ativar a proteção PUA no novo navegador Edge visitando Configurações> Privacidade e serviços> Serviços> Bloquear aplicativos potencialmente indesejados.

Os usuários também podem filtrar o histórico de proteção por recomendações, itens em quarentena e itens bloqueados. Sempre que o Windows Defender bloquear um PUA ou PUP, os usuários do Windows 10 OS receberão uma notificação na Central de Ações que os solicitará que visitem a Segurança do Windows para realizar uma ação. A notificação será a seguinte:

“App & navegador control

Aplicativo potencialmente indesejado encontrado. Para revisar suas opções, vá para Segurança do Windows ”

Clicar em Windows Defender PUA ou Notificação PUP abrirá a Segurança do Windows e oferecerá informações sobre a ameaça e seu nível de gravidade.

Clicar em “Iniciar ações” oferecerá opções para remover, colocar em quarentena e permitir PUA ou PUP no dispositivo. Geralmente, os usuários são recomendados para colocar a ameaça em quarentena e removê-la imediatamente. Se os usuários tiverem certeza sobre o aplicativo, eles podem permitir se não for um PUA de acordo com seu conhecimento.

Tag janelas