Aplicativos Android usados ​​para clicar automaticamente em anúncios ocultos além da área visível do smartphone

Android / Aplicativos Android usados ​​para clicar automaticamente em anúncios ocultos além da área visível do smartphone 2 minutos lidos Android Q

Android Q



A Google Play Store, que oferece muitos aplicativos populares para Android, tem estado sob escrutínio recentemente. Vários aplicativos que foram baixados por milhões de usuários foram infectados com malware e outros códigos maliciosos. Pesquisadores da Symantec descobriram dois desses aplicativos que têm implantado alguns métodos inteligentes, mas antiéticos, para obter furtivamente a receita de usuários desavisados ​​de smartphones Android. O que é ainda mais preocupante é o fato de que esses aplicativos comprometidos ainda estão presentes na Google Play Store, o que significa que os usuários de telefones celulares Android ou vítimas ainda podem baixá-los e usá-los.

Dois aplicativos populares para Android que automatizam a geração de receita de anúncios:

Uma nova pesquisa da Symantec revelou que os cibercriminosos estão usando aplicativos para clicar automaticamente em anúncios móveis para gerar lucro. Parece que os aplicativos sequestram habilmente smartphones Android e os usam para gerar cliques em anúncios. Esses anúncios não apenas geram receita, mas podem até levar a sites maliciosos, tudo sem o consentimento do usuário. O que é ainda mais preocupante é que as vítimas permanecem completamente inconscientes de que seus dispositivos Android estão sendo transformados em bots que continuam clicando em anúncios ao longo do dia.



Pesquisadores da Symantec identificaram até agora dois aplicativos que foram sequestrados. Em outras palavras, a empresa identificou dois aplicativos comprometidos, mas pode haver vários outros. Esses aplicativos foram baixados até agora mais de 1,5 milhão de vezes. De acordo com os pesquisadores, os cibercriminosos podem ter inserido com sucesso seus códigos nos aplicativos por mais de um ano.



Os aplicativos maliciosos vêm de um desenvolvedor chamado Idea Master. Embora um seja um aplicativo de bloco de notas simples, mas muito popular, chamado Nota de ideia: scanner de texto OCR, GTD, notas coloridas , o outro é um aplicativo de condicionamento físico totalmente não relacionado chamado Beauty Fitness: treino diário, melhor treinador HIIT . Os pesquisadores descobriram que os aplicativos utilizam anúncios incorporados. Esses anúncios são normalmente colocados estrategicamente além da área visível normal da área da tela do dispositivo móvel. Em outras palavras, esses anúncios são implantados em áreas que não são facilmente visíveis para os usuários em geral. O código oculto nos aplicativos continua clicando nos anúncios para gerar receita. Em outras palavras, um processo de clique de anúncio automatizado completamente obscurecido gera furtivamente receita para os criminosos.

Como os anúncios não são facilmente visíveis, os usuários não têm como saber que seus dispositivos se tornaram bots de anúncios. No entanto, vários usuários afetados pelos aplicativos podem ver a bateria de seus dispositivos descarregando muito mais rápido do que o normal. Além disso, como o processo busca continuamente anúncios e clica nos mesmos, o desempenho do smartphone Android diminui significativamente. O sinal mais óbvio de malware é o consumo significativamente aumentado de uso de dados. Vários usuários afetados notaram contas de dados móveis excepcionalmente mais altas.



Desnecessário acrescentar que a Symantec exortou os usuários de smartphones Android a desinstalar imediatamente esses aplicativos afetados. Além disso, afetado os usuários também devem deixar um feedback alertando as vítimas potenciais sobre os perigos ocultos. Isso ocorre porque os dois aplicativos ainda estão supostamente presentes na Play Store.

[Atualizar] Parece que o Google anotou os aplicativos afetados e os removeu. No entanto, devido a um aumento incomum de tais tentativas, é importante que Usuários de smartphones Android permaneça vigilante.

Tag andróide Google