RTX VS GTX 10 Series: Vale a pena atualizar?

RTX VS GTX 10 Series: Vale a pena atualizar?

RTX é uma visão empolgante do futuro, mas vale a pena?

3 minutos lidos

A linha Pascal ou GTX da série 10 da Nvidia tem sido incrivelmente popular desde seu lançamento em 2016. Principalmente porque depois de muito tempo, a Nvidia apresentou um salto considerável no desempenho com a série 10. Bem, a série RTX mostra ainda mais promessa, não apenas com melhor desempenho, mas com novos recursos inovadores. Isso inclui Ray Tracing e DLSS, que examinaremos um pouco. Mas o RTX parece exigir um pouco mais desses recursos. A questão na mente de todos se realmente vale a pena a atualização.



Imagem: nvidia.com

O que há de novo na Série RTX?

A linha atual do Geforce RTX é a seguinte: Geforce RTX 2060, RTX 2070, RTX 2080, RTX 2080ti e o Titan RTX. A primeira mudança aqui que todos vão notar é que em vez de cartões “GTX”, a Nvidia os está chamando de cartões “RTX”. A razão para isso é que essas placas usam a nova arquitetura de GPU Turing da Nvidia, que traz Ray Tracing em tempo real para as placas de vídeo convencionais.



Rastreamento de raio:

Desde o lançamento do RTX, Ray Tracing é o que todos falam. Essencialmente, esta tecnologia intensiva de GPU faz com que o reflexo da luz nos jogos funcione de forma semelhante à que acontece na vida real. Isso dá aos jogos uma aparência mais nítida e real. Deixando de lado toda essa conversa extravagante, fica incrivelmente impressionante quando funciona bem. O motivo disso ser tão importante é que o traçado de raio simplesmente não era possível em placas de vídeo mais antigas devido à grande quantidade de energia necessária.



DLSS:

Porém, isso não é tudo para os cartões RTX. Outra característica especial é o DLSS (Deep Learning Super Sampling). Os pixels são naturalmente quadrados, então, em alguns videogames, objetos arredondados podem parecer um pouco irregulares. O DLSS usa IA para aprender como renderizar esses objetos adequadamente para torná-los mais suaves. Isso também ajuda a aumentar um pouco o desempenho.



Você deve atualizar para RTX da série 10?

Vamos à questão principal aqui. A atualização para RTX depende de vários fatores. Em primeiro lugar, depende inteiramente do seu cartão atual. Faremos comparações entre RTX e GTX 10 Series. Digamos que você tenha uma GTX 1060 de 6 GB, que é uma placa perfeitamente adequada até hoje para jogos em 1080p. Mas se você está procurando jogos em uma resolução mais alta em vez de ir com uma GTX 1070, você deve olhar para a RTX 2070. Essa placa é uma mistura perfeita de desempenho e novos recursos. O RTX 2070 tem um desempenho incrível a 1440p e em alguns jogos funciona bem com Ray Tracing.

Mas se você tiver uma placa da série 10 superior, digamos uma GTX 1080 ou 1080ti, então é uma escolha difícil. Isso depende inteiramente do seu orçamento e da resolução em que você está jogando. Basta dizer que 1080 e 1080ti ainda são cartas incríveis até hoje e têm muito potencial de vida. Ah, e se você estiver atualizando especificamente para Ray Tracing, pode querer saber algumas coisas primeiro.



O Ray Tracing depende inteiramente dos desenvolvedores de jogos e de como eles o otimizam. Às vezes, pode causar uma queda no desempenho. O RTX 2080 e superiores parecem lidar muito bem com essa tecnologia. O rastreamento de raio ainda é uma tecnologia emergente com suporte de um punhado de jogos no momento. Mas se dermos uma olhada no futuro, será a norma. Além disso, a Nvidia prometeu suporte de rastreamento de raio em Pascal recentemente, mas não espere um desempenho tão bom quanto o RTX.

Pensamentos finais

O RTX é um grande salto da série 10 e se você conseguir colocar as mãos em uma das placas mais sofisticadas, como o RTX 2070 ou o RTX 2080, você obterá um desempenho incrível mesmo com o ray tracing ativado. A resposta curta para “O RTX vale a pena” é sim, somente se você puder pagar por um. Tudo se resume ao seu orçamento no final do dia. Então, se você está procurando experimentar por si mesmo e pensando em obter um RTX 2080 para sua nova construção, confira nossos comentários sobre os melhores RTX 2080s .