Hardware / Lançadas CPUs da plataforma Intel EVO de 11ª geração baseadas em Tiger Lake de 10 nm para laptops Thin-N-Light 3 minutos lidos

Intel

A Intel lançou oficialmente sua nova linha de CPUs destinadas a laptops leves e dispositivos de computação móvel multiformatos finos. Os 11º-A plataforma Gen Intel EVO é baseada no CPUs Tiger Lake e pacotes dos mais recentes núcleos Willow Cove que são fabricados no processo de fabricação SuperFin de 10 nm recentemente aperfeiçoado . Essas novas CPUs Intel para notebooks com designs finos e leves também trazem os mais recentes Gen12 Intel Vehicle Graphics .

A Intel revelou oficialmente o SOC focado em PC móvel de próxima geração amplamente antecipado. Com o codinome anterior de CPUs Tiger Lake, são os novos 11ºProcessadores Intel Core de geração. A propósito, a Intel escolheu uma marca de arquitetura de plataforma de PC totalmente nova, a EVO, à qual esses novos processadores pertencem. A empresa também divulgou um novo logotipo para a marca. A nova marca marca a terceira transição de marca na história expansiva da Intel.

O Intel 11º-As CPUs da plataforma Gen EVO são SoC completo, não apenas processadores para laptops ultraleves e finos:

A Intel aposta alto no 11º-Gen EVO Platform of System on a Chip (SoC) que é essencialmente CPUs Tiger Lake, Intel Xe iGPU e outros componentes críticos, que podem incluir RAM e memória também. Com a nova geração de processadores, a Intel adotou uma abordagem um pouco diferente e mais alinhada com o segmento de smartphones. Esses novos SoC da Intel devem ser capazes de criar um nicho para si próprios e devem competir contra os futuros 7nm AMD Cezanne Ryzen 5000 APUs que carregam o ZEN 3 Cores, mas ainda carregam o chip gráfico Vega mais antigo.

No coração desses SoCs, está um novo núcleo de CPU baseado na arquitetura Willow Cove da empresa. Os novos SoCs são um grande salto evolutivo para a Intel porque contêm não apenas núcleos de CPU baseados em uma nova arquitetura, mas também Chips gráficos Xe Iris da própria Intel que a empresa foi desenvolvendo por algum tempo . A propósito, Willow Cove, bem como o núcleo de GPU Iris Xe totalmente novo, são ambos distintos porque estão sendo construídos usando o processo de fabricação de 10 nm de segunda geração da empresa. Além disso, eles são os primeiros a aproveitar as vantagens de uma nova arquitetura de transistor que a Intel está chamando de SuperFin de 10 nm.

De acordo com os próprios benchmarks da Intel, a melhoria de desempenho para 11º-Gen Core EVO varia de cerca de 20 por cento na produtividade do escritório a quase 270 por cento em tarefas de edição de vídeo em ambas as plataformas. A Intel também está reivindicando uma melhoria de desempenho 2X em relação às soluções gráficas integradas anteriores em benchmarks gráficos puros, devido à nova arquitetura de GPU Xe . Além disso, esses novos SoCs EVO também devem ajudar a impulsionar as funções de IA executadas em aplicativos de PC. Resumindo, a Intel está apostando pesadamente que as funções baseadas em IA nos aplicativos de PC aumentarão dramaticamente nos próximos meses.

Intel 11º- Especificações e recursos das CPUs da plataforma Gen EVO:

Além da capacidade de aumentar substancialmente durante impulsos repentinos, mas momentâneos de Boost Clock, os novos chips da Intel suportam Thunderbolt 4, WiFi 6 e PCIe Gen 4 para conexões mais rápidas a componentes internos e externos, bem como uma versão atualizada de seu gaussiano e neural Acelerador (GNA). GNA 2.0 oferece funcionalidade semelhante a DSP (Digital Signal Processor), incluindo a capacidade de fazer coisas como redução de ruído de áudio durante chamadas de videoconferência, sem afetar o desempenho da CPU ou GPU.

Estranhamente, apesar da Intel alegar que os novos processadores são SoCs completos em vez de apenas processadores, os 11º* Gen Intel EVO Core Series não possui um Modem 5G integrado para conectividade sem fio de alta velocidade. No entanto, a Intel deu a entender que está trabalhando no ajuste fino do design e na colocação da antena em PCs com certificação EVO. A propósito, a Intel fez parceria com a MediaTek para modems 5G.

A Intel espera que mais de 150 novos PCs possam incluir a nova série de SoCs EVO Core de 11ª geração. A plataforma Intel EVO também abrange Projeto Athena da Intel . este implica diretamente Laptops com SoCs Intel EVO devem ter bateria de longa duração do mundo real, recursos poderosos para consumo aprimorado de conteúdo multimídia e ser capazes de trabalhar com segurança em um ambiente corporativo .

Como uma pequena recapitulação, o A plataforma Intel Tiger Lake oferece o seguinte benefício s:

• Freqüências de relógio de alto impulso atingindo 4,8 GHz
  • Gráficos Intel Iris Xe ou iGPU.
  • Áudio aprimorado com descarregamento de CPU para supressão de ruído de fundo via Intel Gaussian e Neural Accelerator 2.0
  • Desfoque de fundo acelerado por IA e super-resolução de vídeo
  • Wi-Fi 6 integrado
  • Integrado Thunderbolt 4 e até quatro portas