Como monitorar o desempenho da rede usando o NPM?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Entramos em uma era em que tudo, de uma forma ou de outra, está conectado em rede. As redes de computadores são excelentes e tornam a execução de tarefas mais fácil, a menos que não sejam mantidas adequadamente. A integridade da rede de computadores é muito importante, especialmente se você estiver operando uma empresa a partir da rede. Todos nós usamos computadores de última geração em nossa rede e é isso que devemos fazer, no entanto, essa não é a essência da manutenção da rede. PCs de última geração permitem que você execute tarefas que demandam recursos, o que é ótimo, embora haja um ponto-chave que a maioria de nós deixa de perceber. Para garantir que sua rede permaneça íntegra e para evitar tempos de inatividade que costumam ser um desastre, você deve implantar uma ferramenta automatizada que monitorará o desempenho de sua rede.



Monitor de desempenho de rede



Manter uma rede manualmente tornou-se quase impossível agora, se você levar em consideração a complexidade das redes hoje em dia. Por que é que? A resposta é bastante óbvia. Quanto mais tráfego você tiver em seu site, mais difícil será manter sua rede e mantê-la em ótimo desempenho sem as ferramentas necessárias. Este não era o caso quando as redes foram inventadas, já que não havia muitas pessoas navegando na internet todos os dias. Além disso, você também deve considerar o fato de que os dados estão se tornando mais complexos e grandes, o que afeta diretamente sua rede. Portanto, é necessária uma ferramenta automatizada que monitora o desempenho da sua rede e ajuda a gerenciar e responder aos problemas antes que eles tenham um grande impacto. Para isso, usaremos o Monitor de desempenho de rede ferramenta da Solarwinds. Todo engenheiro de TI conhece o Solarwinds e eles não precisam de introdução quando se trata de ferramentas de gerenciamento de rede e sistema. O NPM deve ser o melhor produto de todos os tempos e um dos favoritos do setor, portanto, você está em boas mãos.



Neste artigo, mostraremos como monitorar o desempenho de sua rede usando a ferramenta Network Performance Monitor.

Instalando o Network Performance Monitor

Antes de entrarmos no assunto de monitoramento, você deve implantar a ferramenta NPM em seu sistema. Para baixar a ferramenta, vá para esse link e clique em Download Free Trial se desejar avaliar a ferramenta. Você fará o download do Orion Installer, um utilitário que pode ser usado para baixar e instalar vários produtos Solarwinds como SAM , IPAM , SCM e mais. Depois de terminar o download, siga as instruções abaixo para instalar a ferramenta:

  1. Execute o Orion Installer e espere ele abrir.
  2. Se você deseja avaliar a ferramenta, escolha Leve Instalação que instalará todos os componentes necessários. Caso você queira testá-lo diretamente em seu servidor SQL principal, escolha Padrão Instalação . Você também pode alterar o diretório de instalação clicando em Squeaky toy . Então clique Próximo .

    Orion Installer



  3. No Selecione os produtos página, certifique-se Rede atuação Monitor é selecionado e clique em Próximo .
  4. Depois disso, o instalador fará algumas verificações do sistema. Aguarde a conclusão.

    Verificações do sistema Orion

  5. Aceite o contrato de licença e clique em Próximo .
  6. A instalação começará. Aguarde até que o instalador do Orion conclua a instalação do Monitor de desempenho de rede.
  7. Assim que o assistente de instalação for concluído, o Configuração Mago vai abrir. Clique Próximo para iniciar o assistente de configuração.
  8. No Serviço Configurações página, verifique se os serviços estão marcados e clique em Próximo .
  9. Se você escolheu Padrão Instalação , forneça suas credenciais de banco de dados e clique em Próximo .

    Configurações do banco de dados

  10. Da mesma forma, no Base de dados Conta página, você pode criar uma conta ou fornecer credenciais de conta que o Orion Web Console usará para acessar o banco de dados. Clique Próximo .
  11. Clique Próximo novamente para iniciar o assistente de configuração. Aguarde a conclusão e, uma vez que o assistente foi concluído com sucesso, clique em Terminar .

Descobrindo sua rede

Agora que o Network Performance Monitor foi instalado em seu sistema, você terá que fazer login no Orion Web Console e, em seguida, descobrir sua rede usando o Network Sonar Wizard. Fazer isso é muito simples e veja como fazer:

  1. Depois de fechar o assistente de configuração, você será automaticamente direcionado para a página do Orion Web Console. Se não estiver, você pode acessá-lo facilmente abrindo um navegador da web e digitando ‘ HostnameouIPaddress: Port ’. A porta padrão é 8787 para o Orion Web Console.
  2. Você será solicitado a criar uma senha para o usuário administrador ao acessá-lo pela primeira vez. Faça isso e clique em Salvar e fazer login .

    Criando uma senha

  3. Agora, navegue para Configurações> Descoberta de rede na barra de ferramentas.
  4. Clique em Adicionar nova descoberta para iniciar o Network Sonar Wizard.
  5. Você terá quatro opções para descobrir sua rede, ou seja, um intervalo de endereços IP, sub-redes, endereços IP individuais ou por meio do controlador do Active Directory. Adicione um dos campos fornecidos e clique em Próximo .

    Descoberta de rede

  6. Agora, no Agentes página, selecione a opção fornecida (bastante autoexplicativa) se desejar fazê-lo e clique em Próximo .
  7. Você pode descobrir qualquer VMware ESX ou vCenter hosts em sua rede no Virtualização página. Para adicionar um host, basta clicar Adicionar nova credencial , forneça as credenciais necessárias e acesse Salve  .
  8. Agora, no SNMP página, se você estiver usando algum Strings SNMPv3 , Clique no Adicionar nova credencial botão e forneça as credenciais. Além disso, se você estiver usando SNMPv1 e SNMPv2 sequências de comunidade diferentes de público e privado , adicione-os usando o Adicionar nova credencial opção.

    SNMP Discovery

  9. Depois disso, se você deseja descobrir qualquer dispositivo Windows em sua rede, clique no Adicionar nova credencial botão e forneça as credenciais no janelas página. Então, aperte Próximo .
  10. Para o Monitoramento Configurações painel, se você está descobrindo dispositivos Windows, é recomendável que você use WMI Enquanto o votação método . Deixe o ‘ Configure manualmente o monitoramento após os dispositivos serem descobertos 'Opção selecionada e clique em Próximo .

    Configurações de monitoramento

  11. Dê um nome a esta descoberta no Descoberta Configurações página e clique em Próximo .
  12. Se desejar verificar sua rede mais de uma vez, você pode alterar o Frequência no Descoberta Agendamento página. Uma vez feito isso, clique Descobrir .

Adicionando Dispositivos Descobertos ao NPM

Depois de descobrir sua rede usando o Network Sonar Wizard, você terá que importar os dispositivos descobertos para o NPM. Isso pode ser feito usando o Network Sonar Results Discovery, que abre automaticamente quando o Network Sonar Wizard detecta sua rede. Veja como adicionar seus dispositivos:

  1. Selecione os dispositivos que deseja monitorar e clique em Próximo .

    Resultados da descoberta

  2. Depois disso, selecione o interfaces que você deseja monitorar e clique em Próximo .
  3. Acompanhe com os tipos de volume que deseja monitorar e, em seguida, pressione Próximo novamente.

    Monitoramento de Tipos de Volume

  4. Visualize o resumo de importação e uma vez feito, clique Importar .
  5. Aguarde a conclusão da importação e clique em Terminar no Resultados página.

Comece a monitorar

Agora que você configurou tudo, pode começar a monitorar os dispositivos que adicionou ao NPM. Para fazer isso, basta navegar até Meu painel> NPM . Aqui, você verá o resumo dos dispositivos que adicionou. Pode não ser instantâneo, pois a ferramenta pode levar algum tempo para coletar os dados. Depois de coletar dados suficientes, ele mostrará o desempenho de sua rede e você poderá monitorar facilmente. A ferramenta também exibe alertas nos quais você pode ficar de olho para corrigir problemas causados ​​na rede.

Monitor de desempenho de rede

5 minutos lidos