Correção: sua pasta não pode ser compartilhada no Windows 10

Alguns usuários relataram o ' Sua pasta não pode ser compartilhada 'mensagem de erro no Windows 10. Isso pode ser causado por vários fatores, incluindo o antivírus de terceiros, as configurações de compartilhamento do sistema, etc. O compartilhamento de arquivos sempre foi um dos grandes recursos do Windows 10. O compartilhamento de arquivos em uma rede pode ser realmente útil e devido ao recurso de compartilhamento de arquivos, você não terá o trabalho de procurar um aplicativo para esse fim.

Sua pasta não pode ser compartilhada

No entanto, existem alguns cenários em que você deve enfrentar problemas ao compartilhar um arquivo ou pasta em uma rede. Em alguns casos, a mensagem de erro pode ser um falso positivo, o que significa que a pasta foi compartilhada; no entanto, a mensagem de erro apenas será exibida. No entanto, isso não é o que está fadado a acontecer todas as vezes, pois em alguns casos, você realmente tem um problema. Você pode resolver isso examinando as soluções abaixo.

O que causa o erro ‘Sua pasta não pode ser compartilhada’ no Windows 10?

Bem, se o referido problema cercou você enquanto compartilhava um arquivo ou pasta em uma rede local, pode ser devido às seguintes razões -

• Seu antivírus de terceiros: Em vários casos, o problema pode ser causado pelo antivírus de terceiros que você instalou no sistema. Os antivírus são conhecidos por impor certas restrições e esse erro pode ser apenas devido a isso.
  • Configurações de compartilhamento de arquivos: Outro fator que pode causar a referida mensagem de erro são as configurações avançadas de compartilhamento de arquivos. A conta de usuário que você está usando pode não ter permissão para compartilhar a pasta com todos, o que pode causar o erro.

Para poder compartilhar arquivos ou pastas em uma rede novamente com sucesso, você pode implementar as soluções fornecidas abaixo e ver se elas funcionam para você. Além disso, uma conta de administrador é necessária ao implementar as soluções, portanto, certifique-se de estar conectado como administrador.

Solução 1: desative o antivírus de terceiros

Bem, se você estiver usando um antivírus de terceiros em seu sistema, então essa pode ser a origem do problema. A maioria dos antivírus é conhecida por impor certas restrições ao seu sistema que o impedem de utilizar certos recursos do Windows. Portanto, antes de implementar as soluções fornecidas abaixo, certifique-se de que seu antivírus de terceiros está desligado. Se ainda não resolver o seu problema, você pode acessar as outras soluções fornecidas abaixo.

Desativando antivírus de terceiros

Solução 2: alterando usuários de pasta compartilhada

Em alguns casos, o problema pode ser causado pelos usuários com os quais você está compartilhando a pasta. Nesse caso, você terá que alterar os usuários que têm permissão para ver a pasta compartilhada. Isso pode ser feito da seguinte maneira:

1. Vá para onde a pasta que você deseja compartilhar está armazenada.
  2. Clique com o botão direito na pasta e selecione Propriedades .
  3. Mudar para o Compartilhando guia e clique em Compartilhamento avançado .

Propriedades da pasta

4. Verifica a ' Compartilhe essa pasta 'E clique em Permissões .
  5. Destaque os usuários com os quais deseja compartilhar e certifique-se de que Controlo total caixa está marcada.

Alterar as permissões dos usuários permitidos

6. Clique Aplique e então bateu Está bem .
  7. Caso você tenha a opção de compartilhamento protegido por senha habilitada, clique em Adicionar e depois vá para Avançado .
  8. Clique Encontre agora e então realce os usuários com os quais deseja compartilhar a pasta.

Seleção de usuários autorizados

Solução 3: desative o compartilhamento protegido por senha

Alguns de nós gostam de compartilhar nossas pastas usando proteção por senha; no entanto, em alguns casos, isso pode causar certos problemas. Portanto, se este caso for aplicável a você, você terá que desativar a opção de compartilhamento protegido por senha e, em seguida, ver se ela corrige o problema. Veja como fazer:

1. Vou ao Menu Iniciar e abra o Painel de controle .
  2. Depois, vá para Centro de rede e compartilhamento .
  3. No lado esquerdo, clique em ‘ Alterar configurações de compartilhamento avançadas '.
  4. Role para baixo e clique na seta para baixo para Todas as redes .
  5. Verifica a ' Desative o compartilhamento protegido por senha 'Opção.

Desativando o compartilhamento protegido por senha

6. Clique Salvar alterações .
  7. Veja se isso corrige o problema.

Solução 4: renomeando pastas

Em certos casos, o erro é corrigido simplesmente renomeando a pasta. Portanto, nesta etapa, mostraremos o método para renomear uma pasta e há duas maneiras de corrigir esse erro específico renomeando. Você pode renomeá-lo no PC ou copiá-lo para uma unidade flash, renomeá-lo e colá-lo novamente. Para renomear:

1. Clique com o botão direito na pasta que deseja renomear.
  2. Selecione “Renomear”, digite o novo nome do arquivo e pressione enter.

Selecionando Renomear

3. Verifique se o problema persiste.