A 12ª geração ‘Alder Lake’ big.LITTLE do núcleo, configuração e layout revelados no código Coreboot vazado?

Hardware / A 12ª geração ‘Alder Lake’ big.LITTLE do núcleo, configuração e layout revelados no código Coreboot com vazamento? 3 minutos lidos

Intel



12 da Intelº- CPUs genéricas de desktop, com codinome ‘Alder Lake’, terão a tecnologia de núcleo híbrido da empresa que era, até recentemente, restrita ao smartphone e segmento de computação móvel ultra-portátil . Novos relatórios sobre esses processadores afirmam revelar como a Intel planeja projetar e configurar essas CPUs que adotarão o layout de núcleo big.LITTLE que foi pioneira pela ARM e atualmente é usada na indústria de smartphones.

12 da Intelº- Os processadores Gen Gen Core EVO “Alder Lake” serão um dos CPUs mais avançadas e diversificadas a ser fabricado para o segmento de PC desktop. Isso ocorre porque a Intel está supostamente adotando a configuração big.LITTLE para a CPU na qual poderia haver um número igual de núcleos de desempenho e núcleos de eficiência.



Intel vai combinar núcleos “Golden Cove” de alto desempenho com núcleos “Gracemont” com eficiência energética nas CPUs Alder Lake?

O código do Coreboot com vazamento oferece algumas informações muito interessantes sobre as maneiras pelas quais a Intel “segmentará” esses chips. Em outras palavras, a Intel otimizará as CPUs Alder Lake com base no número e na potência dos núcleos de desempenho, bem como dos núcleos de eficiência. Também haveria diferentes tipos de núcleos gráficos Xe integrados.

12 da Intelº-As CPUs Gen Alder Lake serão baseadas no nó de fabricação de 10 nm. Aparentemente, essas CPUs receberão uma combinação de núcleos de CPU “Golden Cove” de alto desempenho com núcleos de CPU “Gracemont” de baixo consumo de energia. Além disso, a Intel vai segmentar ainda mais esses chips usando até três camadas de gráficos integrados Gen12 Xe. Em outras palavras, a Intel administrará o número e a potência dos núcleos para caber essas CPUs em diferentes faixas de preço. Além disso, a Intel também oferecerá três iterações diferentes de sua própria solução gráfica onboard Xe desenvolvida internamente, que foi confirmado para levar a marca ‘Iris’ adiante .

A variante superior nos 12 da Intelº-Os processadores Gen Gen Core EVO “Alder Lake” terão 16 núcleos, dos quais haverá oito núcleos de desempenho e oito núcleos de eficiência. Essas CPUs também serão segmentadas ainda mais, em até três camadas, usando iGPU (gráficos integrados) que são marcados como GT0 no qual o iGPU está desabilitado, GT1 no qual haveria um Xe Graphics Core inferior; e GT2, que terá núcleos gráficos Xe premium.

Os novos vazamentos sugerem segmentação primária entre os vários 12º-As CPUs Gen 10nm Intel Alder Lake parecem ser determinadas principalmente pelo número de grandes núcleos. A variante superior terá todos os 8 núcleos grandes e 8 pequenos ativados. Esta variante pode ter o GT1 (low-end) iGPU. É bastante estranho ver a variante topo de linha com gráficos Xe de baixo custo, mas os especialistas sugerem que a Intel está indo com tal configuração para liberar espaço de energia para todos os grandes núcleos.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

A segunda variante ou ligeiramente inferior na mesma categoria pode ter 8 núcleos grandes e 6 núcleos pequenos. Eles serão combinados com gráficos GT1. A próxima iteração poderia ter 8 grandes núcleos, 4 pequenos núcleos e gráficos GT1. Em seguida, vem o 8 + 2 + GT1 e, por último, 8 + 0 + iterações GT1.

Os 12 da Intel de nível médioº-Processadores Gen Gen Core EVO “Alder Lake” teriam 6 Big Cores, e a extremidade superior neste suporte teria 6 + 8 + GT2 combinação com número progressivamente menor de pequenos núcleos e seus vários níveis de iGPU em outros SKUs. A extensão de marca inferior é supostamente baseada em 4 grandes núcleos com segmentação semelhante de pequenos núcleos e as peças de nível de entrada com 2 grandes núcleos e até 8 pequenos núcleos.

Por que a Intel está optando pelo big.LITTLE Core Configuration para desktops?

Não está claro por que a Intel está adotando a tecnologia híbrida para aplicativos de desktop. Os computadores desktop não precisam se preocupar com a vida útil da bateria, pois estão conectados a tomadas CA e nem remotamente são considerados portáteis. Além disso, os PCs têm ventilação adequada, bem como grandes soluções de resfriamento ativo. Portanto, não há necessidade de manter excessivamente as temperaturas. É, no entanto, possível que a Intel esteja procurando oferecer essas CPUs no novo e emergente segmento de IoT, que exige CPUs de baixa potência e resfriamento passivo, mas potentes.

O novo vazamento continua a apoiar o relatório anterior sobre as CPUs Alder Lake da Intel que sugeriu que a Tecnologia Híbrida na arquitetura Alder Lake da Intel permitiria que ambos os tipos de núcleos compartilhassem o mesmo conjunto de instruções e registros. No entanto, a disponibilidade de certas instruções depende de qual núcleo está habilitado.

Tag intel