Intel Sapphire Rapids construído em 10nm +++ Node, Pack 56 Performance Core, 64GB DDR5 RAM, segurança aprimorada e ganhos maciços de IPC, afirma vazamento

Hardware / Intel Sapphire Rapids construído em 10nm +++ Node, Pack 56 Performance Core, 64GB DDR5 RAM, segurança aprimorada e ganhos maciços de IPC, afirma vazamento 2 minutos lidos

Intel



Espera-se que as futuras CPUs Intel Xeon ofereçam um grande salto de desempenho em relação à geração atual de CPUs Ice Lake. A próxima geração de processadores de grau de servidor da Intel deve chegar no próximo ano com 56 núcleos e 64 GB de memória HBM2. A Intel está prometendo um perfil de segurança significativamente aprimorado, bem como ganhos substanciais em IPC em comparação com a geração atual de CPUs para servidor. O uso da nova arquitetura central e do design MCM desempenha um papel importante.

Os próximos Intel Sapphire Rapids, que deverão suceder as CPUs Ice Lake, são aparentemente baseados no novo design MCM (Módulo Multi-Chip). Essas novas CPUs irão suportar a próxima geração de memória de computador, assim como o PCIe 5.0, afirma um novo vazamento massivo sobre esses processadores que funcionarão principalmente em Data Centers de empresas da web.



Especificações e recursos das CPUs Intel Sapphire Rapids:

A Intel confirmou o lançamento de sua próxima CPU Sapphire Rapids em seu Architecture Day 2020. A próxima geração de CPUs terá suporte para memória DDR5 e PCIe 5.0. A Intel insiste que esses novos chips são de fato um chip de data center de “próxima geração” com a adição da interconexão CXL 1.1.

É importante observar que a Intel pode alterar alguns recursos e as plataformas que as CPUs suportam. De acordo com o último vazamento, esses processadores Intel de próxima geração de nível de servidor seriam fabricados no processo 10nm +++ SuperFin Enhanced. A propósito, as CPUs Ice Lake atualmente disponíveis são fabricadas no nó de fabricação padrão de 10 nm.

Além disso, as novas CPUs usam TME, que significa Total Memory Encryption. TME é um projeto arquitetônico que criptografa a memória completamente. Isso significa que mesmo os despejos de dados brutos de RAM seriam inúteis, pois os dados seriam completamente criptografados. Mesmo o CPUs Intel Tiger Lake , que são fabricados no nó de fabricação padrão de 10 nm, têm o recurso TME.

Chegando ao design MCM, o Intel Sapphire Rapids terá 4 blocos de CPU com 14 núcleos cada. Os 56 núcleos em uma CPU parecem bastante estranhos, e isso ocorre porque os rumores indicam que um único núcleo em cada bloco seria desativado intencionalmente. Se o rendimento por wafer de silício melhorar, as CPUs Intel Sapphire Rapids apresentariam um total de 60 núcleos ou talvez até mais. As CPUs Intel Sapphire Rapids incluiriam núcleos baseados na arquitetura Golden Cove, que deveria oferecer um grande impulso no IPC.

As CPUs Intel Sapphire Rapids irão compactar 4 pilhas HBM2 com memória máxima de 64 GB, o que se traduz em 16 GB por pilha. Por se tratar de RAM DDR5, as empresas que compram essas CPUs podem esperar que a largura de banda total chegue a 1 TB / s. Aliás, RAM DDR5 pode atingir uma frequência de 4800 MHz .

De acordo com o vazamento, o HBM2 e o GDDR5 serão capazes de trabalhar juntos nos modos simples, cache / 2LM e híbrido. Especialistas afirmam que a distância reduzida entre a CPU e a RAM DDR5 seria bastante benéfica para certas cargas de trabalho. Os compradores podem esperar que as próximas CPUs para servidor Intel tenham 80 pistas PCIe 5.0 nas CPUs topo de linha ou principais, e até 64 pistas no restante dos SKUs. Eles seriam divididos por 8 canais por CPU. Toda a CPU Intel Sapphire Rapids apresentaria um perfil TDP bastante alto de 400W.

Tag intel