Hardware / O Threadripper 64C / 128T pode estar nas cartas já que a AMD planeja um lançamento este ano 2 minutos lidos

Threadripper W2990X

Na Computex, no ano passado, a AMD lançou a 2ª geração de processadores Threadripper. O principal processador chamado AMD Threadripper W2990X era um chip de 32 núcleos e tinha 64 threads. Ainda é o maior processador com base na contagem de núcleos brutos. Não ouvimos nada sobre a próxima iteração dos CPUs Threadripper da AMD. No entanto, a AMD anunciou a nova arquitetura Zen 2.0 para os principais CPUs Ryen 3000, APUs. A arquitetura é baseada no processo de 7nm da TSMC.

Parece que a AMD ainda não acabou com o Threadripper. Wccftech relata que a AMD está trabalhando em um processador principal melhor para os processadores Threadripper de 3ª geração. Eles confirmaram que a CPU principal terá 64 núcleos e 128 threads, o que é o dobro do número de núcleos e threads presentes no W2990X. Esses processadores podem ser lançados durante o quarto trimestre do ano em curso, embora não haja certeza de quando a AMD irá anunciar esses processadores.

A AMD também está trabalhando em uma plataforma X599 aprimorada para os próximos processadores Threadripper. O esquema de nomenclatura pode ser controverso, pois a Intel já tem a plataforma X599. A AMD confirmou que irá atualizar o nome da plataforma, embora planeje manter o sufixo '99'.

Os Threadrippers anteriores eram compatíveis com a plataforma X399. No entanto, a AMD apresentou a plataforma X499 para melhor desempenho. O próximo Threadripper pode não ser compatível com plataformas anteriores; no entanto, não podemos dizer nada com certeza neste ponto.

A AMD tem usado o chipset TR4 para Threadrippers; eles podem anunciar um novo soquete para as próximas CPUs. No entanto, os soquetes atuais serão compatíveis com as futuras CPUs e apenas a atualização do BIOS será necessária. Chegando ao processo de fabricação. Os processadores Threadripper de 2ª geração foram baseados no processo FinFET de 12 nm. O Infinity Thread da AMD se juntou aos processadores individuais de 8 núcleos. Desta vez, podemos ver o processo de 7 nm em funcionamento, o que só poderia ser uma possibilidade se a AMD decidir construí-los na arquitetura Zen 2.0.

A Wccftech prevê um preço de $ 2500-3000 $, o que parece plausível e em linha com os preços da AMD até agora. O preço diminuirá a oferta semelhante da linha Xeon da Intel, já que o preço tem sido um ponto forte para os chips Threadripper até agora.

A data de lançamento do quarto trimestre mencionada no relatório da Wccftech parece provável no que diz respeito às tendências, vimos tais lançamentos em agosto. Saberemos com certeza após o anúncio oficial da AMD.

Tag amd Ryzen Threadripper