Microsoft Edge obtém recurso de bloqueio de aplicativos potencialmente indesejados, veja como ativar o bloqueador de Crapware

Microsoft / Microsoft Edge obtém recurso de bloqueio de aplicativos potencialmente indesejados, veja como ativar o bloqueador de Crapware 3 minutos lidos

Borda de cromo



Novo e lançado recentemente da Microsoft Navegador Edge baseado em Chromium recebeu um recurso interessante e importante. O navegador pode bloquear automaticamente o download e a instalação de ‘Aplicativos potencialmente indesejados’ ou ‘Programas potencialmente indesejados’. O novo Crapware Blocker do Microsoft Edge está disponível em vários programas da Microsoft destinados ao sistema operacional Windows 10.

Um novo recurso, que permanece inativo a menos que os usuários o ativem, foi adicionado ao novo navegador Microsoft Edge . Ele efetivamente alerta e bloqueia programas ou aplicativos potencialmente indesejados ou inseguros que conseguem entrar furtivamente no sistema operacional Windows por meio de várias técnicas que estão operacionais em um site suspeito. O Crapware Blocker é certamente um ótima adição para navegar r e deve ajudar a impulsionar a adoção deste último.



Recurso de bloqueio de Crapware do navegador da Web Microsoft Edge:

Os usuários do Windows 10 OS, que navegam na web usando navegadores, costumam encontrar downloads que não são iniciados intencionalmente. Em outras palavras, alguns aplicativos novos e indesejados são baixados nos telefones e computadores. Agora o Microsoft Edge tem um Bloqueador de Crapware que bloqueia o download de “Aplicativos potencialmente indesejados” ou “Programas potencialmente indesejados” (PUPs). Houve vários casos em que o malware disfarçado de arquivos ou programas legítimos entrou no sistema operacional Windows e depois espalhou vírus e malware no PC da vítima, bem como em outros computadores ou dispositivos conectados à mesma rede.



O Crapware Blocker parece ser um característica nativamente integrada . Em outras palavras, os usuários do navegador Microsoft Edge não terá que baixar e ativar separadamente o mesmo. A propósito, a Microsoft apresentou o bloqueador como um experimento em setembro de 2019 nas versões de ‘Desenvolvimento’ do Microsoft Edge.

Os PUPs são essencialmente aplicativos suspeitos ou de baixa reputação, de acordo com a Microsoft. Os PUPs incluem recursos como adware, barras de ferramentas do navegador, rastreadores, mineradores de criptomoedas e outros materiais indesejados. Esses programas geralmente adquirem permissão de download furtivamente quando os usuários clicam em contratos de licença ou mesmo em áreas da página da web.

Curiosamente, o novo navegador Edge é apenas um dos produtos da Microsoft com esse recurso. Muitos programas de segurança para o sistema operacional Windows 10, incluindo Windows Defender, Google Chrome ou Malwarebytes, oferecem suporte ao bloqueio de programas potencialmente indesejados. Embora cada uma das plataformas funcione de maneira um pouco diferente e possa ter sua própria lista negra, todas elas tentam evitar o download e a instalação acidental de programas ou aplicativos potencialmente inseguros e suspeitos.

Como ativar o Crapware Blocker na versão mais recente do Microsoft Edge Web Browser?

Atualmente, o novo Crapware Blocker está disponível na versão beta do Microsoft Edge e não é habilitado por padrão. Aliás, o recurso está disponível em Versões Beta, Dev e Canary do navegador . A empresa planeja introduzir a versão Stable do recurso no lançamento mais recente do Microsoft Edge Browser em breve. De acordo com alguns relatórios, o recurso de segurança estará disponível na versão estável do Edge baseado em Chromium no final deste mês.

O recurso Crapware Blocker não é ativado por padrão. Veja como você ativa o recurso no Microsoft Edge:

  1. Insira Edge: // settings / privacy na barra de endereço do Microsoft Edge para abrir a página local diretamente. Como alternativa, abra a página Configurações manualmente clicando em Menu (três pontos) e selecionando Configurações> Privacidade e serviços.
  2. Role para baixo até o grupo Serviços na página.
  3. Uma nova entrada marcada “Bloquear aplicativos potencialmente indesejados” está disponível.
  4. Alterne a configuração para a posição 'On'.

Como esperado, o Microsoft Edge verifica todos os downloads em um banco de dados crescente de aplicativos de baixa reputação ou potencialmente inseguros. Downloads ativos de arquivos que estão na lista negra são bloqueados automaticamente. O navegador exibe uma notificação “foi bloqueado como inseguro” para o usuário para indicar por que o download foi interrompido. Os usuários podem facilmente excluir o arquivo parcialmente baixado.

É possível que o banco de dados contenha falsos positivos. Se o usuário tiver certeza sobre o arquivo ou quiser aceitar os riscos, ele pode clicar nos três pontos ao lado do botão excluir para selecionar 'Manter'. Selecionar a opção Manter anula o Bloco e salva o arquivo no sistema local.

Tag Chromium Edge Beira Microsoft