Como criar uma lista suspensa no Planilhas Google

Planilhas Google e listas suspensas

As planilhas do Google funcionam quase da mesma maneira que o MS Excel. Com algumas diferenças importantes em ambos os programas, você pode usar facilmente qualquer um dos dois para criar seu banco de dados para qualquer coisa. Criar uma lista suspensa pode parecer um pouco difícil para você, mas se você seguir as etapas fornecidas no artigo, poderá fazê-lo facilmente sem muita orientação.

Abrindo planilhas do Google

1. Faça login em sua conta do Gmail e localize a grade de configurações para abrir o Google Docs.

Acesse sua conta do Gmail, clique na grade de configurações

Google Docs é para todos os documentos que você deseja fazer, incluindo Google Sheets

2. Clique em ‘Documentos’, conforme destacado na imagem anterior. Clicar em Docs o levará a outra página onde encontrará opções e modelos para fazer um novo documento.

Menu principal à esquerda

Como você precisa fazer uma lista suspensa no Planilhas Google, abrir o Planilhas Google agora será uma opção no lado esquerdo desta página, uma vez que você clique nas três linhas no canto esquerdo que é o menu principal, conforme mostrado na imagem abaixo.

Clique no Menu Principal e depois em Planilhas

3. Nas opções que aparecem, clique em Planilhas. Tem um ícone de cor verde.

O ícone Verde

4. Depois de clicar em ‘Planilhas’, você será direcionado para outra página que lhe dará opções para fazer uma nova planilha ou usar os modelos fornecidos. Ele também irá mostrar uma lista de seus trabalhos anteriores logo abaixo.

Suas opções de modelo para o Planilhas Google

5. Escolha um modelo ou vá para um em branco. Vou escolher um documento em branco.

Fazendo uma lista suspensa no Planilhas Google

Esta é a aparência de uma planilha do Google Spread.

Sua planilha

Para fazer uma lista suspensa no Planilhas Google, você precisa:

1. Clique na célula que deseja selecionar e crie uma lista suspensa. Pode ser uma célula ou mais de uma célula.
    As linhas azuis ao redor da primeira célula mostram que eu a selecionei. Você pode expandir esta seleção clicando com o cursor no canto direito abaixo e expandindo-o para as células que deseja selecionar. Para um exemplo simples, vamos selecionar uma célula de cada vez.

selecione uma célula ou um número de células

2. Depois de fazer a seleção de uma célula, clique com o botão direito do mouse na célula selecionada. Você verá várias opções.

Localizar validação de dados

3. Você tem que clicar em ‘Validação de dados’ aqui, que está bem no final da lista.
    Existe outra maneira de acessar a ‘Validação de Dados’. Em vez de clicar com o botão direito do mouse na célula selecionada, você pode simplesmente selecionar a célula e clicar na opção para ‘Dados’ na barra de ferramentas exibida no topo da planilha. Em ‘Dados’, você encontrará ‘Validação de Dados’.

Outra forma de acessar a validação de dados

4. A validação de dados mostrará essas opções.

Tipos de entradas de dados e listas que você pode fazer

Você precisa selecionar o tipo de lista suspensa que deseja, onde a palavra ‘Critérios’ está escrita. Você pode escolher o tipo de lista suspensa que deseja criar. Vou selecionar 'lista de itens' para este exemplo, pois quero mostrar como fazer uma lista suspensa.

A lista de itens ou lista de um intervalo exibirá listas suspensas

Escolha aquele que melhor se adapta ao seu tema de trabalho

Selecionar um critério diferente trará a você mais opções nas quais você terá que preencher o tipo de lista suspensa que deseja. Por exemplo, selecionar ‘Lista de itens’ me deu um espaço vazio para adicionar a lista de coisas para as quais desejo uma lista suspensa. E para separar essas coisas, preciso adicionar uma vírgula. Conforme mostrado na imagem abaixo.

Adicione os detalhes

Se quiser mostrar o botão de seta em sua célula, você deve selecionar a opção ‘Mostrar lista suspensa na célula’.

Marque esta opção se desejar que a seta suspensa apareça

5. Salve as edições que você acabou de fazer.

É assim que sua planilha ficará agora

6. Sua lista foi criada. Cada vez que você coloca o cursor em uma célula que foi formatada de acordo e clica na seta voltada para baixo, uma caixa de opções aparecerá para informar ao usuário que essas são as opções que ele pode escolher.

Clicar nas setas na célula irá mostrar-lhe a lista

7. Adicionar uma entrada inválida mostrará um alerta no canto da célula, informando que a entrada é inválida.

entrada inválida

alerta para entrada inválida com uma cor aparecendo no canto direito da célula.

8. Se você não quiser que a seta para as opções na célula apareça, desmarque a opção em Validação de dados para ‘Mostrar lista suspensa na célula’.