Como monitorar a infraestrutura sem fio da Meraki no Monitor de desempenho de rede

As conexões com fio são rápidas e preferidas ao lidar com servidores ou redes em geral. No entanto, com o passar do tempo, tudo está se tornando sem fio. Os fios estão começando a se tornar um incômodo e todos desejam evitar as dificuldades de uma conexão com fio. Uma rede wi-fi é fácil de configurar e não requer nenhum gerenciamento enorme, como gerenciamento de cabos, que sempre foi um incômodo para engenheiros de rede. No entanto, não importa que tipo de infraestrutura de rede seja, seja com fio ou sem fio, ela precisa ser monitorada. A Cisco Meraki costuma ser a solução preferida quando se trata de configurar uma infraestrutura sem fio. A infraestrutura sem fio da Meraki oferece um sistema de gerenciamento centralizado de onde você pode gerenciar os dispositivos de endpoint de sua rede, como os dispositivos sem fio dedicados.

Resumo NPM Meraki

Quando se trata de monitoramento de rede, nenhuma outra ferramenta chega perto em recursos e interface amigável do que o Solarwinds Network Performance Monitor . Solarwinds é um nome muito grande e fornece uma variedade de ferramentas que muitos administradores de rede, bem como administradores de sistema, usam para monitorar e gerenciar suas respectivas redes / sistemas. Neste guia, passaremos pelo processo de adição de uma organização Meraki ao Solarwinds NPM para fins de monitoramento.

O que você precisa?

Para começar com este guia, você terá que se certificar de que já implantou a ferramenta Network Performance Monitor em sua rede ( baixe aqui ) Se ainda não o fez, pode aprender como fazê-lo visitando o monitore sua rede com NPM artigo em nosso site.

Por que NPM você pode perguntar? Para começar, é sem dúvida um favorito da indústria quando se trata de gerenciamento de rede, com uma ampla variedade de recursos que tornam a tarefa de um administrador de rede muito fácil. Se ainda não estiver satisfeito, talvez um revisão abrangente do NPM vai te convencer. Você também precisará ter acesso à sua conta Meraki como administrador. Depois de implementar a ferramenta em sua rede, você está pronto para começar a monitorar suas redes.

Monitorando a infraestrutura sem fio da Meraki

Ser capaz de monitorar um Cisco Com a infraestrutura sem fio Meraki, você terá que adicionar a organização Meraki como um nó externo ao banco de dados Solarwinds Orion. Cada organização Meraki monitorada pelo Network Performance Monitor usa uma licença de nó.

Veja como adicionar sua organização Meraki ao NPM:

1. Faça login no seu Orion Rede console como administrador.
  2. Depois de fazer login, clique em Configurações e clique no Gerir Nós opção.
  3. Lá, clique no Adicionar um Nó opção de adicionar sua organização como um nó externo.
  4. Escolher Meraki Wireless : FOGO no método de votação. Para redes Meraki, o endereço IP ou nome de host de pesquisa é desabilitado e dashboard.meraki.com é usado como o nome de host padrão.

Chave API

5. Depois disso, forneça o FOGO chave que você gerou no Cisco Meraki Dashboard.
  6. Clique no Obter Organização Lista se você tiver mais de uma organização registrada e selecione-a na lista. Caso você tenha apenas uma organização registrada, ela é selecionada por padrão.
  7. Agora você pode revisar sua chave API, configurações de proxy e organização.
  8. Você também pode alterar o votação intervalo para alterar a frequência com que o status do nó ou as estatísticas monitoradas são atualizadas.

Intervalo de votação

9. Você também pode ajustar quando o status de um nó é alterado de Atenção para Crítico no Alerta Limiares seção.

Limiares de alerta

10. Depois de finalizar tudo, clique em Está bem , Adicionar Nó .

Ver o resumo da organização Meraki

Agora que você adicionou sua organização Meraki como um nó externo, ela está sendo monitorada pelo NPM como um nó de controlador sem fio. Você poderá ver o resumo dos dados monitorados depois que o primeiro for concluído.

Para ver o resumo da organização Meraki que você acabou de adicionar, clique em Meus painéis> Redes> Sem fio . Você pode clicar em um ponto de acesso sem fio para ver informações detalhadas sobre o ponto de acesso específico, como clientes sem fio ativos, etc.

Resumo Meraki

Tag monitor de desempenho de rede 3 minutos lidos