Correção: Falha do driver de vídeo AMD no Windows 10

Visto que a AMD é um dos dois nomes na vanguarda da indústria de GPU, milhões de computadores em todo o mundo usam placas de vídeo AMD para renderizar e manipular gráficos. Como gigante fabricante de GPUs, a AMD envia regularmente atualizações para os drivers AMD que permitem que os computadores usem e se comuniquem com sucesso com as GPUs AMD. Depois que a AMD atualizou seus drivers de GPU para a versão 15.7.1, milhares de usuários da marca começaram a reclamar de uma ampla variedade de problemas diferentes. O principal entre os muitos problemas que os usuários de GPU da AMD começaram a enfrentar após a atualização para a versão 15.7.1 dos drivers de GPU da AMD são um problema em que os usuários afetados encontram uma tela preta quando inicializam seus computadores, e um problema em que os computadores afetados sofrem constantemente falhas no sistema e erros internos de energia.

Os dois problemas mais comuns dos quais os usuários começaram a reclamar após o lançamento da versão 15.7.1 dos drivers de GPU da AMD afetam principalmente os usuários do Windows 10, mas isso não significa que sejam inteiramente exclusivos do Windows 10. Foi confirmado que ambos os problemas só pode ser experimentado na versão 15.7.1 dos drivers de GPU da AMD. Sendo esse o caso, qualquer usuário afetado por qualquer um desses problemas pode resolvê-lo simplesmente voltando para uma versão mais antiga dos drivers de sua GPU AMD. Para fazer isso, você precisa:

1. Abra o Menu Iniciar .
  2. Clique em Configurações > Sistema e navegue para Aplicativos e recursos no painel esquerdo.
  3. No painel direito, localize um aplicativo chamado AMD Catalyst Install Manager , clique com o botão direito nele e clique em Desinstalar .
  4. Confirme a desinstalação e veja o processo de desinstalação até o fim.
  5. Depois que a versão 15.7.1 dos drivers para sua GPU AMD tiver sido desinstalada com êxito, visite o site oficial da AMD e baixe a versão 15.7 dos drivers para sua GPU AMD (ou basicamente qualquer versão mais antiga dos drivers que funcione para você e não cause quaisquer problemas).
  6. Execute a instalação dos drivers e extraia os arquivos para o local desejado, e certifique-se de anotar este local, pois você precisará dele mais tarde.
  7. Clique com o botão direito no Menu Iniciar para abrir o Menu WinX e clique em Gerenciador de Dispositivos . No Gerenciador de Dispositivos , clique duas vezes no Adaptadores de vídeo para expandi-la, clique com o botão direito no adaptador de vídeo genérico que seu computador está usando atualmente ( Tela Microsoft Basic , por exemplo) e clique em Atualizar software de driver ... .
  8. Clique em Procure no meu computador o software de driver , Clique em Squeaky toy… , navegue até o diretório onde você extraiu a versão anterior dos drivers de sua GPU AMD e clique em Está bem uma vez lá.
  9. O assistente de configuração deve encontrar os drivers no local especificado (desde que o local esteja correto) e prosseguir com a instalação desses drivers. Depois que a configuração estiver pronta, reiniciar seu computador e verifique se o problema foi resolvido ou não quando o computador é inicializado.

Se o seu computador for afetado pelo segundo problema (aquele que faz com que os computadores afetados sofram de falhas no sistema e erros internos de energia), você também pode querer Desinstalar um programa chamado Lucid Virty MVP se estiver instalado no seu computador. Lucid Virty MVP está instalado na maioria dos computadores que foram atualizados do Windows 8.1 para o Windows 10.

Se você fizer o downgrade dos drivers de sua GPU AMD para corrigir qualquer um desses dois problemas, pode querer ter certeza de que o Windows não atualiza automaticamente os drivers, algo que o Windows 10 gosta muito de fazer. Para desativar as atualizações automáticas de driver do Windows 10, você precisa:

1. Clique com o botão direito em Este PC e clique em Propriedades .
  2. Clique em Mudar configurações debaixo de Nome do computador, domínio e configurações de grupo de trabalho
  3. Navegue até o Hardware
  4. Clique em Configurações de instalação do dispositivo .
  5. Habilitar a Não, deixe-me escolher o que fazer opção, e habilitar a Nunca instale o software de driver do Windows Update opção sob ele.
  6. Clique em Salvar alterações .
  7. Clique em Aplique .
  8. Clique em Está bem .
  9. Reiniciar o computador.