Overclocking: um guia para iniciantes



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Se você é um jogador médio, ainda vale a pena fazer o overclock do seu sistema? Costumava haver um tempo em que você poderia ganhar uma quantidade significativa de aumento de desempenho fazendo overclock em seu sistema. No entanto, esses dias podem ter passado agora. O overclock passou do domínio do uso prático para algo que os construtores entusiastas fazem para pressionar os limites de seu hardware. Se você está pensando em fazer overclock em seu sistema, há algumas coisas importantes a se manter em mente.



Valor

Se você é novo em overclock, o lugar que você certamente não quer começar é com seus $ 300 + i7, a menos que você tenha dinheiro para gastar. Literalmente, você provavelmente vai superaquecer ou exagerar na voltagem em sua primeira tentativa e cozinhar sua CPU.



Figura 1 Se isso acontecer, você provavelmente deve reconsiderar a construção de seu próprio computador



Se você estiver executando a Intel, procure um Pentium ou i3 barato que esteja desbloqueado. Eu gosto de executar AMD porque eles tendem a ser significativamente mais baratos em comparação com a Intel. O que se traduz em minha carteira chorando muito menos quando eu bagunço alguma coisa. Comecei com um AMD FX-8350, que você pode conseguir por cerca de US $ 100 em Amazonas . Você pode até considerar a compra de um usado no Ebay, mas tenha cuidado, pois o indivíduo que o está vendendo já pode ter tentado fazer um overclock ou deixá-lo superaquecer. O que, se você é novo em overclock, não quer realmente começar com um dispositivo que potencialmente já foi danificado. Dito isso, basta fazer uma pequena pesquisa e economizar algum dinheiro. Ser um entusiasta da construção de PCs só pode ficar mais caro.

Configuração de BIOS

É aqui que a vida pode ficar um pouco assustadora e um tanto intimidante. Suporemos que você já sabe como inicializar na configuração do BIOS em seu dispositivo. Caso contrário, consulte o manual do usuário que acompanha sua placa-mãe.

Figura 2 Dica Dica



O botão que você pressiona para entrar no BIOS varia de acordo com o fabricante da placa-mãe. No entanto, a ideia geral é a mesma em todos os dispositivos baseados em Windows. Com meu Fx-8350 eu comecei originalmente com um Gigabyte GA-990FXA-UD3, entretanto eu não gostava muito da configuração de overclock e mudei para o Asus Sabertooth 990FX. Ambos trabalharam muito bem para overclocking, então muito disso será apenas sua preferência pessoal. No entanto, não escolha uma placa com base apenas em suas habilidades de overclock. Há muitos outros aspectos importantes do conselho que você precisa considerar. Novamente, a pesquisa é fundamental. A configuração geral para a maioria das configurações do BIOS é semelhante. Esta é a aparência de um BIOS do Sabertooth 990FX:

Figura 3 É lindo, não é?

A partir daqui, você entraria no Modo Avançado, que lhe permitirá ajustar os detalhes mais minuciosos. Tudo o que você está procurando inicialmente é alterar a voltagem e a velocidade do clock da CPU. Novamente, eles variam de acordo com a placa-mãe, então realmente leia o manual. Recomendo que a frequência da CPU seja consumida em cerca de .2 a .3 GHZ inicialmente e depois em incrementos de .1 GHZ depois de atingir a estabilidade inicial. A voltagem que eu teria muito mais cuidado aumentando. A placa ASUS tem um bom recurso onde as teclas +/- aumentam e diminuem a tensão em .005V. A ideia principal é usar a voltagem mais baixa enquanto mantém a estabilidade e não frita a CPU. Eu aumentaria a tensão em um incremento cada vez que você falhasse em um teste de estabilidade.

Teste de estabilidade e o grande nêmesis

Depois de definir sua voltagem inicial, você vai querer começar a executar alguns testes de estabilidade em seu sistema. Eles normalmente usam alguma variação de um teste de queima de CPU ou um teste de benchmark. Existem muitas opções gratuitas disponíveis que funcionam muito bem. Mas, antes mesmo de começar, você deve se preparar para o Grande Mal. A temperatura, é claro, é sua principal preocupação ao fazer overclock (junto com o excesso de voltagem). Sua primeira prioridade deve ser encontrar um aplicativo de monitoramento de hardware que mostre as temperaturas de sua CPU. Meu favorito pessoal é CPUID HWMonitor . Em primeiro lugar, é grátis. Em segundo lugar, mostra muitas informações úteis em um formato muito simples de entender.

Figura 4 Aqui está minha leitura atual do meu laptop Alienware.

Você está principalmente preocupado com as temperaturas centrais de qualquer processador que tenha. Se você estiver executando um benchmark que também envolve gráficos, também pode monitorar a temperatura da GPU, embora não deva se preocupar com isso para esses testes. Em seguida, você simplesmente executa o teste que escolheu. Para um teste de CPU direto, eu gosto do Prime95. Ele permite que você execute um teste de tortura e mostrará quando um núcleo falha sem estressar toda a sua construção. A única desvantagem é que pode demorar muito para executar o teste e geralmente não é recomendado usar o computador para outras coisas enquanto o teste está sendo executado. Se um núcleo falhar, você reinicia o sistema, reinicialize no BIOS, aumente a voltagem um incremento e execute o teste novamente. Você continuaria este ciclo até atingir a estabilidade, mantendo um nível confortável de temperatura e voltagem. Com o meu FX-8350, aumentei a freqüência para 4,7 GHz, mas isso estava ultrapassando o limite do que considerava seguro, então diminuí para 4,5 GHz, mantendo em torno de 60-70 graus Celsius sob carga. Isso foi com um refrigerador de água, então se você estiver usando um refrigerador de ar, você deve ter ainda mais cuidado. Geralmente não quero que meu sistema ultrapasse 75 e a maioria das pessoas diria que isso é muito alto. Eu pesquisaria o que outros usuários de overclocking estão mantendo como uma temperatura operacional segura para o seu processador específico. Claro, esteja ciente de que dependendo do seu cooler, ventoinhas, tamanho da caixa e temperatura ambiente, sua temperatura pode variar em alguns graus. Além disso, trocar essas peças (especialmente um refrigerador de líquido por um refrigerador de ar) pode permitir que você impulsione seu sistema ainda mais.

Valeu a pena?

Agora que você fez overclock e tornou seu sistema estável, você vai querer executar alguns benchmarks de desempenho para ver se você realmente teve um aumento no desempenho. Felizmente, você executou alguns antes de fazer o overclock para ter uma comparação. Dependendo de qual benchmark você usa, você também pode ver resultados diferentes. Usei o 3DMark que está disponível no Steam. No entanto, o 3DMark é um benchmark mais centrado graficamente e vi muito pouco aumento no desempenho do CPU. No futuro, eu provavelmente usaria um benchmark de teste de compressão. O benchmark que você escolher usar depende totalmente de você e do motivo do overclock. Eu inicialmente escolhi um graficamente intenso porque estava fazendo overclock na esperança de melhorar o desempenho dos jogos. Supondo que você tenha usado um processador barato para esta execução inicial, agora você pode mudar para um processador mais caro, se necessário.

4 minutos lidos