Hardware / Os resultados do benchmark da placa de vídeo Intel Xe DG1 indicam que é mais rápido que todos os iGPUs, mas mais lento que o orçamento GPUs AMD e NVIDIA 2 minutos lidos

Intel HD Graphics

o GPU Intel Xe DG1 tem aparecido online há algum tempo. A última aparição nos resultados de benchmarking reafirma o suposições anteriormente realizadas sobre o desempenho de nível básico . Como é evidente a partir dos resultados, a ainda não anunciada GPU discreta da Intel supera todas as GPUs integradas ou onboard, mas fica aquém até dos chips gráficos mais básicos ou baratos da NVIDIA ou AMD.

A primeira placa de vídeo discreta da Intel embalando a GPU Xe DG1 foi comparada no 3DMark. A GPU Xe DG1 oferece desempenho que supera todas as GPUs ou iGPUs integradas existentes, mas não corresponde nem mesmo às placas gráficas discretas de nível básico dos concorrentes.

Os resultados do benchmarking de GPUs discretas Intel Xe DG1 indicam desempenho de nível muito básico:

A GPU discreta Intel Xe DG1 para laptops foi identificada em um benchmark Fire Strike. Curiosamente, não há especificações mencionadas no resultado do benchmark que vazou. No entanto, a GPU Xe foi comparada com o Core i9-9900K. Desde os 9º-Gen Intel Core i9-9900K não apresenta nenhuma GPU Xe onboard, é bastante óbvio que a placa de teste composta por uma GPU Xe DG1 discreta que deve ser apresentada em produtos de mobilidade.

Em termos de desempenho, a placa de vídeo baseada em GPU Intel Xe DG1 marcou 5960 pontos. As pontuações são quase idênticas às da NVIDIA GeForce GTX 950. No entanto, uma comparação mais realista seria com a NVIDIA GeForce GTX 680. Comparando a GPU Intel XE DG1 com produtos da AMD, a oferta da Intel fica abaixo da linha Polaris da AMD. A pontuação do AMD Radeon RX 560 é 200-300 pontos a mais do que a GPU Xe DG1.

[Crédito da imagem: WCCFTech]

Conforme relatado anteriormente, o a primeira geração de soluções gráficas discretas da Intel seria para sistemas básicos . Os últimos resultados de benchmarking apenas afirmam o mesmo. Os resultados devem oferecer alguma ideia sobre o que esperar de uma versão mais otimizada da GPU Xe DG1, que será embarcada em notebooks e laptops. Os dispositivos de computação portátil com GPU discreta Intel Xe DG1 devem chegar no quarto trimestre de 2020.

É importante observar que todas as placas gráficas Xe DG1 são unidades de teste ou SDV (veículos de desenvolvimento de software). Basicamente, isso significa que as GPUs não serão lançadas no varejo. Em outras palavras, a GPU Intel Xe DG1 é principalmente uma GPU de mobilidade. Essas soluções gráficas de nível básico presumivelmente serão iGPUs em laptops ou uma GPU integrada nas CPUs Tiger Lake da Intel.

A Intel planeja entrar no mercado de iGPU e competir com produtos básicos da NVIDIA e da AMD?

Com base no relatórios anteriores e os resultados de benchmarking , é bem provável que A Intel está planejando entrar no mercado iGPU, e pode estar começando na parte inferior. Isso significa que o primeiro iGPU da Intel competirá com as GPUs de laptop convencionais da AMD e NVIDIA. Isso deve dar à Intel bastante tempo e experiência para construir a segunda geração ou GPUs Xe DG2, que devem ter um desempenho significativamente melhor do que a primeira geração.

O principal concorrente da Intel seria a GPU AMD Vega, que foi refinada no Nó de Processo de 7 nm para APUs de mobilidade Renoir Ryzen Série 4000 que são baseadas na arquitetura ZEN 2. Por outro lado, a Intel também competirá contra a linha MX de iGPUs básicos da NVIDIA que são baseados na Arquitetura Pascal, com uma linha baseada na Arquitetura de Turing em desenvolvimento.

Tag intel