Como evitar que os usuários executem aplicativos específicos do Windows?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Um computador usado por vários usuários sempre exigirá algumas restrições para melhor uso. Alguns aplicativos podem não ser adequados para crianças ou você pode não querer compartilhar com outros usuários. Em certas situações, você pode querer restringir alguns dos programas em seu computador. O motivo pode estar relacionado à privacidade dos usuários ou para evitar problemas causados ​​pelo uso incorreto dos programas. Neste artigo, mostraremos métodos pelos quais você pode impedir que usuários executem aplicativos específicos.



Impedir que os usuários abram aplicativos do Windows



Nota : Certifique-se de que está fazendo alterações na conta do usuário na qual deseja restringir os programas, e não na conta do administrador. Se você estiver fazendo alterações na conta do administrador, certifique-se de que ferramentas como o Editor do Registro e o Editor de Política de Grupo Local não sejam restritas. Isso ocorre porque você se trancará e perderá o acesso para reverter as alterações.



Impedindo que os usuários executem certos programas

A maioria de vocês já deve conhecer os aplicativos de terceiros que bloqueiam determinados aplicativos e pastas. No entanto, isso também pode ser feito por meio das ferramentas já disponíveis no sistema operacional Windows. Há uma configuração de política, especialmente para esta tarefa específica no Editor de Política de Grupo. Você também pode usar o Editor do Registro e restringir os aplicativos dos usuários padrão.

Método 1: Usando o Editor de Política de Grupo Local

O Editor de Diretiva de Grupo Local é uma ferramenta de administração do Windows que permite aos usuários definir as configurações de seu sistema operacional. Possui duas categorias; configuração do computador e configuração do usuário. A configuração que usaremos neste método pode ser encontrada na categoria de configuração do usuário. Siga o guia abaixo para restringir os aplicativos para o usuário padrão.

No entanto, se você estiver usando o sistema operacional Windows Home, pular este método e tente outros métodos abaixo. Isso ocorre porque o Editor de Política de Grupo não está disponível no Windows Home Edition.



  1. Segure o janelas tecla e pressione R no seu teclado para abrir um Corre diálogo. Tipo ' gpedit.msc ”No campo de texto da caixa Executar e pressione o botão Entrar chave para abrir o Editor de política de grupo local .

    Abrindo o Editor de Política de Grupo Local

  2. Expanda a configuração do usuário e navegue até o seguinte caminho:
    Configuração do usuário  Modelos administrativos  Sistema 

    Navegando até a configuração

  3. Clique duas vezes em “ Não execute aplicativos específicos do Windows ”Configuração e ele será aberto em outra janela. Altere a opção de alternar para ativado e clique no exposição botão.

    Ativando a configuração

  4. Agora adicione nomes executáveis ​​de programas na lista como mostrado na imagem.

    Adicionar nomes executáveis ​​de programas

  5. Clique no Aplicar / Ok botão para salvar as alterações e bloqueará os programas que você adicionou à lista.
  6. Para habilitar esses programas de volta, basta alterar a opção de alternar de volta para Não configurado ou Desativado .

Método 2: Usando o Editor do Registro

O Editor do Registro é uma ferramenta gráfica que os usuários autorizados podem usar para visualizar e fazer alterações no registro do Windows. Ele contém quase todas as informações sobre o computador. Nesse método, o usuário terá que criar chaves e valores ausentes para que a configuração funcione. Também recomendamos aos usuários, sempre criar um backup do registro antes de fazer qualquer alteração. Verifique as etapas abaixo e aplique-as para restringir os aplicativos para o usuário padrão.

  1. Segure o janelas tecla e pressione R no seu teclado para abrir um Corre diálogo. Tipo ' regedit ”No campo de texto da caixa Executar e pressione o botão Entrar chave para abrir Editor de registro . Se solicitado por UAC (Controle de conta de usuário) e, em seguida, clique no sim botão.

    Abrindo o Editor do Registro

  2. No Editor do Registro, navegue até o seguinte caminho de chave:
    HKEY_CURRENT_USER  Software  Microsoft  Windows  CurrentVersion  Policies  Explorer
  3. Crie um novo valor sob o Explorador chave clicando com o botão direito no painel direito e escolhendo Novo> Valor DWORD (32 bits) . Nomeie este valor como “ DisallowRun '

    Criação de um novo valor

  4. Clique duas vezes no DisallowRun valor e definir os dados do valor como 1 .

    Ativando o valor

  5. Agora crie outra chave sob o Explorador tecla clicando com o botão direito nela e escolhendo a Novo> Chave opção. Nomeie esta chave como “ DisallowRun '

    Criar uma nova chave

  6. Dentro desta chave, crie um novo valor clicando com o botão direito no painel direito e escolhendo Novo> Valor da string . Você pode nomear os valores na forma numérica, começando com 1 .
    Nota : O segundo valor terá o nome como 2 , o terceiro valor terá como 3 , e assim por diante.

    Criação de valores para programas

  7. Abra o valor 1 e adicione o valor da string como o nome executável do programa. No nosso caso, estamos bloqueando o bloco de notas, então digitamos “ notepad.exe ' iniciar.

    Adicionando os nomes executáveis ​​de programas em cada valor

  8. Finalmente, depois de definir todas as configurações, certifique-se de reiniciar seu sistema para aplicar as mudanças.
  9. Para habilitar os programas de volta em seu sistema, você precisa remover o nomes executáveis em valores de string ou excluir os valores do Registro.

Método 3: usando o bloqueador de programa

Existem muitos programas de terceiros na Internet que você pode usar para restringir aplicativos. Eles simplesmente bloquearão os aplicativos e os protegerão com senha. Cada bloqueador de programa terá uma função e função diferentes. Estaremos usando o software Program Blocker neste método para demonstrar a ideia de como ele funciona. Verifique o guia abaixo:

  1. Abra seu navegador e baixar a Bloqueador de programa . Abra o programa usando o WinRAR programa. No início, ele vai pedir para você criar um novo senha para o bloqueador de programa.

    Baixando o aplicativo

  2. Depois disso, clique no Aplicativos de bloqueio botão no Bloqueador de programas.

    Clicar no botão Bloquear aplicativos

  3. Procure o aplicativo que você deseja bloquear no Aplicações Comuns Lista. Você também pode encontrar o executável do programa que deseja bloquear clicando no botão Adicionar novo botão.
  4. Uma vez selecionado, clique no Seta botão para movê-lo para a caixa certa e, em seguida, clique no Salve  botão para salvar as alterações.

    Bloqueando os programas selecionados

  5. Isso restringirá o aplicativo dos usuários e só pode ser aberto fornecendo a senha que você definiu para o bloqueador de programa.
  6. Para desbloquear do aplicativo, basta abrir o Bloqueador de Programas e clicar no botão Aplicativos de bloqueio botão. Agora selecione o aplicativo e clique no Retirar botão.
Tag janelas 4 minutos lidos