Programas / A versão mais recente do Google Chrome Canary obtém o recurso 'Heavy Ad Intervention', que libera scripts com grande consumo de CPU e largura de banda 2 minutos lidos Chrome OS

O Chrome OS funciona com telefones Android como o MacOS funciona com iPhones

O Google adicionou o recurso muito aguardado ‘Heavy Ad Intervention’ na versão Canary mais recente de seu navegador Chrome. O recurso basicamente monitora anúncios e outros scripts em sites que consomem muita CPU e largura de banda. Na versão Canary mais recente, o recurso descarrega rapidamente o script que consome muitos recursos e o impede de funcionar.

O recurso ‘Heavy Ad Intervention’ pode ser a resposta do Google ao bloqueio de anúncios e uma forma de apaziguar os usuários do Google Chrome que ficaram muito desapontados após o empresa decidiu implantar um manifesto de bloqueio de anúncios obsoleto . O recurso pode ser útil para usuários que enfrentam o risco de malware e outros códigos maliciosos que existem em vários sites. No entanto, a própria natureza do recurso o torna redundante para a maioria dos anúncios veiculados em sites.

O Google Chrome Canary versão 80 inclui o recurso 'Heavy Ad Intervention', mas está por trás de uma bandeira:

Nós tínhamos relatado anteriormente sobre o Google preparando uma técnica para garantir que scripts com muitos recursos e anúncios na web sejam descarregados automaticamente. O recurso com o nome ‘Heavy Ad Intervention” está agora disponível sob uma bandeira para Windows, Mac, Linux, Chrome OS e Android no Chrome 80 Canary. Nem é preciso acrescentar que o recurso é experimental, mas pode ser facilmente ativado. Os usuários precisam apenas ter o Google Chrome Canary, que é diferente da versão estável do navegador da web.

Os navegadores Mozilla Firefox e Microsoft Edge, que funcionam na base do Chromium, possuem recursos que permitem aos usuários bloquear scripts de criptominação ou anúncios que consomem muitos recursos por meio do recurso de proteção contra rastreamento. Ambos os navegadores populares usam a lista negra Disconnect para este recurso. É evidente que o Google não quer ficar para trás e pretende oferecer funcionalidade semelhante dentro do Chrome.

Essencialmente, o Google está oferecendo um nível elementar de proteção aos usuários do Chrome para evitar que anúncios ruins consumindo seus recursos de sistema . Esse recurso está longe dos poderosos recursos de bloqueio de anúncios, add-ons e extensões que são disponível para o navegador Firefox . No entanto, ainda atua como uma barreira protetora contra scripts que disfarçam-se como anúncios inofensivos .

A equipe de desenvolvimento da base do Chromium supostamente pretende preservar a experiência de navegação do usuário e evitar que seja prejudicada por anúncios ruins que drenam a bateria do dispositivo, tornam as páginas lentas para carregar e funcionar e consomem dados móveis. Aqueles em conexões monitoradas certamente apreciariam o recurso. O alvo principal do recurso parece ser os anúncios que extraem criptomoedas, carregam grandes imagens compactadas, grandes arquivos de vídeo e, finalmente, anúncios que carregam automaticamente sem gesto do usuário ou permissão .

O Google ofereceu mais detalhes sobre o recurso Heavy Ad Intervention no Página explicativa . Embora o recurso esteja desativado no momento, ele pode ser facilmente ativado seguindo estas etapas simples:

1. Baixe e instale a versão mais recente do Google Chrome Canary. O recurso não está disponível na versão estável do Chrome.
  2. Digite chrome: // flags na barra de endereço.
  3. Pesquise 'Heavy ad' e, nos resultados destacados, habilite Heavy Ad Intervention
  4. Depois de habilitar o recurso, reinicie o Google Chrome para que o recurso comece a funcionar.

A propósito, a versão estável mais recente do Google Chrome tem um adblocker integrado. No entanto, o Google esclareceu que o adblocker tenta remover anúncios abusivos ou anúncios com conteúdo de ódio. Em outras palavras, o bloqueador de anúncios não é abrangente e permitirá a maioria dos anúncios que o Google permite por meio de seu programa de anúncios.

Tag cromada Google