Como desativar o Intel Delayed Launcher

Muitos usuários reclamaram de uma redução drástica na velocidade de inicialização. Obviamente, isso está relacionado aos programas, serviços e aplicativos que são iniciados durante o processo de inicialização. Quanto mais aplicativos são iniciados na inicialização, mais a inicialização é arrastada. Alguns desses aplicativos de pré-inicialização adicionam alguns minutos ao tempo de inicialização, mas outros podem adicionar alguns minutos ao tempo de inicialização. Um desses aplicativos é o iniciador Intel Delayed. Este artigo irá explicar brevemente o que é, se deve desativá-lo e como você pode desativá-lo, se desejar.

O que é “iastoriconlaunch.exe” ou “Intel Delayed Launcher”

O “iastoriconlaunch.exe” ou “Delay Launcher” da Intel é um aplicativo de inicialização que faz parte da Tecnologia Intel Rapid Recover. A tecnologia Intel Rapid Recover é, por sua vez, um recurso da tecnologia de armazenamento Intel Rapid. A tecnologia de armazenamento Intel Rapid promete velocidades mais rápidas em sua unidade e inicialização mais rápida de aplicativos, seja um único driver SATA ou armazenamento RAID múltiplo. Para aqueles com armazenamento RAID múltiplo, a tecnologia de armazenamento Intel Rapid melhora a segurança dos dados ao espelhar os dados em cada unidade, evitando a perda de dados no caso de falha de uma unidade. IAStorIconLaunch significa Lançamento atrasado do ícone da tecnologia de armazenamento Intel® Array.

Como funciona o Delayed Launcher

Usando a configuração do registro de execução local para executar automaticamente quando um usuário faz login no Windows, “IAStorIconLaunch.exe” na verdade atrasa a inicialização do sistema operacional Windows por cerca de 30 a 60 segundos, antes que vírus ou malware possam acessar arquivos de sistema, permitindo o uso do Intel® Rapid Recovery Tecnologia (RRT), um recurso da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid para restaurar o disco rígido da “partição de recuperação”, se o OEM estabeleceu uma, mantida usando espelhamento “RAID 1” e normalmente invisível para o usuário. O primeiro processo lançado após esse atraso é “IAStorIcon.exe”, que faz com que o ícone da Tecnologia de armazenamento Intel® Rapid apareça, mas o objetivo real de “IAStorIconLaunch.exe” é atrasar o Windows. Este serviço do Windows pode ser desabilitado via “msconfig”, mas isso significa que não haverá demora para permitir a recuperação.

É uma medida de recuperação do sistema que - para simplificar um pouco - permite que você entre no sistema operacional do seu computador antes que qualquer arquivo do sistema possa ser acessado por vírus / malware. Resumindo, se o seu sistema for atacado por um vírus que carrega durante a inicialização, você ficará muito grato por ter esse recurso habilitado. Por outro lado, ele tem um grande impacto no tempo de inicialização, então, se você nunca o usar, terá perdido cerca de 30 a 60 segundos de sua vida toda vez que inicializar. No entanto, é muito útil para aqueles que executam um pequeno servidor ou um pequeno armazenamento de dados com várias unidades.

Esta é uma decisão difícil de fazer, mas se você considera seu computador não muito sujeito a exposição a vírus ou falha de disco rígido, você pode não querer atrasar seu tempo de inicialização e, se for, mantenha-o ativado. Abaixo está como você pode desativar o Intel Delayed Launcher.

Método 1: use o MSConfig (Windows 7) para remover o Intel Delayed Launcher dos programas de inicialização

Se você acha que pode precisar da Tecnologia de armazenamento Intel Rapid mais tarde, você pode simplesmente desativá-la na inicialização e reativá-la mais tarde usando o mesmo método. Para Windows

1. Pressione Windows + R para abrir Executar
  2. Digite msconfig e pressione Enter para abrir a janela de configuração do sistema
  3. Role e procure Tecnologia de armazenamento Intel Rapid e desmarque-a. Clique em Aplicar e em OK. Não desative seu produto antivírus de segurança principal.
  4. Reinicie o seu PC. A inicialização deve ser mais rápida agora

Método 2: Remover o iniciador Intel Delayed dos programas de inicialização do gerenciador de tarefas (Windows 8/10)

Se você usar o método 1 no Windows 10, será redirecionado para o gerenciador de tarefas. Use este método.

1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas
  2. Clique em “Mais detalhes” para expandir a janela do gerenciador de tarefas.
  3. Vá para a guia de inicialização
  4. Procure por ‘Delayed Launcher’ e clique nele uma vez para selecioná-lo (você verá que o impacto de inicialização é alto - causará um tempo de inicialização mais longo)
  5. Clique em desativar no canto direito da janela
  6. Reinicie o seu PC. A inicialização deve começar mais rápido agora

Se você deseja desinstalar completamente a Tecnologia de armazenamento Intel Rapid, certifique-se de primeiro alterar sua unidade de RST RAID para SATA a partir do BIOS e, em seguida, desinstale os drivers RST em ‘Drivers de disco’ ou na janela de programas e recursos. Lembre-se de que isso não é a única coisa que pode estar fazendo com que o tempo de inicialização aumente.