Correção: o arquivo está aberto em outro programa



Experimente Nosso Instrumento Para Eliminar Problemas

O erro “O arquivo está aberto em outro programa” ocorre quando você executa uma operação em um arquivo, mas como o arquivo está sendo acessado por outro programa, você não pode executar tarefas ou operações nele. Este é um princípio muito básico que existe na computação há muito tempo. Isso é feito principalmente para reduzir a inconsistência de dados.



No entanto, se o arquivo não for usado por nenhum dos aplicativos do computador, isso pode ser um erro problemático. O aplicativo pode estar sendo usado por um serviço oculto ou pode haver um bug que não permite que você execute as operações. Listamos um guia para você seguir. Comece com o primeiro e vá descendo.



Solução 1: Usando o Gerenciador de Tarefas

Se você deseja operar em um arquivo, mas recebe um prompt ‘o arquivo está aberto em outro programa’, você pode abrir o gerenciador de tarefas e ver se há alguma instância do arquivo aberta. Existem vários casos em que outros aplicativos geram um arquivo para seus próprios fins operacionais ou em que o arquivo é aberto, mas oculto. Terminar a instância do arquivo do gerenciador de tarefas irá liberá-lo, permitindo que você opere sem problemas.



  1. Pressione Windows + R, digite “ taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no gerenciador de tarefas, procure o arquivo que está apresentando o erro. Clique com o botão direito e selecione “ Finalizar tarefa ”.

  1. Feche o gerenciador de tarefas e tente realizar a operação desejada.

Solução 2: alterar as opções do File Explorer

Outra solução alternativa para resolver este problema é desativar 'Iniciar janelas de pastas em um processo separado'. Isso garantirá que as janelas de pastas sejam iniciadas corretamente e que não haja conflito entre os diferentes processos. Você sempre pode reverter as alterações se esta solução não for bem-sucedida no seu caso.

  1. Pressione Windows + E para iniciar o explorador de arquivos. Selecione a guia ‘ Visão' , pressione ' Opções ' e selecione ‘ Alterar pasta e opções de pesquisa '.



  1. Assim que as opções de pasta forem abertas, clique em ‘ Visão ' aba. Role a lista de opções até encontrar ‘ Lançar janelas de pasta em um processo separado '. Desmarque as opções.

  1. pressione Aplique para salvar as alterações e verificar se o problema em questão foi resolvido.

Nota: Se o problema não desaparecer após desativar a opção, você também pode tentar ativá-la e verificar se o problema em questão foi resolvido.

Solução 3: excluir o arquivo usando o prompt de comando

Outra solução simples é excluir o arquivo que você está tentando usar no prompt de comando. Você terá que navegar até o diretório onde seu arquivo está localizado. Depois de localizar o arquivo, encerraremos o explorador de arquivos, excluiremos o arquivo e iniciaremos o explorador de arquivos novamente. Observe que você pode precisar de privilégios administrativos para executar esta operação.

  1. pressione Windows + E para iniciar o explorador de arquivos. Localize o caminho do arquivo do diretório onde seu arquivo está localizado. Copie o arquivo usando a barra de endereço presente na parte superior da tela.

  1. Depois de localizar o arquivo, pressione Windows + S, digite “ prompt de comando ”Na caixa de diálogo, clique com o botão direito do mouse no aplicativo e selecione“ Executar como administrador'.
  2. Uma vez no prompt de comando elevado, digite “ CD ' Seguido por espaço e caminho de arquivo do diretório onde seu arquivo está localizado. Deve ser parecido com isto:

cd C: Users Strix Desktop

  1. Pressione Windows + R, digite “ taskmgr ”Na caixa de diálogo e pressione Enter. Localize “ explorador de janelas ”Do processo. Clique com o botão direito e selecione “ Finalizar tarefa ”.

  1. Seu explorador desaparecerá da tela, deixando para trás os aplicativos ainda em execução. Não se preocupe, nós queremos que isso aconteça. Abra o prompt de comando (se estiver em segundo plano, use Alt + Tab para navegar pelos aplicativos). Uma vez no prompt de comando, execute o seguinte comando. Aqui, o nome real do arquivo deve ser mencionado junto com sua extensão. Observe que, se o arquivo tiver espaços entre ele, este comando não funcionará (por exemplo, ‘meu memo.txt’ não funcionará). Você terá que renomear o arquivo antes que qualquer operação possa ser executada nele no prompt de comando.

de Appuals.txt

  1. O arquivo agora está excluído. Traga o Gerenciador de Tarefas de volta para o primeiro plano, selecione Arquivo e clique em ‘ Executar nova tarefa '.

  1. Tipo ' explorador ”Na caixa de diálogo e pressione OK. O Windows Explorer será gerado automaticamente. Verifique se a operação necessária foi concluída. Você também pode usar “explorer.exe” se a tarefa acima não funcionar.

Solução 4: Desativando o painel de visualização

O painel de visualização é uma opção presente no Windows Explorer que permite que os aplicativos sejam visualizados separadamente na lateral. Ele dá uma breve visão dos arquivos que estão contidos neles. Isso pode ser útil para muitos usuários em muitos casos, mas provou ser um problema que causa a mensagem de erro em discussão. Siga as etapas abaixo para desativar o painel de visualização.

  1. Pressione Windows + E, clique em ‘ Visão 'Na parte superior da tela e desmarque as opções do painel de visualização. Deve estar presente na fita próximo ao lado esquerdo.

  1. Feche o Windows e inicie-o novamente. Agora verifique se você pode executar a operação com sucesso.

Solução 5: usando o Monitor de recursos

Se todos os métodos acima não funcionarem, é altamente provável que o arquivo no qual você está tentando realizar a operação esteja aberto ou sendo acessado por outro aplicativo. Podemos tentar iniciar o monitor de recursos, localizar o processo acessando o arquivo, encerrá-lo e tentar fazer a operação novamente. Observe que você pode exigir privilégios de administrador para executar esta ação.

  1. Pressione Windows + R, digite “ resmon.exe ”Na caixa de diálogo e pressione Enter.
  2. Uma vez no Monitor de Recursos, clique em ‘ CPU' Agora selecione ‘ Alças associadas ’. Digite o nome do arquivo na caixa de diálogo e pressione Enter. A partir dos resultados, clique com o botão direito em cada processo e selecione ‘ Finalizar tarefa '.

  1. Agora verifique se o problema em questão foi resolvido.

Nota: Se todos os métodos acima não funcionarem, você deve reiniciar seu computador. Reiniciar o computador irá atualizar todos os arquivos e seus acessos, o que pode resolver o problema. Além disso, você também pode usar aplicativos de terceiros, como ‘ Destravador' .

4 minutos lidos