Como corrigir o erro 1053: O serviço não respondeu à solicitação de início ou controle de maneira oportuna?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Os usuários experimentam a mensagem de erro 1053 que afirma 'O serviço não respondeu à solicitação de início ou controle em tempo hábil'. Essa mensagem de erro é a causa de um tempo limite que ocorre depois que uma solicitação foi iniciada para iniciar um serviço, mas não respondeu na janela de tempo.



Erro 1053: O serviço não respondeu à solicitação de início ou controle em tempo hábil



Existem inúmeras variações da mensagem de erro, desde problemas nos serviços do Windows até serviços personalizados que não podem ser iniciados (incluindo jogos e outros softwares de terceiros). Também encontramos casos em que os desenvolvedores enfrentaram esse problema ao desenvolver seu software personalizado. Aqui neste artigo, examinaremos todas as variações da mensagem de erro e discutiremos o que pode ser feito para resolver o problema de uma vez por todas.



O que causa o erro 1053 no Windows?

Depois de receber os relatórios iniciais dos usuários, iniciamos nossa investigação e examinamos em profundidade todos os módulos envolvidos na mecânica de começar como serviço. Depois de reunir todos os resultados e sincronizá-los com as respostas do usuário, concluímos que o problema ocorreu devido a vários motivos diferentes. Alguns deles estão listados abaixo:

  • Configurações de tempo limite: O Windows, por padrão, tem uma configuração de tempo limite que, se não for atendida pelos aplicativos, os força a abortar e fechar. Se o serviço que você está tentando iniciar demorar muito mais para responder, ele será encerrado. Aqui, podemos alterar a configuração de tempo limite manipulando o registro.
  • Arquivo DLL ausente: Outra instância do erro ocorre quando você tem um arquivo DLL ausente em seu computador, que também é usado por vários outros aplicativos. Se este arquivo DLL estiver em conflito ou não estiver presente, você receberá a mensagem de erro.
  • Arquivos de sistema corrompidos / ausentes: Outro exemplo de por que esse problema ocorre é porque há arquivos de sistema corrompidos ou ausentes em seu computador. Se a própria instalação do Windows não for adequada e tiver problemas, você terá vários problemas, incluindo a mensagem de erro em discussão.
  • Windows desatualizado: A Microsoft reconheceu oficialmente essa mensagem de erro em seu site oficial e até lançou um hotfix temporário para resolver o problema. No entanto, recentemente eles removeram o hotfix e instruíram os usuários a atualizar para a iteração mais recente do Windows.
  • Usando uma versão de lançamento (para desenvolvedores): Se você estiver tentando iniciar serviços em uma compilação de depuração do Windows, provavelmente receberá esta mensagem de erro. As compilações de depuração não são estáveis ​​e não têm todas as funcionalidades em execução em comparação com as compilações de lançamento.
  • Estruturas ausentes (para desenvolvedores): A incompatibilidade de Frameworks também é responsável por causar a mensagem de erro. A caixa na qual você está tentando executar o serviço e seu próprio serviço devem estar na mesma estrutura.
  • Um problema no serviço de banco de dados (para desenvolvedores): Outra instância em que você pode receber essa mensagem de erro é onde há um problema com a configuração do projeto. Os detalhes do servidor devem ser corrigidos para que o serviço não tenha problemas de acesso.
  • Instalação corrompida: Outra instância comum em que você pode receber essa mensagem de erro é quando a instalação do seu aplicativo (que está solicitando o serviço) está um pouco corrompida. A reinstalação ajuda aqui.
  • Configurações de rede ruins: Os serviços se comunicam com sua rede o tempo todo. Se suas configurações de rede não forem boas, os serviços podem não ser capazes de executar suas tarefas e, portanto, causar a mensagem de erro em discussão.
  • Acesso de administrador: O serviço que você está tentando iniciar (ou um terceiro está tentando iniciar) deve ser iniciado como um administrador se estiver consumindo recursos do sistema não destinados ao uso normal.

Antes de prosseguirmos com as soluções, certifique-se de estar conectado como administrador no computador e de ter uma conexão ativa com a Internet. Além disso, siga a solução desde o início e vá descendo de acordo.

Solução 1: Alterar as configurações de tempo limite por meio do registro

A primeira coisa que devemos tentar é alterar as configurações de tempo limite de seus serviços por meio do editor de registro. Sempre que um serviço é solicitado para iniciar, um cronômetro é iniciado com um valor predefinido. Se o serviço não iniciar dentro desse prazo, a mensagem de erro será encaminhada informando isso. Aqui nesta solução, navegaremos até o registro do seu computador e alteraremos o valor. Se não estiver presente, criaremos uma nova chave para ele.



  1. Pressione Windows + R, digite “ regedit ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no editor de registro, navegue até o seguinte caminho de arquivo:
HKEY_LOCAL_MACHINE  SYSTEM  CurrentControlSet  Control 
  1. Agora, procure a chave de ‘ServicesPipeTimeout’. Se já estiver lá, você pode mover para editar diretamente. No entanto, se você não encontrar a entrada, selecione Ao controle , clique com o botão direito em qualquer espaço presente no lado direito da tela e selecione Novo> DWORD

    Criação de uma nova chave de registro

  2. Nomeie a chave como ‘ ServicesPipeTimeout ’E defina o valor como 180000 (Você também pode clicar com o botão direito no valor e clicar Modificar se a opção de definir o valor não veio no seu caso.

    Alterar o valor ‘ServicesPipeTimeout’

  3. Salvar as mudanças e sair. Reiniciar seu computador completamente e tente iniciar o serviço. Verifique se o problema foi resolvido.

Solução 2: Verificar se há corrupção de arquivos do sistema

Outra coisa a tentar antes de passarmos para métodos mais técnicos e avançados é verificar se o sistema está corrompido ou não. Se o seu próprio Windows estiver faltando arquivos e de alguma forma estiver corrompido, alguns módulos importantes podem não funcionar. Como resultado, você receberá a mensagem de erro 1053. Nesta solução, usaremos o verificador de arquivos do sistema do Windows, que verifica toda a estrutura de arquivos do sistema e compara a estrutura com a de uma nova cópia presente online. Se houver alguma discrepância, os arquivos serão substituídos de acordo.

  1. Pressione Windows + S, digite “prompt de comando” na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione Executar como administrador .
  2. Uma vez em um prompt de comando elevado, execute os seguintes comandos um por um e certifique-se de que eles sejam concluídos:
sfc / scannow DISM / Online / Cleanup-Image / RestoreHealth

Verificando arquivos de sistema em busca de corrupções

  1. O último comando corrige quaisquer problemas que o verificador de arquivos do sistema diagnostique ao executar a varredura. Reiniciar seu computador completamente após executar os comandos e verifique se o problema foi resolvido para sempre.

Solução 3: reinstalando o aplicativo (se aplicável)

Outro método útil para erradicar a mensagem de erro 1053 é reinstalar o aplicativo que está solicitando o serviço. Normalmente, os aplicativos de terceiros instalados de uma fonte externa (excluindo a Microsoft Store) podem ter componentes ausentes ou desatualizados que solicitam algum serviço no Windows.

Aqui, o que você pode fazer é navegar até o site oficial e baixar uma nova versão do aplicativo. Depois de desinstalar a versão atual, você pode instalá-la. Aqui está o método para desinstalar um aplicativo do Windows.

  1. Pressione Windows + R, digite “ appwiz.cpl ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no gerenciador de aplicativos, procure o aplicativo, clique com o botão direito sobre ele e selecione Desinstalar .

    Desinstalando o aplicativo

  3. Reinicie o computador e prossiga com o processo de reinstalação.

Solução 4: redefinindo o cache de rede e as configurações

Se você estiver usando um serviço que se conecta à Internet e realiza algum trabalho por lá, é recomendável que você verifique se todos os seus soquetes e outras configurações de rede estão intactos e não causando problemas. Se estiverem, seu serviço pode não conseguir se conectar à Internet para realizar suas tarefas e, portanto, causar dificuldades.

Nesta solução, navegaremos até o prompt de comando como administrador e redefiniremos as configurações de rede a partir daí. Se for bem-sucedido, a mensagem de erro será eliminada.

Nota: Isso apagará todas as configurações personalizadas que você definiu manualmente.

  1. Pressione Windows + R, digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione“ Executar como administrador ”.
  2. Uma vez em um prompt de comando elevado, execute os seguintes comandos um por um:
netsh winsock redefinir ipconfig / renovar

Redefinindo configurações de rede

  1. Após redefinir sua rede, certifique-se de ter acesso à Internet, verificando em seu navegador e veja se o problema foi resolvido.

Solução 5: Obtendo a propriedade do aplicativo

Outro caso raro que encontramos foi não ter a propriedade do aplicativo, fazendo com que o aplicativo não executasse o serviço corretamente. Isso faz sentido, pois se o aplicativo não tiver acesso elevado o suficiente, ele não será capaz de enviar / ler a resposta de / para um serviço (especialmente se for um serviço do sistema). Neste artigo, navegaremos até o executável do aplicativo e, em seguida, alteraremos a propriedade do nosso nome de usuário. Se for bem-sucedido, isso resolverá o problema de obtenção do erro 1053.

  1. Localize o arquivo / pasta do aplicativo. Clique com o botão direito e selecione Propriedades .
  1. Navegue até o Guia “Segurança” e clique em “ Avançado ”Presente na parte inferior da tela, como você pode ver na imagem abaixo.

    Configurações avançadas de segurança

  2. Clique no ' mudança ”Presente na tela anterior. Será bem na frente do valor do proprietário. Aqui, mudaremos o proprietário desta pasta do valor padrão para a conta do seu computador.

    Alteração do proprietário do aplicativo

  3. Agora insira o nome da sua conta de usuário no espaço presente e clique em “ Verificar nomes ” . O Windows listará automaticamente todas as contas que afetam esse nome.

    Verificando nomes viáveis

Se você não conseguir encontrar o nome da sua conta usando este método, pode tentar selecioná-lo manualmente na lista de grupos de usuários disponíveis. Clique em “Advanced” e quando a nova janela aparecer, clique em “Find Now”. Uma lista será preenchida na parte inferior da tela, consistindo de todos os grupos de usuários em seu computador. Selecione sua conta e pressione “OK”. Quando você estiver de volta à janela menor, pressione “OK” novamente.

Procurando nomes de possíveis proprietários

  1. Agora Verifica a linha ' Substitua o proprietário em subcontêineres e objetos ”. Isso garantirá que todas as pastas / arquivos dentro da pasta também mudem de propriedade. Desta forma, você não terá que continuar com todos os processos novamente e novamente para qualquer subdiretório presente. Além disso, também recomendamos que você habilite a opção “ Substitua todas as entradas de permissão do objeto filho por entradas de permissão herdáveis ​​deste objeto ”.
  2. Agora feche a janela Propriedades após clicar em “ Aplique ”E abra-o novamente depois. Navegue até o guia de segurança e clique em “ Avançado ”.
  3. Na janela de permissões, clique em “ Adicionar ”Presente na parte inferior da tela.

    Conta de usuário adicionador para status elevado

  4. Clique em ' Selecione o princípio ”. Uma janela semelhante aparecerá como na etapa 4. Repita a etapa 4 quando isso acontecer. Agora verifique todas as permissões (dando controle total) e pressione “ Está bem ”.
  5. Verifique a linha “ Substitua todas as entradas de permissão do objeto filho por entradas de permissão herdáveis ​​deste objeto ”E pressione Aplicar.
  6. Feche os arquivos e reiniciar seu computador completamente. Agora, tente iniciar o aplicativo e verifique se o problema foi resolvido para sempre.

Solução 6: Atualizando o Windows para a versão mais recente

Outra coisa a tentar é verificar se você tem a versão atualizada do Windows instalada no seu computador ou não. A Microsoft lança atualizações para direcionar as novas mudanças no sistema operacional e para oferecer suporte a recursos adicionais também. Algumas atualizações são de natureza 'crítica' e devem ser instaladas o mais rápido possível. Se alguma dessas atualizações 'críticas' não estiver instalada, você terá problemas.

  1. Pressione Windows + S para iniciar a barra de pesquisa, escreva Atualizar na caixa de diálogo e abra as configurações de atualização.

    Verificando atualizações

  2. Uma vez nas configurações de atualização, clique em Verifique se há atualizações . O computador agora se conectará aos servidores da Microsoft e verá se há alguma atualização disponível. Se houver alguma atualização já destacada, execute-a imediatamente.

Bônus: dicas para desenvolvedores

Se você é um desenvolvedor e está tentando lançar um serviço no Windows, existem centenas de detalhes técnicos que você deve fazer para gerar e obter uma resposta do serviço. Aqui, nesta solução bônus, listaremos algumas das causas mais populares do Erro 1053 no mundo em desenvolvimento e suas soluções.

  • Certificando-se de que o .NET Frameworks está sincronizado: Se o aplicativo / serviço que você está tentando iniciar estiver em outro Framework que não o da máquina de hospedagem, você terá problemas. Certifique-se de que as estruturas estão sincronizadas.
  • Usando Release Build: Os desenvolvedores geralmente tendem a usar o Depurar construir para testar vários serviços e suas operações. No entanto, observou-se que não executar o serviço na versão Release causou vários problemas.
  • Para depurar a inicialização do seu serviço (para obter mais informações), insira o código listado abaixo na parte superior do método OnStart () do seu serviço:
while (! System.Diagnostics.Debugger.IsAttached) Thread.Sleep (100);

O que isso fará é paralisar o serviço para que você possa anexar rapidamente o depurador do Visual Studio por meio de Depurar> Ataque

  • Copie o liberar DLL ou obtenha o arquivo DLL do modo de liberação em vez do modo de Depuração e cole-o na pasta de instalação. Isso resolverá todos os problemas relacionados ao arquivo DLL.
  • Certifique-se de que base de dados que seu serviço / aplicativo está acessando está configurado corretamente. Se houver algum problema com o próprio banco de dados (ou qualquer outra credencial), você receberá a mensagem de erro. Uma boa prática é verificar todos os módulos mais uma vez e certificar-se de que todos os parâmetros e variáveis ​​estão configurados corretamente.
6 minutos lidos