Como identificar arquivos e diretórios compartilhados no OneDrive?



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Em uma rede, há várias coisas que são compartilhadas e utilizadas pelos funcionários. Isso inclui recursos de rede, bem como arquivos que estão sendo trabalhados em conjunto por uma equipe. O armazenamento em nuvem é uma das tecnologias mais usadas atualmente. Em vez de ter que comprar hardware físico, você pode simplesmente ter um sistema em nuvem que pode ser acessado em qualquer lugar da rede por qualquer pessoa com as credenciais necessárias.



OneDrive é um serviço de hospedagem de arquivos na nuvem que oferece a possibilidade de armazenar pastas e arquivos na nuvem. Usando o OneDrive, você pode facilmente compartilhar diretórios ou arquivos específicos com outros usuários para que eles também tenham acesso a eles. Isso pode ser muito útil em uma rede onde há diferentes pessoas trabalhando no mesmo projeto. Muitas vezes, você terá que verificar os arquivos e pastas compartilhados apenas para verificar se nada confidencial está sendo compartilhado com pessoas que não têm permissão para visualizá-lo.



Solarwinds Access Rights Manager



Isso é algo que pode ser feito facilmente por meio de um software de gerenciamento de acesso . Ter um software gerenciador de direitos de acesso hoje em dia é muito importante, considerando o quão grandes e complexas as redes se tornaram. Existem muitos usuários que devem ser gerenciados manualmente e é por isso que os administradores de TI precisam procurar uma ferramenta ARM que os ajude a gerenciar as permissões de usuário de forma mais eficiente.

Baixando o Solarwinds Access Rights Manager

Encontrar o software de gerenciamento de acesso certo pode ser difícil porque há muitos disponíveis na Internet atualmente. Sempre que você for para essas ferramentas, tente ir para um produto desenvolvido por uma empresa renomada. Dessa forma, você provavelmente obterá um ótimo produto para si mesmo. É exatamente por isso que usaremos o Solarwinds Access Rights Manager ( baixe aqui ) neste guia. A Solarwinds é uma empresa muito reconhecida no que diz respeito à gestão de sistemas e redes. A maioria de seus produtos é de primeira linha e os favoritos do setor, assim como o Access Rights Manager.

O Access Rights Manager simplifica sua abordagem de direitos de acesso por meio de uma IU intuitiva, onde você pode visualizar os direitos de permissão de todos os usuários e grupos. Você pode gerenciar e auditar facilmente os direitos de acesso por meio da interface amigável em seu Active Directory e muito mais. Você também pode ver as alterações de direitos de acesso que foram feitas em seu Active Directory e, melhor ainda, poderá ver quais alterações foram feitas por quem e quando.



Estaremos usando a ferramenta neste guia conforme mencionado anteriormente, portanto, certifique-se de baixar o software do link fornecido. Você pode baixar a versão gratuita para testar o produto por si mesmo, se desejar, que dura 30 dias e é totalmente funcional. O processo de instalação é muito simples e fácil. Você será solicitado a escolher um tipo de instalação. Se você deseja usar um servidor SQL existente, vá para a Instalação Avançada, caso contrário, a Instalação Expressa é o caminho a seguir, pois inclui todos os componentes necessários para o produto.

Configurando o Access Rights Manager

Depois de instalar a ferramenta ARM em seu sistema, você terá que configurá-la antes de estar pronta para uso. O processo de configuração envolve o fornecimento de credenciais do Active Directory que serão usadas pela ferramenta para visualizá-lo, criando um banco de dados, alterando as configurações do RabbitMQ e muito mais. Depois de concluir o primeiro assistente, há um segundo assistente que aparece conhecido como Scan Wizard. Aqui, seu ambiente será varrido para que o Access Rights Manager tenha todos os dados necessários antes de começar a exibi-los.

Portanto, sem mais delongas, vamos começar.

  1. Ao executar a ferramenta ARM pela primeira vez, você será levado automaticamente para o Assistente de configuração.
  2. Faça login como o usuário que instalou a ferramenta no sistema na página de login.
  3. Depois disso, no Active Directory página, forneça as credenciais AD que serão usadas para acessar o Active Directory pela ferramenta ARM.

    Credenciais do Active Directory

  4. Na próxima página, forneça o Servidor SQL detalhes e escolha um método de autenticação.
  5. Então, no Base de dados página, você pode escolher usar um banco de dados existente ou criar um novo.

    Banco de dados ARM

  6. Depois disso, no Componentes da Web página, você pode especificar um servidor onde os componentes da web devem ser executados. Recomenda-se executar os componentes da web no próprio servidor ARM.
  7. Então, você pode mudar o RabbitMQ configurações na próxima página, se desejar. No entanto, é recomendável usar os valores padrão.

    Configurações do RabbitMQ

  8. Uma visão geral de suas configurações até agora será mostrada no Salve  página. Vá até as configurações e clique no Salvar configuração botão.
  9. Isso reiniciará o servidor ARM e, em seguida, será mostrada a mensagem Servidor não conectado, o que está correto e é completamente normal. Você não tem que se preocupar.
  10. Depois disso, o Varredura assistente irá iniciar.
  11. No Active Directory página aqui, forneça as credenciais que serão usadas para verificar o AD e o servidor de arquivos. Além disso, selecione o domínio de onde vem a conta fornecida.

    Credenciais de verificação do Active Directory

  12. Selecione o domínio a ser verificado no Domínio página e clique em Próximo.
  13. Forneça os detalhes do servidor de arquivos e clique em Próximo.
  14. As configurações de digitalização serão mostradas no Inicia escaneamento página. Depois de revisado, clique na página Iniciar digitalização para iniciar a digitalização.

    Configurações de digitalização

Localizando arquivos e diretórios compartilhados no OneDrive

Agora que você concluiu a instalação e configuração do Access Rights Manager em seu sistema, é hora de entrarmos no tópico principal, ou seja, identificar arquivos e diretórios compartilhados no OneDrive. Isso pode ser feito facilmente por meio da IU intuitiva do Solarwinds Access Rights Manager.

As vantagens de um sistema em nuvem como o OneDrive são bastante óbvias, pois vários funcionários podem trabalhar nos mesmos arquivos com conveniência. O ARM mostrará quais usuários compartilharam quais arquivos e pastas com quem.

  1. Vou ao Recursos página.
  2. Então, expanda o OneDrive categoria.
  3. Navegue pela estrutura do OneDrive para ver quais usuários têm permissões sobre os arquivos e pastas.

    Ver as permissões de usuário do OneDrive

  4. Se você deseja ver os arquivos compartilhados externamente, digite Externo na barra de pesquisa e clique no resultado desejado em Contas OneDrive.

    Visualizando Arquivos Internos e Externos

  5. Caso deseje visualizar arquivos e pastas compartilhados internamente na organização, digite interno na barra de pesquisa e, em seguida, clique no resultado em Contas OneDrive.
  6. Em cada caso, o Access Rights Manager abrirá um cenário que mostra arquivos e pastas compartilhados externa e internamente, respectivamente.
Tag gerenciador de direitos de acesso 4 minutos lidos