Como: Sair do vim



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

Acredite ou não, como sair do Vim é uma das perguntas mais populares que o Linux e outros novatos no Unix fazem aos profissionais de computação. Se você não sabe como sair do Vim ou qualquer outra implementação do vi, então você não tem nada para se sentir envergonhado. Ele vem com o território de ser novo para esses sistemas operacionais. Na verdade, é algo que até mesmo muitos desenvolvedores perguntam quando são apresentados ao Vim e ao vi, porque estão muito acostumados com outros ambientes.



Para os fins deste guia, presumiremos que você já está dentro do Vim ou de outra versão do editor vi. A maior parte deste conselho deve funcionar se você o iniciou na linha de comando com o comando vi ou vim, e deve funcionar até mesmo se você tiver usado o comando vi busybox. Você pode iniciar um terminal de comando de qualquer uma das maneiras usuais para começar, mas se estiver planejando fechar o vi, provavelmente já está dentro dele.



Método 1: saindo do Vim rapidamente

Se você consultou este guia porque entrou acidentalmente no Vim ou no vi e só quer sair sem salvar nenhum trabalho, você deve digitar : q! e pressione Enter. Isso deve tirar você do editor. Caso contrário, pressione a tecla Escape (Esc) e digite: q! seguido por enter. Você estará de volta à linha de comando enquanto exclui quaisquer alterações que possa ter feito. Você não precisa se preocupar em ter feito alterações permanentes em qualquer arquivo dessa forma!



Continue lendo para saber mais ou se deseja salvar seu trabalho.

Método 2: técnicas de salvar e sair do Vim

Embora seja um pouco difícil para aqueles que não estão tão familiarizados com o Vim ou o vi, esses editores são modais. Isso significa que há um modo de inserção onde você realmente digita o texto em um documento e um modo de comando onde você emite comandos como se estivesse em qualquer outra linha de comando, embora a estrutura de comando seja muito diferente da que você provavelmente está acostumado bash ou algo parecido. Lembre-se de que esses comandos não são iguais aos comandos da linha de comando, mas funcionam apenas no Vim ou vi.



Para alternar para o modo de comando no Vim ou vi, pressione a tecla Esc. Você também pode usar Ctrl + [como um atalho, uma vez que a tecla Esc está longe das teclas de letras em um teclado moderno. Agora você pode digitar : wq e pressione Enter para salvar o que você editou e saia. A abreviatura significa escrever e sair, por isso é fácil de lembrar: wq como o comando. Se você não fez alterações, digite : q e pressionar Enter retornará.

Se você fez alterações, o comando: q reclamará sobre alterações não salvas. Você pode perder suas alterações e apenas sair do editor com o : q! comando. Este foi o comando que aconselhamos anteriormente aos novos usuários usarem se eles acidentalmente entrassem no Vim e quisessem sair. Isso despeja suas alterações, no entanto, você perderá tudo o que estava trabalhando.

Caso você tenha iniciado o vi sem nenhum nome de arquivo e tente salvar suas alterações, receberá uma mensagem de erro que diz Não existe esse arquivo ou diretório, pois você não especificou um nome. Digite: w seguido por um nome de arquivo para salvá-lo depois de entrar no modo de comando pressionando Esc ou Ctrl + [e você pode emitir: q para sair. Você também pode usar: w seguido por um nome de arquivo se você abriu um arquivo para edição e deseja salvá-lo com um nome de arquivo diferente antes de sair.

Lembre-se de que você precisa digitar os dois pontos para qualquer comando que o tenha, porque na verdade faz parte do comando, mas você não deve digitá-lo de outra forma. Por exemplo, você pode digitar ZZ sem dois-pontos para salvar suas alterações, caso tenha feito alguma, exceto sair do editor sem salvar se não houver alterações. É um pouco mais rápido do que escrever alterações se não houver nenhuma. Outra maneira de colocar isso é manter a tecla shift pressionada e, em seguida, apertar e soltar a tecla Z duas vezes. É fácil pensar nisso como um atalho de teclado.

Embora tudo isso possa parecer muito complexo, fica muito mais fácil com a prática. Você pode digitar vim e apertar enter para acessá-lo a partir de qualquer linha de comando regular e, em seguida, praticar essas técnicas de saída para melhorar. Às vezes, você pode descobrir que, se apenas começar a digitar, acabará no modo de inserção. Você pode sempre pressionar Escape para sair do modo de inserção a qualquer momento. Algumas implementações do vi o colocarão no modo de inserção se você pressionar a tecla Insert, mas você ainda pode pressionar Esc e então digitar: q! para sair rapidamente do editor.

Existe uma outra técnica adicional que você também pode usar. Dependendo da sua versão do vi, você pode digitar e pressione Enter para sair. Por favor, tenha em mente que isso não funcionará com todas as versões do vi, mas naquelas que funciona, ele escreverá um arquivo modificado praticamente da mesma maneira: wq irá.

3 minutos lidos