CPUs Intel Alder Lake-S Desktop-Grade para apresentar instruções compartilhadas exclusivas big.LITTLE ‘Hybrid Technology’?

Hardware / CPUs Intel Alder Lake-S Desktop-Grade para apresentar instruções compartilhadas exclusivas big.LITTLE ‘Hybrid Technology’? 2 minutos lidos

Intel Optane



As CPUs para desktop Alder Lake-S da Intel devem incluir um total de 16 núcleos. Além disso, acreditava-se que a CPU tinha 8 núcleos de energia e 8 núcleos de eficiência dispostos em uma configuração big.LITTLE encontrada nas soluções de CPU da ARM Mobility. Em vez disso, uma nova ‘Tecnologia Híbrida’ será usada pela primeira vez dentro da CPU Lakefield da Intel, que envolve a implantação de núcleos grandes e pequenos com vários conjuntos de instruções.

Intel indicou recentemente estava desenvolvendo e usando tecnologia híbrida com processadores Lakefield. Esses processadores de ultra-baixo consumo de energia para dispositivos compactos, construídos com a tecnologia de empilhamento Foveros, seriam semelhantes ao layout de núcleos big.LITTLE, no qual núcleos de potência ou desempenho são incorporados a núcleos com eficiência energética para melhor longevidade da bateria. Há muito há rumores de que a Intel poderia adotar a mesma abordagem da Tecnologia Híbrida para as CPUs para desktop também. Parece que as futuras CPUs Alder Lake-S, destinadas a computadores desktop, seriam as primeiras a ter o layout big.LITTLE.



Tecnologia híbrida na arquitetura de Alder Lake para apresentar 16 núcleos em 8 + 8 big.LITTLE Configuration:

De acordo com um relatório anterior , a próxima CPU Intel Alder Lake-S para desktop de 10 nm apresentaria núcleos de CPU na configuração de 8 + 8 núcleos. Metade dos núcleos seriam grandes núcleos e a outra seria pequenos núcleos. Desnecessário acrescentar que os processadores teriam um total de 16 núcleos. Além disso, os Big Cores seriam responsáveis ​​por Boost Clock Speeds e pela intensa explosão de requisitos de energia computacional. Enquanto isso, os pequenos núcleos sempre permaneceriam funcionais para cobrir as atividades computacionais regulares ou de rotina.



PARA novo relatório , no entanto, afirma que a Tecnologia Híbrida na arquitetura Alder Lake da Intel permitiria que ambos os tipos de núcleos compartilhassem o mesmo conjunto de instruções e registros, mas a disponibilidade de certas instruções dependeria de qual núcleo está habilitado.



Uma captura de tela do que parece ser a documentação interna da Intel indica que AVX-512, TSX-NI e FP16 serão desativados quando a tecnologia Hybrid for ativada. Em outras palavras, quando ambos os Núcleos Grandes e Pequenos são ativados, os protocolos mencionados permanecerão desativados. Esses protocolos serão ativados apenas quando a tecnologia for desativada. Em outras palavras, quando Pequenos núcleos estarão inativos ou 'desativados'. É importante observar que os Pequenos Cores serão desabilitados temporariamente, dependendo das tarefas.

[Crédito da imagem: VideoCardz]

Por que a Intel está adotando a arquitetura big.LITTLE para a computação em desktop?

Foi o ARM que primeiro implantou comercialmente a arquitetura big.LITTLE para processadores de smartphone. Por muito tempo, a ARM projetou e implantou com sucesso vários processadores poderosos que contêm núcleos de energia e eficiência. Eles são essenciais para oferecer desempenho sob demanda e aumentar a vida útil da bateria. Simplificando, a arquitetura central Grande / Pequeno claramente faz sentido para dispositivos móveis .

[Crédito da imagem: Chiphell via @RetiredEngineer]

No entanto, não está claro por que a Intel está adotando a tecnologia híbrida para aplicativos de desktop. Os computadores desktop não precisam se preocupar com a vida útil da bateria, pois estão conectados a tomadas CA e nem remotamente são considerados portáteis. Além disso, os PCs têm ventilação adequada, bem como grandes soluções de resfriamento ativo. Portanto, não há necessidade de manter excessivamente as temperaturas. É, no entanto, possível que a Intel esteja procurando oferecer essas CPUs no novo e emergente segmento de IoT, que exige CPUs de baixa potência e resfriamento passivo, mas potentes.

A arquitetura Intel Alder Lake deve estrear como a 12ºSérie Gen Core. Os especialistas estimam que a Intel pode lançar comercialmente essas CPUs em 2022. É bem provável que a Tecnologia Híbrida possa exigir a implantação de um novo tipo de soquete. Alguns dos benefícios desta nova geração de CPUs construída no recém-aperfeiçoado Processo de Produção de 10 nm incluem suporte para a memória DDR5 de última geração e PCIe 4.0 .

Tag intel